Máquina De Eletrofusão
A máquina de eletrofusão é um equipamento utilizado na soldagem de tubos e conexões de materiais termoplásticos, como polietileno e polipropileno. Seu principal propósito é unir as extremidades desses elementos por meio do aquecimento controlado e aplicação de pressão. Conheça as principais vantagens e características do equipamento nos tópicos abaixo!
- Para que serve a máquina de eletrofusão?
- Como funciona uma máquina de eletrofusão?
- Vantagens de uso da máquina de eletrofusão
- Setores que utilizam a máquina de eletrofusão
- Como escolher a melhor máquina de eletrofusão?
Para que serve a máquina de eletrofusão?
A principal função da máquina de eletrofusão é unir tubos e conexões de PEAD de forma sólida e duradoura.
O equipamento permite a soldagem por meio do aquecimento controlado de uma superfície específica dos tubos e conexões, seguido da aplicação de pressão para garantir a fusão completa.
Com isso, obtém-se uma ligação resistente, capaz de suportar altas pressões, variações de temperatura e ambientes agressivos.
Como funciona uma máquina de eletrofusão?
A máquina de eletrofusão não utiliza materiais de adição no processo de soldagem, diferentemente da soldagem por eletrodo revestido, que necessita de um eletrodo para solda.
Para facilitar o entendimento, a máquina de solda eletrofusão possui uma resistência elétrica que é posicionada entre as partes a serem soldadas.
Ao ser energizada, a resistência aquece as superfícies necessárias e promove a fusão de materiais.
Em seguida, os conteúdos fundidos são pressionados um contra o outro, atingindo um nível molecular.
O processo é concluído com um resfriamento feito naturalmente, o que resulta em uma conexão extremamente forte e durável.
Vantagens de uso da máquina de eletrofusão
As vantagens mais importantes da máquina de eletrofusão estão destacadas na listagem a seguir:
- Selagem perfeita: A eletrofusão proporciona uma soldagem homogênea, livre de espaços ou bolsas de ar, o que minimiza consideravelmente a chance de vazamentos;
- Rapidez e eficiência: O processo de eletrofusão é automatizado, reduzindo o tempo necessário para realizar as soldagens sem abrir mão da qualidade;
- Versatilidade: A máquina de solda eletrofusão é compatível com diversos diâmetros de tubos e conexões, adaptando-se facilmente a diferentes projetos;
- Resistência e durabilidade: As conexões resultantes da eletrofusão são excepcionalmente resistentes à tração e garantem maior durabilidade a qualquer sistema;
- Segurança: Como não utiliza adesivos, solventes ou chamas abertas, a eletrofusão é segura e não emite gases tóxicos, criando um ambiente de trabalho mais saudável e preservando a natureza.
Após conhecer os benefícios mencionados, é interessante saber quais são os setores que mais adquirem a máquina de solda por eletrofusão.
Setores que utilizam a máquina de eletrofusão
A máquina de eletrofusão é utilizada nos mais diversos segmentos devido às vantagens que apresenta.
Muitas empresas responsáveis pelo tratamento de água e esgoto utilizam a eletrofusão para conectar tubulações de PEAD e outros materiais termoplásticos, por exemplo.
O uso da máquina eletrofusão PEAD é fundamental para garantir a vedação segura dos tubos e evitar o vazamento nos sistemas de distribuição e coleta de água e esgoto.
Outro exemplo é o setor de mineração, que confia nas propriedades da eletrofusão para lidar com tubos transportadores de água, rejeitos e produtos químicos aplicados a processos de extração mineral.
Além dessas aplicações, a máquina de solda eletrofusão também está presente nos setores de energia, construção civil e agrícola.
Como escolher a melhor máquina de eletrofusão?
Alguns critérios-chaves ajudam até mesmo os compradores mais inexperientes a acertar na compra da máquina de eletrofusão.
O primeiro é a tensão e potência do equipamento desejado, que precisam ser compatíveis com o local de trabalho e as aplicações.
Também é importante se atentar à interface de cada modelo, e optar por uma que seja facilmente compreendida e apresente recursos adicionais valiosos.
Algumas opções contam com um avançado registro de dados para facilitar as atividades de rotina.
Tudo isso agiliza o dia a dia dos soldadores e, consequentemente, potencializa a capacidade de produção durante o expediente.
Por fim, se for necessário transferir a máquina por diferentes espaços várias vezes ao dia, vale a pena investir em um modelo portátil.
Para saber mais sobre esse importante equipamento, confira o conteúdo disponível no final da página!
Você também pode comparar preços e tirar dúvidas com os fornecedores do Soluções Industriais!
Solicite um orçamento gratuito agora mesmo e seja atendido por quem mais entende do assunto!