Manutenção de disjuntor
O disjuntor é um dispositivos muito utilizados em projetos de máquinas, acionamentos industriais, residenciais e até mesmo em motores elétricos. Essa ferramenta traz maior proteção e controle para os equipamentos e ajuda a controlar a energia do local.
Esse dispositivo tem a capacidade de ligar e desligar os aparelhos e circuitos de forma manual pelo painel de controle, além é claro de proteger máquinas e equipamentos contra curtos-circuitos.
O grande diferencial dos disjuntores é conseguir reunir funções de fusíveis, contator e relé térmico em um único dispositivo. Economizando espaços e trazendo mais facilidade para o funcionamento dos circuitos em que está presente.
O que é o disjuntor?
O disjuntor, nada mais é do que um dispositivo de proteção e controle para equipamentos elétricos e ambientes. Ele proporciona aos aparelhos segurança e proteção contra curtos e sobrecargas de energia
Esse componente também proporciona um controle sobre os aparelhos, já que possui uma chave para manobras e ações sobre ele. Outra grande funcionalidade desse dispositivo é a sua capacidade de lidar com a corrente de partida de um motor elétrico, por exemplo.
Ao dar partida em um motor, há um grande pico de corrente para tirar o motor do estado de repouso e colocá-lo em movimento, como esse processo demanda mais energia o disjuntor controla a corrente gerada para que o motor não entre em colapso.
Como funciona o disjuntor?
Os disjuntores oferecem proteção magnética e térmica contra possíveis falhas de energia e sobrecargas.
Dentro desse dispositivo existe uma bobina que quando gerada uma corrente elétrica maior que a permitida, seu campo eletromagnético desloca seus componentes impedindo essa condução.
Para evitar essas sobrecargas e curtos-circuitos, além da bobina o disjuntor também conta com lâminas de contato que se dilatam com calor.
Dessa forma, quando há uma sobrecorrente, o calor gerado faz com que as lâminas de contato se dilatem, até que saiam da posição inicial de contato.Assim, impedindo a passagem da corrente elétrica.
Manutenção do disjuntor
Algumas das vantagens são que os disjuntores asseguram total proteção aos
equipamentos e ao circuito elétrico com seus disparadores térmico e magnético, em alguns modelos é possível integrar contatos auxiliares, caso necessário
Os disjuntores, também não necessitam de peças de reposição, como no caso de fusíveis por exemplo. Isso porque contam com uma alta capacidade de interrupção, que faz com que sejam usados em locais com altas correntes de energia.
Dessa forma podem ser religados facilmente depois de alguma falha ou mesmo durante alguma manutenção que esteja sendo feita.
Itens de extrema importância na instalação elétrica, os disjuntores têm papel obrigatório em qualquer local e projeto. Por este motivo, a manutenção em disjuntores têm papel fundamental nesse processo de proteção.
Os disjuntores atuam como chaves, desarmando nos casos de corrente elétrica com potência além da capacidade suportada. Desse modo, o circuito é desarmado, garantindo segurança não apenas ao sistema e ao local, mas também para todos os outros itens do circuito.
Sendo assim, antes é essencial estar sempre atento na manutenção de disjuntores, pois só assim é possível manter a vida útil dos equipamentos e circuitos elétricos.