Material para solda
O material para solda é utilizado para diversas finalidades no processo de união de peças metálicas, visto que ajuda a melhorar a resistência e o acabamento das peças, além de prevenir contra trincas e respingos incandescentes. Para saber sobre os tipos, as vantagens e como a escolha do melhor produto influencia no resultado final, confira os tópicos abaixo!
- O que é e para que serve o material para solda?
- Quais são os tipos de materiais para solda?
- Principais vantagens dos materiais para solda
- Como a escolha do material para solda influencia no processo de soldagem?
O que é e para que serve o material para solda?
O material para solda auxilia no processo de união de duas partes metálicas, pois é capaz de fornecer liga, aprimorar o acabamento ou limpar a superfície das peças.
Sendo assim, a qualidade final de uma soldagem depende diretamente do material solda utilizado, fazendo com que a aquisição de produtos de alta eficiência seja fundamental.
Quais são os tipos de materiais para solda?
Os materiais para solda podem ser de diversos tipos e variam de acordo com o resultado que se pretende atingir com o serviço.
Nos subtópicos a seguir, serão destacados os principais produtos!
Eletrodo e eletrodo revestido
O eletrodo é um dos materiais de solda muito utilizado em diversos processos de soldagem, especialmente na fundição de metais como o cobre, o aço e o alumínio.
Por sua vez, o eletrodo revestido é um material feito de hastes metálicas revestidas, que derretem durante a soldagem e são mais indicados para operações em temperaturas mais baixas.
Arames tubulares
Esse material de solda é composto de vários metais e possui um núcleo tubular que forma a solda ao derreter durante o processo.
Fluxos de solda
São produtos químicos amplamente utilizados como material para soldagem em processos de soldagem por brasagem, responsáveis pela limpeza das superfícies que serão unidas para evitar a formação de óxidos e outras impurezas.
Gases de proteção
São gases inertes utilizados em processos de soldagem como o TIG (Tungsten Inert Gas) e o MIG (Metal Inert Gas), a fim de proteger a solda do contato com o ar e outros elementos.
Anti respingo de solda
O antirrespingo serve para proteger os metais derretidos da aderência de possíveis respingos incandescentes.
Esse material de solda atua como uma capa de proteção contra trincas no metal e pode ser tanto líquido quanto aerosol.
Varetas de adição
É um consumível de adição composto por uma ampla variedade de ligas metálicas, que pode ser utilizado para unir materiais diferentes.
Os produtos ainda variam de acordo com o tipo e tamanho do equipamento utilizado. Sendo assim, o material para um transformador de solda tradicional não será igual ao de uma mini solda, por exemplo.
Principais vantagens dos materiais para solda
O material para solda tem um importante papel no processo de união das partes metálicas, pois confere maior qualidade e resistência às peças.
Não só isso, o produto oferece outras vantagens que fazem toda a diferença no resultado final. Entre elas:
- Maior durabilidade: o uso do material de solda torna os metais fundidos mais resistentes e aumenta sua durabilidade;
- Flexibilidade: o material para solda é muito flexível, pois permite unir peças de tamanhos e formatos diferentes;
- Melhor acabamento: o material de solda previne riscos e danos aos metais, como é o caso do uso do anti respingo;
- Resistência a altas temperaturas: o material para solda é muito utilizado por sua capacidade de resistir a altas temperaturas sem perder qualidade;
- Eficiência: utilizar um material de solda de qualidade assegura um melhor rendimento, facilita o processo de soldagem e aumenta a produtividade.
Por fim, os materiais para solda melhoram a segurança das peças, uma vez que aumentam a resistência do produto final.
Como a escolha do material para solda influencia no processo de soldagem?
Escolher o material para solda mais adequado é de extrema importância para não prejudicar a soldagem e garantir o resultado que se pretende obter.
Para isso, é preciso levar alguns fatores em consideração, especialmente sobre o processo de soldagem que será utilizado, as aplicações e compatibilidade dos materiais.
Outro fator a ser analisado é o ponto de fusão dos materiais, que se for muito diferente do que é exigido pelas matérias-primas podem dificultar a união das peças utilizadas meio ao material de soldador.
Por exemplo, alguns metais como o alumínio requerem temperaturas de fusão mais baixas, enquanto outros, como o aço carbono, podem ser soldados a temperaturas mais elevadas.
As propriedades do material de solda também influenciam na escolha, como a condutividade elétrica e térmica, a resistência mecânica, a maleabilidade, entre outros.
Dessa forma, é possível identificar quais produtos são mais compatíveis e podem ser trabalhados juntos para obter o resultado desejado.
Aproveite para fazer uma cotação gratuita com fornecedores que são referência no segmento, tudo em um só lugar: no Soluções Industriais!
Mas se deseja saber mais sobre o material de solda antes, confira o conteúdo disponível no final da página!