Mangueira espiralada
A mangueira espiralada é muito conhecida por ser flexível, leve e durável, podendo ajustar-se a diferentes sistemas, como os de condução de líquidos, gases e vapores. Devido a versatilidade de aplicações, o produto pode ser encontrado em diversos modelos. Por isso, antes da compra, é necessário saber o que é e para que serve cada um. Navegue pelos tópicos abaixo e confira!
- O que é e para que serve a mangueira espiralada?
- Aplicação da mangueira espiralada
- Tipos de mangueira espiralada
O que é e para que serve a mangueira espiralada?
A mangueira espiralada é um tipo de acessório flexível altamente versátil, que oferece uma solução de encanamento prática, eficiente e duradoura.
No mercado, as mangueiras flexíveis espiraladas estão entre as mais usadas em sistemas de tubulação, visto que são a solução perfeita para aplicações.
Isso porque os projetos dependem de acessórios que possam suportar flexão contínua ou mudanças de direção em uma aplicação.
Em outras palavras, a mangueira espiralada é resistente à pressão e aos impactos, fazendo com que seja possível a instalação em sistemas com essa troca.
Vale citar que as mangueiras flexíveis espiraladas são feitas de materiais de alta qualidade e com diferentes diâmetros e comprimentos.
Atualmente, o modelo serve para transferência de líquidos e gases, que podem ser lubrificantes, água, vapor, ar pressurizado, combustíveis, óleos e solventes.
É possível também encontrar o produto em especificações menores, popularmente chamadas de mangote espiral.
Aplicação da mangueira espiralada
Como já dito, a mangueira espiralada pode transportar diversos fluidos, como ar, água, óleo, ar comprimido, gases naturais e produtos químicos.
Sendo assim, não importa qual seja o segmento industrial, há uma boa chance de precisar realizar a aquisição de mangueiras flexíveis espiraladas.
Em uma visão geral, o acessório é extremamente resistente a impactos, abrasão e intempéries, além de ser capaz de atuar com temperaturas extremas.
Aplicando essas características em ambientes, a mangueira espiralada é frequentemente usada em fábricas, sistemas de aquecimento ou refrigeração de ar, sistemas de irrigação, industriais navais, entre outras.
Não só isso, as mangueiras flexíveis espiraladas também são usadas em aplicações não tão óbvias, como: abastecimento hídrico para edifícios altos, bem como tratamento e descarga de água em conjunto com bombas de pressão.
Por último, mas não menos importante, a mangueira espiralada também é a escolha ideal para os sistemas de escape em alta pressão em veículos e máquinas a motor.
Contudo, é bom ter cuidado: a versatilidade de aplicações só será possível se o cliente solicitar o produto em uma fábrica de mangueira especializada.
Tipos de mangueira espiralada
No mercado nacional, as mangueiras flexíveis espiraladas podem ser encontradas em diferentes versões, que variam de acordo com o material e aplicação.
A seguir, serão destacados os dois principais modelos disponibilizados:
PVC
Sem dúvidas, a mangueira espiralada PVC é a mais popular e utilizada no mercado, podendo ser encontrada nas seguintes subcategorias:
- Grafite concreto: destinada para água e abrasivos;
- Conduíte preto flexível: indicada para condução de fios e cabos elétricos;
- Transparente atóxico: utilizada para sucção e descarga de produtos alimentícios;
- Super leve: empregada para serviços simples, como captação de água para irrigação;
- Marrom petróleo: destinada para serviços de sucção e descarga de produtos derivados do petróleo;
- Verde oliva: indicada para sucção e descarga agrícola, águas industriais, drenagem, entre outras;
- Laranja pesada: utilizada em processos de sucção e descarga de líquidos, pastosos, cascalhos, entre outros;
- Azul Leve: empregada para sucção e descarga em processos de limpeza de galerias subterrâneas, caminhões pipa, entre outros.
Além dessas, as mangueiras flexíveis espiraladas podem ser do tipo “vácuo-ar” ou condutor de ar, destinadas para sistemas de refrigeração, ventilação e exaustão.
PU
A mangueira de PU do tipo espiralada é normalmente comercializada em duas versões: arame cobreado e arame zincado.
Ambos os modelos destacam-se pela alta flexibilidade e resistência a abrasão, podendo ser destinados para processos metalúrgicos, têxteis, cerâmicos, entre outros.
É importante ressaltar que o cliente deve ter muito cuidado no momento da escolha, principalmente para não comprar um modelo incompatível com a aplicação.
Em adicional, é bom lembrar que não se deve confundir a mangueira espiralada com o tubo espiral, pois são produtos com funções completamente diferentes.
Vale destacar que embora o produto seja feito com materiais resistentes e duráveis, é necessário realizar inspeções periódicas, pois isso ajudará a garantir que não haverá vazamentos e problemas com a segurança.
Quer saber mais sobre as mangueiras flexíveis espiraladas? Confira as ofertas que o Soluções Industriais separou para você comprar com os melhores preços!