Manutenção de elevadores
Os elevadores são considerados os meios de transporte mais seguros do mundo, sendo que, comparados a carros e ônibus, oferecem poucos riscos. Para que os índices de acidentes continuem em níveis baixos, é de suma importância manter a regularidade da manutenção de elevadores para garantir o bom funcionamento destes equipamentos.
Para um serviço de qualidade, é necessário que o prestador seja experiente e renomado no segmento, para, assim, oferecer excelência e segurança. Existem muitos tipos de elevadores, tais como residenciais, de cargas, empresariais e hospitalares. E, apesar de cada tipo ter funcionalidades diferentes, é preciso que todos sejam submetidos ao serviço de manutenção para garantir um transporte seguro e eficiente.
Tipos de manutenção de elevadores
Este serviço pode incluir desde o reparo ou monitoramento do elevador até a troca de peças. A manutenção irá variar de acordo com cada caso, por isso, é preciso que a empresa responsável esteja preparada para uma inspeção minuciosa. Dessa forma, existem três tipos principais de manutenção de elevadores, sendo elas: preditiva, corretiva e preventiva.
A manipulação preditiva tem como finalidade prever possíveis e futuros problemas. Sendo assim, o equipamento é avaliado com bastante cautela, as peças e seus desgastes são inspecionados, para que, assim, seja possível prever a possibilidade de alguma falha vir a ocorrer.
Já a manutenção corretiva tem como objetivo consertar falhas e problemas que já ocorreram, ou seja, é um serviço mais emergencial onde o elevador já está quebrado. Dessa forma, a opção corretiva é requisitada quando o equipamento sofreu alguma pane e está com o uso interrompido e é necessário uma correção.
A manutenção preventiva ocorre de forma regular. Neste serviço, são realizadas lubrificação, limpezas, além de uma avaliação completa relacionada ao desgaste de peças e o funcionamento do elevador.
Quando realizar a manutenção para elevador?
Independente do tipo de elevador e de sua finalidade, todos devem passar por uma avaliação completa a fim de garantir o pleno funcionamento do equipamento, para que, depois do serviço de manutenção, o elevador consiga transportar os usuários com segurança.
O ideal é que os equipamentos passem por uma vistoria completa anual, para que o uso seja permitido por lei. Para qualquer elevador em funcionamento, é obrigatória a manutenção e a contratação de um prestador de serviços especializado. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) avisa que, caso ocorra infrações graves de segurança ou eventual fatalidade, os síndicos poderão ser penalizados.
A legislação exige que, na porta do elevador, seja colada uma etiqueta que especifica o dia da última revisão e a data limite do uso do equipamento sem a necessidade de uma nova revisão.
Agora, em relação às manutenções preditivas, por lei, o ideal é realizar o serviço pelo menos uma vez ao mês, independentemente da frequência de uso do equipamento, para que seja possível prevenir que ocorra qualquer falha com alguém dentro dos equipamentos. Essa manutenção não precisa ser tão minuciosa como as vistorias anuais, mas devem ser realizadas a fim de identificar desgastes causados pelo uso do equipamento ao longo do tempo