Metrologia industrial
A metrologia industrial é uma técnica que utiliza instrumentos de medição para realizar atividades de calibração, verificação e validação de processos e produtos na indústria. Ela está relacionada com a melhoria da eficiência da linha produtiva, o cumprimento das normas estabelecidas pelos órgãos regulamentadores e o controle de qualidade. Saiba mais abaixo!
- O que é o processo de metrologia industrial?
- Benefícios do uso da metrologia industrial
- Ferramentas utilizadas na metrologia industrial
- Tipos de metrologia
- Como fazer a implementação da metrologia industrial?
- Cuidados importantes com a metrologia industrial
O que é o processo de metrologia industrial?
A metrologia industrial é fundamental para empresas que desejam aprimorar suas linhas de produção.
O serviço consiste na aplicação de técnicas de calibração, verificação e validação da operação de máquinas, ferramentas e peças em diferentes etapas dos processos produtivos.
Isso proporciona uma maior precisão no controle de qualidade dos produtos, além de facilitar o cumprimento de normas estabelecidas pelos órgãos públicos regulamentadores.
Não à toa, a metrologia na indústria tem se tornado um procedimento cada vez mais solicitado, permitindo aos gestores um controle mais prático e rápido de informações que antes eram levantadas manualmente.
Para se ter uma ideia, a metrologia instrumentação industrial é tão precisa quanto um serviço de topografia, que mede e mapeia terrenos ou edificações de forma extremamente detalhada.
Inclusive, ambos podem utilizar escaneamento 3D, medição tridimensional e outros métodos avançados para serem realizados.
Porém, vale ressaltar que as semelhanças se limitam a isso, já que a topografia e a metrologia industrial são realizadas com objetivos distintos.
Benefícios do uso da metrologia industrial
Além dos benefícios da metrologia industrial destacados no tópico anterior, há muitos outros que merecem ser mencionados.
Em primeiro lugar, a metrologia instrumentação industrial mantém todas as informações coletadas em arquivos digitais. Isso significa que é muito mais fácil rever ou corrigir algum dado sempre que necessário.
Dessa forma, os gestores não precisam reservar um espaço físico para arquivos ou arriscar perder históricos de medições caso suas indústrias sejam afetadas por incêndios, inundações ou tragédias semelhantes.
A metrologia industrial ainda contribui para potencializar os lucros e evitar desperdícios nas linhas de produção.
Isso porque é possível prevenir erros e, consequentemente, minimizar as chances de retrabalho ou inutilização de materiais.
Por fim, uma vez que os equipamentos e ferramentas estejam devidamente verificados, os trabalhadores conseguirão produzir de forma muito mais rápida e precisa, o que faz toda a diferença em indústrias que lidam com altas demandas.
Ferramentas utilizadas na metrologia industrial
As principais máquinas e ferramentas utilizadas na metrologia industrial, assim como suas funções, estão especificadas na listagem a seguir:
- Máquina de medir por coordenadas (MMC): Mede diâmetros, distâncias percorridas, comprimentos e erros no formato de peças industriais;
- Circularímetro: Usado para evitar imperfeições de perpendicularidade, circularidade, retitude e cilindricidade em componentes;
- Caneta de medição: Mede dimensões em linha nas peças, seja em processos de fabricação ou manutenção;
- Braço articulado de medição: Empregado em metrologia tridimensional e inspeção tridimensional, a fim de comparar geometrias de peças originais e suas respectivas projeções em 3D;
- Interferômetro laser: Oferece feedbacks precisos quando se trata da distância atingida por ferramentas;
- Microscópio de medição: Indicado para medir espaços no interior de máquinas e componentes, como guias de válvulas;
- Projetor de perfil: Ideal para um controle de qualidade aprimorado em perfis de tuchos, camisas de cilindro, sedes de válvulas, entre outras peças;
- Rugosímetro: Garante que as rugas nas superfícies das peças sejam feitas com o padrão necessário;
- Perfilômetro: Controla pequenos perfis usados na montagem de componentes maiores.
É importante ter em mente que a utilização de todas essas ferramentas requer conhecimento técnico, por mais simples que algumas pareçam.
Tipos de metrologia
Os segmentos industriais não são os únicos que aderem à metrologia para aprimorar seus processos, pois também existem as metodologias científica e legal.
A primeira é realizada com o intuito de garantir resultados cada vez mais precisos, desenvolvendo métodos inovadores de medição conforme a tecnologia avança.
Já a metrologia legal é usada para se adequar às regras estabelecidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Na prática, o processo contribui para a calibração de bombas de combustível, balanças de supermercado, medidores de energia elétrica e demais equipamentos que determinam o preço a ser pago pelos consumidores de mercadorias diversas.
Quer encontrar empresas de referência em metrologia instrumentação industrial? Solicite já seu orçamento no Soluções Industriais!
Você também pode descobrir como implementar o serviço em sua indústria e os cuidados necessários para desenvolvê-lo no conteúdo disponibilizado no final da página!