Luvas de couro
As luvas de couro são acessórios duráveis, confortáveis e flexíveis, que proporcionam um ajuste perfeito para as mãos. Com modelos classificados como equipamentos de proteção individual (EPIs), esses itens estão presentes no dia a dia de artesãos, eletricistas, fabricantes de móveis e muitos outros profissionais. Conheça melhor suas aplicações nos tópicos abaixo!
- Por que utilizar luvas de couro?
- Aplicações das luvas de couro
- Modelos de luvas de couro
- Como conservar as luvas de couro?
Por que utilizar luvas de couro?
As luvas de couro oferecem várias vantagens em termos de durabilidade, proteção, conforto e estilo.
Isso porque o couro é um material bonito e resistente, que pode suportar o uso frequente, além de dificilmente sofrer cortes, arranhões, abrasões e perfurações acidentais.
A luva couro também é macia e flexível, moldando-se às mãos com o tempo, o que é ideal para quem precisa utilizá-la frequentemente.
Além disso, o material ainda é considerado elegante e atemporal, independentemente da função para a qual seja destinado.
Atualmente, existem diversas aplicações para a tradicional luva couro, que vão desde complementar o look em dias frios até proteger as mãos em trabalhos perigosos.
Portanto, esses itens também são utilizados como equipamentos de proteção individual (EPIs), assim como a luva de látex, por exemplo.
Aplicações das luvas de couro
Por se adaptarem a condições de trabalho adversas, as luvas de couro são comuns nas mais variadas funções.
Suas principais aplicações estão detalhadas na listagem a seguir:
- Carga e descarga: O transporte manual de cargas pesadas é auxiliado pelas luvas de couro, que impedem cortes e outros tipos de machucados nas mãos;
- Indústria moveleira: Mesmo pequenas lascas de madeira podem causar ferimentos profundos, o que torna EPIs como as luvas de couro essenciais durante a fabricação de móveis;
- Artesanato: Artesãos usam luvas de couro quando lidam com colas e materiais cortantes durante suas produções;
- Manutenção elétrica: A luva couro reforça a proteção de luvas isolantes em serviços que oferecem riscos de choque elétrico;
- Construção Civil: Profissionais de construção civil estão constantemente expostos a materiais como cimento e tinta, além de ferramentas que exigem um manuseio cuidadoso, que pode ser feito mais facilmente com luvas de couro.
A luva couro também está presente no dia a dia de profissionais que montam estruturas metálicas, atuam na mineração, fazem a manutenção de máquinas industriais, entre muitas outras atividades.
Isso mostra a importância de escolher uma luva couro de primeira linha e seguir as orientações do fabricante durante seu uso.
Modelos de luvas de couro
Há diversos modelos de luvas disponíveis no mercado, incluindo a luva de couro masculina e a luva de couro feminina, e cada um é destinado a determinadas aplicações.
Por exemplo, a luva vaqueta é feita com a camada externa de couro bovino, o que lhe garante resistência a materiais cortantes, perfurantes e abrasivos.
Por esse motivo, é bastante solicitada nos setores moveleiro, de construção civil e mineração.
Já as luvas de raspa são compostas pelo lado interno do couro, que passa por processos químicos e mecânicos, a fim de obter um melhor acabamento.
Essas luvas de couro são ideais para isolar as mãos em trabalhos que envolvem altas temperaturas, como a soldagem de materiais.
Outra alternativa de luva couro interessante é a de “cobertura”, colocada por cima de outra luva para fortalecer a proteção em serviços com circuitos elétricos ativos.
Antes de utilizar essa versão da luva couro, é indispensável certificar-se de que estão totalmente secas, pois o contato da água com a eletricidade pode causar choques.
Para concluir, existem ainda as luvas mistas, fabricadas com couro de vaqueta e de raspa na palma e no dorso, respectivamente.
As luvas de couro mistas apresentam costuras entre os dedos anelar, médio, indicador e polegar para assegurar maior liberdade de movimento.
Como conservar as luvas de couro?
A vida útil das luvas de couro pode ser ampliada quando são tomadas algumas medidas simples de conservação.
Em primeiro lugar, não é recomendável higienizar o modelo mergulhando-o na água, pois o couro não é resistente ao líquido e pode se desfazer com o contato excessivo.
O ideal é remover a sujeira e o acúmulo de poeira com um pano macio e úmido e evitar o uso de produtos químicos agressivos durante o processo.
Se houver manchas ou sujeira mais persistente, como danos causados por ácidos e graxas, utilize um produto de limpeza específico para o material, seguindo as instruções do fabricante.
Por mais que as luvas de couro não passem por lavagens convencionais, é indispensável deixá-las secar completamente antes de guardá-las, a fim de evitar danos por umidade.
Em relação ao armazenamento do material, ele precisa ser feito em local livre de exposição à luz ultravioleta e altos níveis de umidade e calor.
Também é indicado aplicar um creme ou condicionador de couro de alta qualidade nas luvas para preservá-las.
Basicamente, isso ajudará a manter o material macio e flexível, prevenindo o ressecamento e o surgimento de rachaduras.
Além disso, é necessário trocar as luvas durante trabalhos de longa duração, principalmente quando as mãos estiverem suadas.
Extremamente resistentes, as luvas de couro dos parceiros do Soluções Industriais combinam durabilidade e conforto. Solicite um orçamento agora mesmo na plataforma e compare preços nos melhores fornecedores do segmento.
Aproveite também para conferir o conteúdo extra que preparamos especialmente para você no final da página!