Monitores de referência
Os monitores de referência são tipos de caixas acústicas fundamentais para trabalhos que envolvem a gravação e edição de conteúdos em áudio, pois permite que o usuário ouça o som com precisão e fidelidade. Quer saber mais informações sobre a importância do aparelho e como escolhê-lo? Então, confira os tópicos abaixo e tire todas as suas dúvidas!
- O que são monitores de referência e para que servem?
- Importância dos monitores de referência
- Diferenças entre monitores de referência e caixas de som
- Como escolher monitores de referência?
- Por que realizar a manutenção dos monitores de referência?
O que são monitores de referência e para que servem?
Os monitores de referência, também chamados de monitores de áudio, são tipos de caixas acústicas projetadas para oferecer uma reprodução de áudio precisa.
Isso porque, como o próprio nome sugere, o aparelho serve como um referência sonora, que refere-se a um tipo de fornecimento com todas as frequências equilibradas.
Esse equipamento pode vir com recursos de controles de equalização (EQ), bem como ajustes de volumes, a fim de adaptar-se às necessidades de escuta do local.
Por isso, o monitor de referência é muito utilizado em estúdios de produção e gravação musical, otimizando os processos de mixagem e masterização.
Além disso, os monitores de referência são encontrados em atividades de edições cinematográficas, que necessitam de elevada precisão sonora.
Diferenças entre os monitores passivo e ativo
Os monitores de referência podem ser encontrados em duas categorias principais: o ativo e o passivo, que estão relacionados à autonomia de áudio que apresentam.
Especificando, o monitor de áudio referência do tipo ativo possui um amplificador integrado, enquanto o passivo necessita de um aparelho externo.
Por esse motivo, é comum que o primeiro modelo apresente um valor de aquisição maior, que é compensado por precisar de um único investimento.
Em contrapartida, o segundo monitor de referência tem um preço muito mais econômico, mas requer a compra de um amplificador por fora.
Ainda sobre os equipamentos, o monitor passivo costuma ser muito mais leves, fazendo com que sejam mais fáceis de transportar, e são menos propensos ao superaquecimento.
Enquanto isso, os monitores de referência ativos permitem um melhor controle de som, o que possibilita ajustes mais precisos de equalização e volume.
Devido a todas essas especificações, a escolha do melhor monitor de referência irá depender muito do orçamento, da portabilidade e do monitoramento do áudio que será necessário.
Importância dos monitores de referência
Os monitores de referência são responsáveis por assegurar que um conteúdo em áudio seja reproduzido com mais precisão e fidelidade.
Por conta disso, o aparelho é tão importante em alguns ambientes o monitor de referencia, principalmente quando se trata de produções musicais.
A partir do uso do monitor de referência, é possível ouvir com clareza as nuances, ou seja, as variações ou sutilezas no desempenho musical das faixas.
Isso permite que o usuário identifique problemas com a produção, como cancelamento de fase, distorção, ruídos, interferências, entre outros.
Com isso, os processos de ajustes da canção e melhora da qualidade do som podem ser feitos com mais eficiência, sem riscos de edições ruins.
No entanto, é importante lembrar que a qualidade final das produções não está relacionada apenas com os monitores de referência.
Dessa forma, é ideal o investimento em um sistema otimizado de gravação, o que vai incluir a aquisição de excelentes equipamentos, como o microfone ambiente e o misturador de som.
Não só isso, também é indispensável contar com uma empresa especializada em instalação de sistema de som ambiente para projetar o espaço e fazer a melhor disposição das caixas.
Diferenças entre monitores de referência e caixas de som tradicionais
Os monitores de referência e as caixas de som tradicionais possuem algumas funcionalidades diferentes, mesmo sendo estruturalmente similares.
Isso porque o monitor de referência é projetado para realizar uma reprodução totalmente precisa e fiel do som, ou seja, sem alterações de frequência ou outras distorções.
Por outro lado, as caixas de som são equipamentos mais simples, desenvolvidos apenas para espalhar o áudio em ambientes residenciais, comerciais, industriais e empresariais.
As caixas convencionais também costumam vir com equalizações e frequências pré-configuradas de fábrica, a fim de fornecer uma experiência auditiva mais agradável.
Por esse motivo, elas não entregam os sons compatíveis com o que foi registrado, mas sim uma adaptação deles em larga escala.
Devido às funcionalidades e aplicações, as caixas de referência costumam apresentar um tamanho mais compacto e um valor mais caro, enquanto as normais têm um design maior por um preço mais baixo.
Mesmo que isso aconteça, o monitor de referência não é melhor que a caixa de som, ou vice-versa, eles apenas tem características e usos distintos, precisando ser compatíveis com o lugar de instalação.
Como escolher monitores de referência?
Para escolher monitores de referência com assertividade, o ideal é prestar atenção em muitos fatores. Entre eles:
- Tamanho e formato: o aparelho pode ser encontrado com diferentes opções de design;
- Quantidade de vias: está relacionada com a quantidade de alto-falantes e tweeters, que servem como reprodutores de frequências baixas e altas, respectivamente. A divisão costuma ser:
- 2 vias: um alto-falante para sons médios e graves e um tweeter para agudos;
- 3 vias: um alto-falante para graves e um para médios, bem como um tweeter para agudos;
- 4 vias: um alto-falante dedicado para graves, dois para médios e um tweeter para agudos;
- Resposta de frequência: é necessário que o equipamento seja capaz de reproduzir frequências precisas e equilibradas sem fazer adições ou subtrações de níveis;
- Modelo do monitor de referência: é possível encontrá-lo em versões ativas ou passivas.
Existem várias outras especificações que vão interferir na escolha dos melhores monitores de referência, como a impedância, a potência, os tipos de conectores, o espaço de instalação, entre vários outros.
Além de tudo isso, o preço também é uma variável que pode impactar muito durante a escolha, mas nunca deve ser a principal, pois a relação custo-benefício é mais importante.
Devido a todos os fatores, o recomendável é que o cliente solicite orientação técnica antes de adquirir um monitor de referência.
Por que realizar a manutenção dos monitores de referência?
É comum que os componentes dos monitores de referência se desgastem com o passar do tempo, o que pode afetar a precisão do áudio transmitido.
Por isso, realizar a manutenção dos aparelhos é fundamental por diversos motivos, como:
Otimizar a precisão sonora
O monitor de referência é projetado para produzir uma resposta de frequência adequada e, consequentemente, uma reprodução mais fiel.
Se ele não estiver funcionando corretamente, as mixagens podem ser ouvidas de maneira imprecisa, o que levaria a erros de avaliação do trabalho.
Prevenir problemas
O serviço ajuda a identificar e prevenir problemas antes que eles se tornem graves, o que evita a troca precoce de peças ou do próprio equipamento.
Aumentar a vida útil dos monitores
A manutenção regular do monitor de referência pode prolongar a vida útil dos aparelhos, bem como evitar falhas relacionadas ao uso prolongado.
Promover segurança
Os monitores de referência são equipamentos ligados à rede de energia, fazendo com que sua vistoria seja fundamental para evitar sobrecargas.
Sendo assim, as boas condições de funcionamento podem ajudar a garantir que eles operem com segurança, reduzindo o risco de curtos-circuitos, incêndios ou explosões.
É bom lembrar que os processos só podem ser desenvolvidos por especialistas, que devem ser treinados e contar com as devidas ferramentas para as correções.
Quer saber mais sobre o monitor de referência e onde comprá-lo com segurança? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o que existe de melhor no segmento!
E se quiser saber outras curiosidades sobre o aparelho, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!