Soluções Industriais

Luva de Látex

A luva de látex é utilizada em atividades de saúde, produção de alimentos, limpeza, entre outras. Fabricado com borracha natural e encontrado em opções com ou sem pó de amido, o item é resistente e durável, o que é fundamental para proporcionar proteção efetiva contra microorganismos, produtos químicos e outros perigos. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • Qual a importância da luva de látex?
  • Tipos de luvas de látex
  • Principais aplicações da luva de látex
  • Como escolher a melhor luva de látex?
  • Cuidados necessários com a luva de látex
  • O que a Anvisa diz sobre as luvas descartáveis?
luva de látex

Qual a importância da luva de látex?

A luva de látex é fundamental em serviços que envolvam altos riscos de contaminação ou ferimentos nas mãos.

Sua superfície externa é fabricada com borracha natural, que protege a pele do contato direto com produtos químicos e objetos cortantes e perfurantes. 

Outra vantagem da luva látex é sua resistência, o que permite a execução de movimentos repetitivos, comuns em processos de limpeza, sem rompimento. 

Além disso, esse acessório de proteção é bastante flexível e oferece grande sensibilidade tátil, garantindo conforto e precisão no manuseio de diversos produtos.

Para concluir, o preço das luvas de látex é bastante acessível, seja para compras no varejo ou no atacado. 

E para proporcionar um uso ainda mais econômico, é possível colocá-las em um dispenser de luvas. Assim, apenas a quantidade necessária para o serviço a ser realizado é disponibilizada.

Tipos de luvas de látex

A luva de látex pode ser encontrada em duas opções principais: as reutilizáveis e as descartáveis. 

Explicando brevemente cada uma, a luva látex reutilizável é dividida entre tipos com ou sem uma camada de material têxtil em seu interior. 

Essa proteção extra pode ser produzida com algodão, a fim de absorver o suor, ou com verniz, que impede o toque entre as mãos e o látex e, portanto, é ideal para quem tem alergia. 

Por outro lado, a luva descartável látex destaca-se por ser mais higiênica, uma vez que o uso único evita contaminações cruzadas. 

Às vezes, esse modelo acompanha um revestimento de pó de amido, que ajuda a reduzir o impacto do suor, além de facilitar o encaixe do material nas mãos. 

É importante saber ainda que a luva látex descartável é classificada como “não estéril”, ou seja, nunca deve ser utilizada em procedimentos cirúrgicos. 

Quais as diferenças entre as luvas de vinil, látex e nitrílica? 

As luvas descartáveis de látex, as luvas de vinil e as luvas de nitrila são igualmente eficazes para proteger as mãos dos mais variados perigos. Porém, elas apresentam algumas características específicas que devem ser compreendidas.

Por exemplo, tanto o vinil quanto a nitrila diferenciam-se do látex por serem materiais sintéticos, o que evita irritabilidade nas mãos de quem tem alergia à borracha natural.

Vale destacar que a luva vinil distingue-se ainda por apresentar um menor nível de elasticidade do que a luva látex. No entanto, isso não a impede de se ajustar facilmente às mãos.

A escolha entre esses tipos de luvas de proteção varia de acordo com os procedimentos realizados, o tipo de risco, a sensibilidade tátil, o tempo de uso e o orçamento do cliente. 

Além disso, existem casos em que é necessário optar por produtos de outros materiais ou modelos, como a luva plástica de polietileno, as luvas de couro ou as luvas de PVC reutilizáveis. 

luva de látex preta

Principais aplicações da luva de látex

Graças à sua versatilidade, a luva de látex pode ser utilizada em diversos ambientes, incluindo residências, centros de saúde e indústrias. 

Em hospitais, clínicas médicas e laboratórios, a luva látex é fundamental para proteger as mãos durante tarefas de limpeza e higienização de áreas com alto risco de contaminação.

Já no segmento alimentício, esse acessório é usado em cozinhas industriais e convencionais, como as de restaurantes, lanchonetes e bares.

Isso porque esses locais também precisam priorizar a higiene para impedir que bactérias e outros microorganismos interfiram nas propriedades dos alimentos.

Os alimentos ainda costumam passar por inspeções de qualidade, o que exige uma boa precisão no tato, algo proporcionado pelas luvas de látex.

Outro setor que costuma utilizar a luva látex é o mecânico, uma vez que o material auxilia nos trabalhos que envolvem o uso de óleos e graxas, evitando que as mãos fiquem sujas e escorregadias.

Por sua vez, os profissionais de salões de beleza usam o item para proteger a pele durante processos de coloração de cabelo, aplicação de cremes e outros tratamentos estéticos.

Para concluir, a luva látex também está presente em consultórios odontológicos, clínicas veterinárias, canteiros de obras, oficinas de artesãos, serviços de jardinagem e muitos outros locais e atividades.  

Como escolher a melhor luva de látex?

Existem alguns fatores fundamentais para adquirir a melhor luva de látex, como o tamanho, a espessura e a texturização do item.

Sobre o tamanho, a luva procedimento látex deve ajustar-se perfeitamente à mão para ter o máximo desempenho na execução de qualquer atividade. 

Uma luva látex muito pequena é desconfortável e pode rasgar durante o uso, comprometendo sua capacidade protetora. 

Já uma luva maior do que o necessário afeta a precisão no manuseio de produtos e permite o contato de substâncias indesejáveis com a pele. 

A espessura também está diretamente relacionada à segurança e destreza na utilização da luva látex. 

Luvas mais grossas oferecem maior proteção, mas também podem prejudicar a sensibilidade tátil, enquanto luvas muito finas permitem sentir melhor o aspecto do produto segurado, mas oferecem uma camada protetora menor.

Por fim, a texturização interfere na aderência da luva, critério importante quando se lida com elementos e ferramentas escorregadias. 

Algumas luvas texturizadas também são antiderrapantes, o que as torna perfeitas para lavar louça, por exemplo. 

Outro ponto de atenção que faz toda diferença no momento de adquirir uma luva látex é a presença ou ausência de uma camada de pó de amido no material.

Embora essa substância seja benéfica para algumas questões, o ideal é evitá-la quando se trabalha com a produção de alimentos ou medicamentos, a fim de minimizar os riscos de contaminação cruzada. 

Quem solicita luvas de látex em grande quantidade, e para diferentes aplicações, também pode optar por comprar a mercadoria em cores distintas. Isso ajuda a distinguir as luvas e utilizá-las nas funções recomendadas por seus fabricantes. 

Realize atividades com mais segurança ao utilizar um luva látex de alta qualidade! Solicite um orçamento no Soluções Industriais para conversar com especialistas no produto. 

Em nossa plataforma, você também pode encontrar os cuidados necessários com as luvas de látex e como descartá-las corretamente. Basta rolar até o final dá página para saber mais sobre os assuntos! 


  • luva de látex title=

    luva de látex

    AURUM COMERCIAL

    Atendimento: Território Nacional

  • luva de latex title=

    luva de latex

    Massei Comércio de Embalagens Ltda

    Atendimento: SP

  • luva de raspa title=

    luva de raspa

    AURUM COMERCIAL

    Atendimento: Território Nacional

  • luva de acoplamento title=

    luva de acoplamento

    FAEMES

    Atendimento: MG, SC, RJ, SP

  • luva de vaqueta title=

    luva de vaqueta

    STILO

    Atendimento: SP

  • luva eletrofusão title=

    luva eletrofusão

    TVG Comercial

    Atendimento: Território Nacional

  • luva galvanizada title=

    luva galvanizada

    Niprefer

    Atendimento: Território Nacional

  • luva cirúrgica title=

    luva cirúrgica

    RGR Medicamentos

    Atendimento: DF, ES, GO, MT, MS, MG, PR, RJ, RS, SC, SP

  • luva anticorte title=

    luva anticorte

    STILO

    Atendimento: SP

  • luva galvanizada title=

    luva galvanizada

    MVL EQUIPAMENTOS DE COMBATE A

    Atendimento: Território Nacional

  • luva vinil title=

    luva vinil

    Massei Comércio de Embalagens Ltda

    Atendimento: SP

  • luva plástica title=

    luva plástica

    Massei Comércio de Embalagens Ltda

    Atendimento: SP

  • Luva Vinil title=

    Luva Vinil

    QRO Suprimentos

    Atendimento: SP

  • Luva de alta tensão title=

    Luva de alta tensão

    MG Equipamentos de Proteção

    Atendimento: Território Nacional

  • luva de segurança pigmentada title=

    luva de segurança pigmentada

    STILO

    Atendimento: SP

Luva de Látex

Cuidados necessários com a luva de látex

Assim como qualquer outro equipamento de proteção individual, a luva de látex precisa de alguns cuidados básicos para ter uma longa durabilidade. 

Antes de usar o material, por exemplo, é importante lavar as mãos com água e sabão, prevenindo eventuais contaminações ao látex. 

Também é necessário verificar se não há rasgos ou furos na superfície da luva, pois isso pode comprometer a proteção da pele.

No caso das luvas reutilizáveis, é recomendado ainda higienizá-las e deixá-las secar naturalmente antes de retirá-las das mãos. Esfregar álcool gel entre os dedos também ajuda a limpar essas luvas com maior eficácia. 

Para armazenar uma luva reutilizável, é preciso escolher um local seco, bem ventilado e livre de constante exposição à luz solar ou fontes de calor artificial.   

Como fazer o descarte correto das luvas de látex?

O descarte adequado da luva de látex é bem simples e contribui para preservar a saúde das pessoas e o meio ambiente de maneira geral. 

É indicado colocar as luvas do avesso dentro de sacos bem amarrados ou vedados e jogá-las apenas em lixeiras de resíduos de Classe I, reservadas para produtos com propriedades físicas, químicas e infectocontagiosas de alto risco.

Isso garante que o produto descartado terá a destinação correta, que é a incineração. 

O que a Anvisa diz sobre as luvas descartáveis para áreas de saúde?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o uso de luvas descartáveis de látex ou qualquer outro material para os profissionais da Saúde em duas situações principais. 

A primeira é quando há risco de contato com sangue, fluidos corporais, mucosas e pele não íntegra de pacientes. 

Já a segunda é para evitar a contaminação de pessoas ou ambientes por microorganismos presentes nas mãos.

Independentemente de qual seja o caso, é fundamental optar pelo modelo adequado para o procedimento. 

Além disso, o órgão prega que as luvas devem ser substituídas sempre que o profissional for atender um paciente diferente ou quando trocar de ambiente. 

Por fim, a Anvisa também destaca a importância de evitar o contato desnecessário com superfícies e objetos, como maçanetas de portas e telefones.

Quer encontrar os melhores fornecedores de luva látex do mercado? Solicite já um orçamento gratuito no Soluções Industriais para conversar com especialistas no segmento!