interferômetro laser
O interferômetro laser fornece medições precisas e não invasivas em superfícies, objetos e máquinas, o que auxilia em atividades de controle de qualidade e análise de tensão e deformação. Para isso, o dispositivo de alta tecnologia e resolução utiliza feixes de luz para detectar um “padrão de interferência”. Entenda melhor sobre o assunto nos tópicos abaixo!
- O que é o processo de interferometria?
- Qual a importância do interferômetro laser?
- Princípios básicos para o funcionamento do interferômetro laser
- Aplicabilidade do interferômetro laser
O que é o processo de interferometria?
A interferometria é uma técnica avançada de medição óptica utilizada em diversos segmentos científicos e industriais.
Esse processo tem sido realizado com o uso de um interferômetro laser e visa dimensionar e analisar possíveis desníveis em superfícies, deslocamentos microscópicos e alterações do índice de refração.
A princípio, isso pode parecer um mero capricho, mas, na verdade, a metrologia industrial garante o bom funcionamento de máquinas, a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final e o sucesso das pesquisas realizadas em laboratórios.
Isso porque os dados levantados durante o procedimento permitem que se tome decisões assertivas e previna erros, tornando a correção de eventuais imperfeições muito mais fácil.
Não à toa, a interferometria é considerada uma parte essencial da manutenção periódica realizada nos equipamentos de muitas indústrias.
Qual a importância do interferômetro laser?
O interferômetro laser oferece diversas vantagens quando comparado aos métodos antigos de interferometria.
Em primeiro lugar, o aparelho oferece medições altamente precisas, na ordem de frações de comprimentos de onda de luz, o que possibilita a análise detalhada de objetos e superfícies.
Além disso, o interferômetro laser evita o contato direto entre o profissional responsável pela medição e os equipamentos, evitando acidentes.
Sem contar que a interferometria com a utilização de raios lasers não é um processo destrutivo, ou seja, não causa danos às máquinas, componentes e produtos analisados.
Outro ponto a ser destacado é a alta resolução de um interferômetro laser, que é capaz de detectar até mesmo variações e deformações mínimas na operação de equipamentos e superfície de objetos, respectivamente.
Por fim, as medições do aparelho são extremamente rápidas e automatizadas, o que aumenta a eficiência dos processos, e podem ser feitas em locais de difícil acesso.
Essas características fazem o interferômetro laser ser perfeito para indústrias que produzem em massa e, consequentemente, também promovem controle de qualidade em larga escala.
Princípios básicos para o funcionamento do interferômetro laser
O funcionamento de um interferômetro laser consiste em dividir um feixe de luz em dois feixes idênticos.
A partir disso, cada feixe se locomove por uma direção e distância distintas até que ambos se encontrem novamente, antes de atingirem um detector.
A desigualdade na distância percorrida gera uma diferença de fase entre os feixes de luz e, consequentemente, cria um “padrão de interferência”.
Então, o detector nota tal interferência, independentemente do que tenha causado o fenômeno, e permite um diagnóstico preciso de como corrigir as possíveis falhas.
Aplicabilidade do interferômetro laser
Como mencionado no primeiro tópico do texto, o uso do interferômetro laser é bastante comum nos segmentos industriais e em aplicações científicas.
Isso porque o aparelho consegue medir distâncias minúsculas, na ordem de nanômetros, algo fundamental em atividades que demandam alta precisão.
Ainda vale citar que o interferômetro a laser é capaz de detectar deformações e vibrações em objetos com sensibilidade extrema, o que auxilia em serviços de engenharia estrutural, monitoramento e calibração de máquinas, análise de materiais e ciências biomédicas.
Os testes de qualidade de superfície e ótica também contam com a presença do interferômetro laser.
Nessas situações, são verificados itens como espelhos, lentes e prismas de equipamentos utilizados para fabricar componentes com diâmetros e ângulos específicos, como centros de usinagem.
Inclusive, é possível fazer ajustes prévios em ferramentas de usinagem com um interferômetro laser.
O dispositivo ainda serve para pesquisas das áreas de física quântica e ciência dos materiais para a investigação de fenômenos complexos, como propriedades óticas de materiais em escala microscópica.
Para concluir, o interferômetro a laser é usado em uma variedade de tecnologias avançadas, como a interferometria holográfica, tomografia óptica de coerência (OCT) e a interferometria de varredura por precisão (PSI).
Essas técnicas são amplamente aplicadas em campos como medicina, indústria de semicondutores, astronomia, microfabricação e inspeção de qualidade.
Quer encontrar os melhores fornecedores de interferômetro laser ou aprender mais sobre a interferometria? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais!
E caso queira relembrar informações relevantes sobre o assunto, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!