Instalação de placa solar
Quais itens compõem o kit de energia solar?
Para que a instalação de placa solar aconteça da maneira correta, é necessário que seja realizada a combinação de vários acessórios.
Sendo assim, o instalador de energia solar fotovoltaica deverá dispor não só do painel solar, como também de uma série de outros componentes.
No mercado, o conjunto de itens utilizados para a criação do sistema é chamado de kit de energia solar, podendo ser do tipo on grid, off grid ou híbrido.
Explicando brevemente cada modelo, o sistema on grid, também conhecido como “conectado à rede”, é o modelo capaz de “jogar” diretamente na rede de distribuição elétrica a energia solar transformada.
Em contrapartida, o sistema off grid consiste no armazenamento da energia solar em baterias, que serão utilizadas em locais ou momentos em que não ocorram distribuição elétrica.
Sobre o sistema híbrido, é possível ressaltar que ele mistura as características dos dois modelos anteriores.
Já com relação aos itens fornecidos no kit de energia solar e que são fundamentais para a instalação de painel solar, destacam-se:
- Placa solar: realiza a captação dos raios solares que serão transformados em energia elétrica;
- Regulador de tensão: também chamado de controlador de carga, o acessório funciona como um tipo de válvula que otimiza a carga e evita sobrecargas ou descargas exageradas;
- Inversor solar: dispositivo responsável por transformar a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) ou outra tensão desejada;
- Bateria solar: utilizada em sistemas off grid, servem para armazenar a energia elétrica para manter o funcionamento mesmo em dias sem sol;
- Cabo para placa solar: acessórios que conectam e conduzem a corrente entre os painéis e o restante do sistema.
A importância da manutenção do sistema de energia solar
Mesmo que o melhor instalador de placa solar seja contratado, os processos de manutenção do sistema continuam sendo indispensáveis.
Isso porque as etapas preventivas envolvem uma série de atividades que ajudarão a garantir a eficiência da instalação de placa solar ao mesmo tempo que prolonga a vida útil do sistema.
Resumidamente, o processo de manutenção do sistema de energia solar consiste principalmente na limpeza das placas solares.
No geral, é orientado que o serviço, que possui preço acessível, seja desenvolvido pelo menos uma vez ao ano ou quando o sistema apresentar queda produtiva.
Além dessa atividade, é necessário analisar periodicamente os controladores de tensão, os inversores solares e os cabeamentos.
Sobre a análise, é possível destacar que ela permite identificar e corrigir pequenas falhas antes que se tornem problemas maiores.
É necessário um profissional para instalar uma placa solar?
Apesar de ser um sistema simples de utilizar, a instalação de painel solar é uma atividade que requer muito cuidado e atenção.
Sendo assim, a contratação de mão de obra especializada é obrigatória para a disposição de todos os itens.
Com relação aos profissionais que realizam o serviço, eles devem ser treinados e habilitados para efetuar o trabalho.
Não só isso, é fundamental que a instalação de placa solar siga todas as normas estabelecidas pelos órgãos vigentes, que podem variar de acordo com o local ou tipo de construção.
Vale ressaltar que o profissional também deve dispor de equipamentos de proteção individual (EPIs), que podem incluir desde luvas de segurança até cintos para trabalho em altura.
No passado, o processo de encontrar empresas especializadas no serviço era demorado, necessitando minuciosas pesquisas para chegar a um excelente prestador.
Entretanto, com o Soluções Industriais, a atividade de busca pela melhor instalação de painel solar ficou muito mais fácil!
Referência no mercado B2B, a plataforma reúne as melhores empresas de instalação de placa solar em um só lugar. Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e solicite um orçamento!