Motores elétricos
Os motores elétricos são equipamentos que têm como o principal objetivo transformar energia elétrica em energia mecânica. Essa energia gerada é útil para movimentar máquinas, equipamentos e veículos.
São muitos os tipos de motores elétricos, e podemos separá-los em três grandes categorias, que são os motores de corrente contínua, motores de corrente alternada e os motores universais.
Para cada um desses tipos de motores citados existem outras separações de motores como os motores de corrente alternada, por exemplo.
O que é um motor elétrico?
Para que uma máquina seja capaz de operar cumprindo sua produção diária, é necessário que haja uma fonte de energia mecânica para que o funcionamento dos seus componentes aconteçam.
A grande questão é que antes da criação do motor elétrico, não existia um dispositivo que pudesse ser ligado às máquinas e fosse capaz de fornecer esse tipo de energia. Com isso motores foram criados com o objetivo de resolver essa questão.
Podemos descrever o motor elétrico como um aparelho criado com o intuito de transformar energia elétrica em energia mecânica, de modo que ela possa ser utilizada para a operação de diversos aparelhos, como máquinas industriais, carros, entre outros.
O conceito do motor elétrico é bem diferente do motor a combustão, por exemplo, que funciona por meio da queima de algum tipo de combustível.
Como ele funciona?
O motor elétrico tem seu princípio de funcionamento baseado nas leis do eletromagnetismo, que quando aplicados exercem uma força física capaz de colocar objetos em movimento.
Em um primeiro momento esse conceito que explica a ideia do motor pode parecer simples, no entanto existem algumas questões que acabam o deixando um pouco complexo.
Para que o funcionamento seja viável é necessário a utilização de ímãs, com a capacidade de atração e repulsão. Para que assim, se unam nos campos eletromagnéticos
Seu funcionamento funciona da seguinte forma - quando o dispositivo é conectado a corrente elétrica, ela chega a uma bobina, que fica posicionada dentro de uma peça chamada rotor.
Quando a bobina recebe essa energia, ela se torna um eletroímã e passa a emitir um campo eletromagnético, que entra em um processo de repulsão com o campo gerado pelos ímãs, esse procedimento é o que leva o rotor a girar.
É importante saber que caso os pólos encontrem um alinhamento, o movimento do rotor será instantaneamente encerrado. Esse problema geralmente é evitado devido a inversão de polaridade apresentada pela bobina.
Em relação ao tipo de corrente elétrica utilizada, existem dois tipos diferentes: alternada e contínua. Os motores elétricos são categorizados de acordo com o tipo de corrente que utilizam.
Vantagens do motor elétrico?
O motor elétrico é um mecanismo fundamental para os dias atuais. Fazendo o uso de conceitos relacionados ao eletromagnetismo, esse dispositivo permite que máquinas e equipamentos operem com uma fonte de energia econômica e sustentável.
O motor elétrico é o mais utilizado por aliar vantagens da energia elétrica com um baixo investimento, maior durabilidade, versatilidade nas aplicações e facilidade de comandos.
Por este motivo, é indicado fazer uma avaliação a respeito de como o motor elétrico em será usado e onde será colocado e adquirir o produto através de empresas especializadas no mercado.