Jateamento e pintura industrial
Os processos de jateamento e pintura industrial são essenciais para gerar proteção e um excelente acabamento a diversos materiais. No entanto, para conseguir tudo isso, a contratação deve ser feita em empresas sérias e especializadas. Quer saber mais sobre o que são, as vantagens e as características do jateamento e pintura? Navegue pelos tópicos abaixo!
- O que é jateamento e pintura industrial?
- Vantagens do jateamento e pintura industrial
- Características do jateamento e pintura industrial
- Como o jateamento pode ser feito?
- O que pode ser jateado?
- Normas relacionadas ao jateamento e pintura industrial
- Abrasivos usados no jateamento e pintura industrial
O que é jateamento e pintura industrial?
Explicando de maneira geral, o jateamento e pintura industrial são processos usados para revestir e proteger superfícies metálicas.
Basicamente, o jateamento industrial é um processo mecânico que usa um jato de areia ou outro material abrasivo para remover a camada superior de uma peça, deixando-a limpa e lisa.
Por outro lado, a pintura é um processo que usa tintas ou revestimentos para adicionar cor e proteção às superfícies.
Juntos, os processos de pintura e jateamento industrial podem melhorar a aparência e a vida útil de uma peça.
Vantagens do jateamento e pintura industrial
No geral, os principais benefícios do jateamento e pintura industrial são a proteção contra a ferrugem e a oxidação, além da melhora na aparência do produto.
Com relação às vantagens que podem ser destacadas, o jateamento industrial remove as impurezas da superfície, proporcionando uma base perfeita para a pintura.
Em outras palavras, o serviço é classificado como um processo de limpeza e preparação da superfície, que é realizado antes da aplicação da pintura.
Por sua vez, a pintura protege o metal contra a corrosão e os danos causados pelo tempo e as intempéries.
Em explicação, a tinta serve como uma barreira física, que impede que os ácidos do ar e da água ataquem o material.
Em adicional, a pintura industrial fornece uma camada protetora contra danos mecânicos, como arranhões e amassados.
Uma outra vantagem promovida pelo serviço é o fato dele ser desenvolvido para assegurar às superfícies metálicas o acabamento estético desejável.
É importante ressaltar que os serviços prestados por uma empresa de jateamento e pintura industrial podem ser contratados por muitas indústrias.
Características do jateamento e pintura industrial
Como já citado, o jateamento e pintura industrial são processos muito importantes para a proteção e acabamento de diversos tipos de materiais.
No geral, o jateamento industrial é uma técnica que consiste em lançar partículas abrasivas contra uma superfície, a fim de remover impurezas ou outros materiais.
Já a pintura industrial é um processo de revestimento de uma superfície com tinta, que pode protegê-la e/ou dar-lhe um acabamento estético incrível.
Com relação à maneira que os procedimentos são desenvolvidos, o jateamento industrial pode ser feito com ar comprimido, água ou granalha.
Detalhando cada processo, a pressão do ar comprimido varia entre 50 e 210 libras por polegada quadrada (psi), dependendo do tipo de equipamento utilizado.
Enquanto isso, a água é geralmente usada para jatear superfícies delicadas, como madeira ou vidro.
Por último, o jateamento industrial tipo granalha atua com material abrasivo, que pode ser feito de diversas matérias-primas, como areia, metais ou pedras.
Focando nas características da pintura industrial, ela é geralmente feita com tintas à base de água ou solventes, que podem ser aplicadas com pistolas de pulverização, rolos ou pincéis.
Resumidamente, as tintas à base de água são mais fáceis de serem limpadas e secam rapidamente, enquanto as de base solvente secam mais lentamente e podem ser tóxicas.
Vale ressaltar que os processos de jateamento e pintura industrial podem variar de acordo com o tipo de metal, bem como o ambiente em que ele será exposto.
Como o jateamento pode ser feito?
O processo de jateamento industrial envolve a projeção de uma areia fina sobre a superfície do material usando um equipamento especializado.
Em suma, a areia atua como uma lixa, removendo a sujeira, a oxidação e outras impurezas da superfície do material.
O jateamento industrial também pode ser usado para criar um padrão de textura na superfície do metal, útil para melhorar a adesão do revestimento ou pintura aplicada posteriormente.
Além disso, a textura criada pelo jateamento e pintura industrial podem ter propriedades antiderrapantes.
Atualmente, existem vários tipos de equipamentos de jateamento disponíveis no mercado, cada um projetado para trabalhar com materiais de diferentes tamanhos e espessuras.
Alguns dos equipamentos mais populares incluem:
- Jatos rotativos: muito comuns no mercado, são ideais para trabalhar com materiais grandes e planos, usando um disco giratório para projetar areia em alta velocidade sobre a superfície do material;
- Jatos estáticos: ideais para trabalhar com materiais pequenos e irregulares, o processo funciona por meio da projeção de areia em alta velocidade sobre a superfície do material usando um conjunto fixo de bicos.
Em uma análise geral, jato de areia, jato de água e outros meios são usados para remover a sujeira, a ferrugem, as manchas e outras impurezas da superfície.
Isso também ajuda a remover as camadas mais antigas de tinta e verniz, o que permite que a nova tinta seja aplicada com maior facilidade.
Quer saber mais sobre o jateamento e pintura industrial? Confira os serviços que o Soluções Industriais separou para você contratar com a melhor relação custo-benefício!