Tecnologia e Inovações

Crescimento da IA acelera adoção de energia nuclear

O crescimento da IA está aumentando significativamente o consumo de energia nos data centers, que pode dobrar até 2030. Nos Estados Unidos, esses centros já consomem 4% da energia global, levando empresas como Amazon e Google a considerar a adoção de energia nuclear para atender à demanda, segundo a Agência Internacional de Energia.

O avanço da inteligência artificial está aumentando significativamente a demanda por eletricidade, especialmente em data centers. Segundo a IEA (Agência Internacional de Energia), o consumo de eletricidade para IA está explodindo globalmente, e gigantes da tecnologia como Amazon e Google planejam usar energia nuclear para atender essa necessidade.

Uso de energia já é altíssimo

Os data centers estão se tornando consumidores significativos de energia em todo o mundo. Atualmente, eles são responsáveis por cerca de 1% a 1,5% do consumo global de energia, conforme dados da Agência Internacional de Energia (IEA).

Nos Estados Unidos, que abriga muitas das grandes empresas de tecnologia, esse número sobe para 4%, enquanto na China chega a 3%.

Com o avanço das tecnologias e a crescente demanda por poder de processamento, espera-se que o consumo de energia dos data centers dobre até 2030. Nos Estados Unidos, por exemplo, a previsão é que eles consumam 9% da energia produzida até lá.

Esse aumento no uso de energia está impulsionando grandes empresas a buscar alternativas mais sustentáveis, como a energia nuclear, para atender às suas necessidades energéticas crescentes.

Rafael Lins

Colunista no segmento Tecnologia e Inovações | Rafael Lins é especialista em tecnologia e inovação, com formação em Ciência da Computação, Engenharia de Software e Engenharia Eletrônica. Sua missão é traduzir tendências tecnológicas em insights estratégicos para negócios e sociedade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo