A VLI lançou a iniciativa Air Draft no Porto de São Luís, que visa otimizar o deslastro e acelerar a rotação de atracação, especialmente durante a safra, aumentando a eficiência logística e o fluxo de carga, beneficiando o Corredor Norte e fortalecendo a competitividade do Brasil no mercado de exportação de grãos e outros produtos.
A VLI, empresa de logística multimodal, celebra o sucesso da iniciativa Air Draft no Terminal Portuário de São Luís. Esta inovação visa agilizar o deslastro e acelerar a rotação de atracação, permitindo o carregamento de mais embarcações, especialmente nos meses de pico de safra, aumentando a produtividade do terminal e o fluxo geral de carga.
Iniciativa Air Draft no Porto de São Luís
A iniciativa Air Draft no Porto de São Luís foi projetada para otimizar o processo de deslastro e acelerar a rotação de atracação. Isso permite que mais embarcações sejam carregadas, especialmente durante os meses de pico de safra, de maio a agosto.
A VLI implementou melhorias significativas na infraestrutura de carregamento, como a extensão do bico de carregamento para 16,6 metros, possibilitando que navios cheguem com menos água de lastro nos tanques.
Com a redução do lastro, os navios podem ser carregados mais rapidamente, aumentando a eficiência operacional. No entanto, são necessários cálculos precisos para garantir que as embarcações permaneçam dentro dos limites de altura permitidos pelo porto. A gestão adequada do lastro durante o carregamento é crucial para a segurança estrutural e eficiência operacional.
Além disso, a equipe de operações náuticas do porto passou a utilizar o sistema proprietário da VLI, o Speed System, para desenvolver planos de carregamento otimizados que consideram o Air Draft necessário ao atracar.
Com essa mudança, o tempo de operação dos navios no Porto de Itaqui foi reduzido em até 14 horas, maximizando a utilização dos ativos e melhorando a eficiência geral do porto.
Impacto da Iniciativa no Corredor Norte
A iniciativa Air Draft teve um impacto significativo no Corredor Norte, que desempenha um papel crucial na logística brasileira, especialmente no escoamento de grãos das regiões de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de Mato Grosso, Pará e Goiás.
A eficiência aprimorada no Terminal Portuário de São Luís fortalece a capacidade do corredor de lidar com grandes volumes de carga, incluindo combustíveis, celulose, fertilizantes e minerais.
O Corredor Norte é composto por terminais integradores em Porto Nacional, Palmeirante (Tocantins) e Porto Franco (Maranhão), que facilitam a transferência de carga do modal rodoviário para o ferroviário, abordando um dos principais desafios logísticos do Brasil: as limitações de capacidade de armazenamento.
Com a otimização proporcionada pela iniciativa, o fluxo de carga é acelerado, reduzindo gargalos e aumentando a competitividade do corredor no cenário de exportação.
Além disso, a melhoria na eficiência operacional contribui para o fortalecimento do sistema portuário do Maranhão e a posição da VLI como um operador logístico estratégico no Brasil.
A expansão planejada da iniciativa para outros terminais portuários promete replicar esses benefícios em outras regiões, potencializando a infraestrutura logística do país.
Fonte: DatamarNews