manutenção em câmara fria
A manutenção em câmara fria é de extrema importância para assegurar uma operação eficaz do equipamento e prolongar sua vida útil. O serviço inclui uma inspeção completa das peças, higienização da estrutura e calibração da pressão e da temperatura, medidas obrigatórias em ambientes como indústrias e hospitais. Saiba mais detalhes da atividade nos tópicos abaixo!
- Qual a importância de fazer a manutenção em câmara fria?
- Como deve ser feita a manutenção em câmara fria?
- Normas do plano de manutenção em câmara fria
- Dicas para preservar e organizar a câmara fria
Qual a importância de fazer a manutenção em câmara fria?
A câmara fria é utilizada para conservar produtos sensíveis a variações de temperatura, como alimentos e alguns medicamentos.
Quando o compartimento não consegue fornecer a refrigeração necessária, os conteúdos armazenados podem estragar rapidamente.
É por esse motivo que a manutenção em câmara fria é tão importante, pois garante o funcionamento adequado do equipamento.
Em geral, o serviço tem como prioridades manter a temperatura controlada e prevenir falhas que possam comprometer a qualidade dos produtos armazenados.
Devido ao fato de nem sempre ser possível perceber visualmente quando um produto está sem as condições adequadas para consumo, a atividade ainda é uma medida de segurança para impedir problemas de saúde para quem irá consumi-los posteriormente.
Além disso, é possível identificar precocemente problemas como vazamentos de gás refrigerante, falhas elétricas ou desgaste de peças durante a manutenção, permitindo que sejam corrigidos antes que se tornem maiores e mais custosos.
Outros benefícios da manutenção em câmara fria
A vantagem mais evidente da manutenção de câmara fria é o prolongamento da vida útil do equipamento. No entanto, é possível perceber outros benefícios trazidos pelo serviço a médio e longo prazo.
Quando a câmara fria funciona corretamente, acaba consumindo menos eletricidade, o que reduz significativamente o valor na conta de luz.
Já quando a manutenção de câmara fria é negligenciada, os componentes passam a se esforçar mais para garantir a refrigeração necessária, o que demanda uma maior quantidade de energia elétrica.
Portanto, a manutenção em câmara fria é fundamental para assegurar a eficiência do equipamento, preservar a integridade dos produtos e evitar prejuízos financeiros decorrentes de deterioração dos itens armazenados e gastos excessivos de energia.
Normas do plano de manutenção em câmara fria
O Plano de Manutenção, Operação e Controle, definido pela sigla PMOC, existe para estabelecer os procedimentos e a periodicidade das inspeções nas câmaras frias e demais equipamentos de refrigeração.
Todo edifício de uso restrito ou coletivo que utilize tais aparelhos deve ter um PMOC traçado, de acordo com a Lei n° 13.589/2018.
Portanto, essa legislação abrange indústrias, laboratórios, hospitais e muitos outros ambientes.
Como deve ser feita a manutenção em câmara fria?
A manutenção de câmara fria é dividida em três etapas: inspeção, limpeza e calibração.
A primeira consiste em uma verificação geral no equipamento, a fim de identificar eventuais desgastes, vazamentos, amassados ou isolamento térmico ineficiente nas peças.
Caso alguma imperfeição seja notada, o conserto de câmara fria deve ser feito o mais rápido possível, uma vez que essas falhas podem causar a deterioração do produto armazenado.
Já a limpeza é dedicada especialmente aos filtros e condensadores da câmara fria, componentes que interferem diretamente no desempenho da máquina.
Um condensador que acumula sujeira, por exemplo, faz com que a câmara fria aplique uma pressão além do necessário para resfriar os produtos, sobrecarregando o motor.
Vale ressaltar que as estruturas das câmaras frias também devem ser higienizadas, preferencialmente com detergente neutro e um pano úmido.
Normalmente, é recomendável evitar a aplicação de jatos d’água e substâncias à base de cloro, que poderiam danificar os componentes do equipamento.
No entanto, se o profissional responsável pelo serviço sentir a necessidade de utilizar algum produto químico, é indispensável que tenha acesso ao manual do fabricante da câmara, documento que informa quais elementos são aceitos pela superfície do aparelho.
Por sua vez, o processo de calibração envolve adequar a pressão e temperatura das câmaras frias.
Essa é uma manutenção preventiva câmara fria muito importante, que é feita a partir de testes de cargas, superaquecimento, sub-resfriamento e degelo.
Dicas para preservar e organizar a câmara fria
Além da limpeza, inspeção e calibração, que fazem parte de uma boa manutenção em câmara fria, é interessante adotar algumas práticas que auxiliam na conservação da máquina.
Um bom exemplo disso é organizar os produtos dentro da câmara de modo que não bloqueiem a saída de ar dos ventiladores. Além disso, o limite de carga do equipamento sempre deve ser respeitado.
Também é essencial atentar-se às embalagens que protegem os produtos armazenados na câmara fria.
Optar por um embrulho adequado para cada item evita contaminações em outros conteúdos e nas próprias peças da câmara fria.
Para concluir, é imprescindível manter as portas da câmara fria fechadas. Isso porque portas abertas por longos períodos ou mal vedadas resultam em perda de temperatura e aumento do consumo de energia, além de prejudicar a conservação dos produtos armazenados.
No Soluções Industriais, você consegue entrar em contato facilmente com profissionais especializados na fabricação, comercialização, instalação e manutenção de equipamentos de refrigeração!
Solicite agora mesmo um orçamento para tirar todas as suas dúvidas e comparar preços com praticidade e agilidade!
E caso deseje mais informações sobre a manutenção de câmara fria, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!