inspeção com drones
A inspeção com drone é uma técnica de ensaio não destrutivo muito eficiente, capaz de identificar descontinuidades por visão aérea e gerar relatórios de diferentes tipos de falhas. Essa análise permite localizar infiltrações, perdas térmicas e outros problemas em locais de difícil acesso. Saiba mais detalhes sobre o assunto conferindo os tópicos abaixo!
- Qual a importância e para que serve a inspeção com drones?
- Como é feita a inspeção com drone?
- Onde utilizar a inspeção com drone
- Vantagens da inspeção com drone
- O que avaliar antes de comprar um drone?
Qual a importância e para que serve a inspeção com drones?
A inspeção com drone é uma técnica moderna, segura e eficiente, que é usada para detectar falhas e problemas em locais de difícil acesso para o ser humano.
Além disso, o equipamento permite capturar fotos e vídeos de alta resolução em 360 graus, que podem ser analisados por meio de softwares de processamento de imagem e análise de dados, permitindo uma melhor tomada de decisão e otimização de processos.
A realização da análise também é capaz de fornecer informações precisas e em tempo real sobre o estado de estruturas, equipamentos, edifícios, terrenos e até mesmo do meio ambiente.
Dessa forma, a inspeção por drone ajuda a garantir a segurança de profissionais, reduzir custos de operação e aumentar a velocidade da checagem em até 80%.
Como é feita a inspeção com drone?
A inspeção com drone é realizada por meio de um veículo aéreo não tripulado (VANT) equipado com câmeras e sensores, que capturam imagens e informações da superfície ou região a ser inspecionada.
Os drones usados para inspeções possuem GPS e câmeras de alta resolução, a fim de capturarem diversos ângulos de um mesmo ambiente.
Também costumam apresentar sensores termográficos para detectar perdas térmicas e diferenças de calor, que podem indicar superaquecimentos, vazamentos e outros problemas.
Os dados obtidos são transmitidos com, por exemplo uma drone para inspeção predial, são em tempo real para um operador no solo, que consegue avaliar as informações com ajuda de softwares e aplicativos.
Onde utilizar a inspeção com drone
A inspeção por drone vem se popularizando cada vez mais por sua eficiência, sendo aplicada em diversos setores da indústria.
A seguir, serão destacadas as solicitações mais frequentes da inspeção industrial com drone:
- Inspeção de fachadas;
- Inspeção de rodovias e ferrovias;
- Inspeção predial;
- Inspeção de telhados, coberturas, calhas, exaustores e tubos de ventilação;
- Inspeção de obras;
- Inspeção de usinas eólicas;
- Inspeção de fazendas de energia solar;
- Inspeção de pontes, passarelas e viadutos;
- Inspeção de plataformas de petróleo e gás;
- Inspeção de torres de celular;
- Inspeção de linhas de transmissão de energia.
Além dessas aplicações, os drones podem ser utilizados para inspecionar qualquer outra superfície de interesse da empresa, inclusive em áreas residenciais.
Outras aplicações da inspeção por drone
Além de todas as aplicações citadas, alguns modelos de drones podem fazer escaneamento tridimensional (3D), algo muito útil na medição de edificações e estruturas.
Não só isso, também é possível fazer a produção de ortomosaicos de fachadas, que é comum na inspeção predial com drone por fornecer dados como coordenadas geográficas, falhas estruturais, medições de comprimento e perímetro, entre outros.
Vantagens da inspeção com drone
A inspeção com drone é uma técnica de ensaio não destrutivo muito eficaz e econômica, que também oferece outras vantagens para a otimização de produtos, componentes e estruturas.
Entre os principais pontos positivos, destacam-se:
Segurança
Uma grande vantagem da inspeção por drone é a possibilidade de avaliar locais insalubres como pontes, fachadas prediais e torres de energia sem ação humana.
Isso ajuda a reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho e garante a segurança de profissionais que atuam diretamente na inspeção.
Rapidez
Os drones são equipamentos tecnológicos que podem voar até 140 km/h, enquanto capturam imagens e vídeos com total estabilidade.
Com isso, é possível inspecionar grandes áreas como rodovias e fazendas em muito menos tempo, sem perder a qualidade das informações obtidas.
Economia
Os custos de operação de uma inspeção manual são em grande parte voltados para o deslocamento de equipamentos, como andaimes, cordas e redes de proteção.
Com a inspeção por drone, nada disso é necessário, o que ajuda a reduzir custos de equipamentos e mão de obra.
Maior qualidade de informação e documentação
A inspeção por drone produz dados visuais e georreferenciados muito precisos, que podem ser armazenados e analisados posteriormente.
Além disso, a análise permite uma documentação mais completa e precisa do estado da área inspecionada.
O que avaliar antes de comprar um drone?
A compra de um drone para inspeção é um verdadeiro investimento para qualquer empresa. Sendo assim, para acertar na escolha do melhor equipamento, há alguns fatores a serem considerados, como:
Finalidade de uso
Dependendo da aplicação do drone, pode ser necessário um modelo com mais eficiência, a fim de garantir um maior tempo de voo.
Os modelos mais tecnológicos voam em média 25 minutos, enquanto os mais simples funcionam em torno de 10 minutos.
Por isso, se o equipamento for usado para inspecionar grandes áreas como fazendas ou condomínios, pode ser mais vantajoso adquirir modelos mais otimizados.
Resolução da câmera
A resolução da câmera é um dos fatores mais importantes, pois ela garante a qualidade das informações coletadas e pode impactar nas tomadas de decisão futuras.
Investir em câmeras melhores pode ajudar a obter imagens mais nítidas, com variedade de ângulos, sensor infravermelho, zoom mais definido, melhores configurações de cores e contrastes, entre outras especificações.
Regulamentação
Verifique as leis e regulamentações locais sobre o uso de drones antes de comprar um modelo específico.
Atualmente, os drones são regulamentados por três órgãos no Brasil: a ANATEL, a ANAC e a DECEA, que juntas criaram um modelo de leis muito elogiado internacionalmente.
Sensores
Os drones para inspeção industrial ou para uma inspeção de fachada com drone devem conter instrumentos como GPS e sensores de temperatura para obter informações mais precisas.
O GPS permite estabelecer previamente o local para onde o drone vai, o que ajuda a otimizar o tempo de voo e fazer com que o drone volte sozinho para o local de origem.
Por sua vez, os sensores de temperatura são responsáveis por medir a variação de calor e fornecer informações importantes para controle, monitoramento e manutenção.
Nem todos os modelos possuem esses importantes itens, por isso, certifique-se de que o modelo escolhido está devidamente equipado com as ferramentas necessárias.
Por fim, é fundamental assegurar que o drone será utilizado corretamente para evitar sobrecargas, danos ou o comprometimento das imagens.
Para saber mais sobre a inspeção com drone, confira o conteúdo disponível no final da página e aproveite as ofertas que o Soluções Industriais separou para você!