luva hospitalar
A luva hospitalar é um item indispensável durante a realização de diversos procedimentos, sejam eles invasivos ou não. Por esse motivo, é comum que elas sejam encontradas em diferentes especificações, bem como apresente rigorosos padrões de qualidade. Quer saber mais sobre o produto e os cuidados que devem ser adotados ao utilizá-lo? Então, navegue pelos tópicos abaixo!
- Para que serve a luva hospitalar?
- Cuidados com a luva hospitalar
Para que serve a luva hospitalar?
Em uma visão geral, a luva hospitalar serve como um equipamento de proteção individual (EPI) para as mãos, sendo utilizada por médicos, enfermeiros e dentistas.
Apresentando de maneira mais específica, ela evita que profissionais da Saúde entrem em contato direto com bactérias, vírus e outros agentes infecciosos durante os atendimentos.
Não só isso, o uso da luva hospitalar também serve como uma segurança para os pacientes, impedindo que eles sejam contaminados por outros microorganismos.
No mercado, o produto pode ser encontrado em diferentes especificações técnicas, que variam principalmente de acordo com o tamanho e o material.
Quando se trata do tamanho, os pacotes ou caixas de luvas costumam ser comercializados nas opções PP, P, M, G e GG.
Já quando se trata do material de confecção, é comum encontrá-las em opções de látex, vinil e nitrílico, que são impermeáveis e resistentes a furos e rasgos.
Ao falar sobre a luva hospitalar, também é importante destacar que elas são subdivididas em três categorias:
- Luvas cirúrgicas: destinadas para processos invasivos;
- Luvas de procedimento: destinadas para processos não invasivos;
- Luvas contra produtos químicos: modelo para manuseio de materiais abrasivos ou perigosos.
Cuidados com a luva hospitalar
Existem muitos cuidados que devem ser adotados quando se trata da luva hospitalar, que vão desde sua aquisição até o descarte final.
Durante o processo de compra, é importante que o EPI seja adquirido em empresas que sigam à risca as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Quando se trata dos cuidados para a utilização da luva, a atenção deve ser ainda maior, a fim de evitar contaminações.
Sendo assim, o primeiro passo é realizar a higienização correta das mãos, lavando-as com água e sabão.
Em seguida, é necessário pegar as luvas pelos punhos (evitando ao máximo o contato com a parte dos dedos) e colocá-las.
Depois de vesti-las, é ideal que a luva hospitalar não entre em contato com nenhuma superfície, a não ser o que já era previsto para o atendimento.
Quando se trata de acessórios cirúrgicos e de procedimento, é necessário realizar o descarte logo após o uso.
Nesse ínterim, é indispensável citar que a luva hospitalar não pode ser jogada em lixo comum, sendo fundamental acondicioná-la em sacos de resíduos infectantes e destiná-las para locais especializados em sua “eliminação”.
Quer saber mais informações sobre a luva hospitalar e outros materiais indispensáveis para processos relacionados à área da Saúde? Então, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais!