Oxigênio Medicinal
Quando se trata de procedimentos relacionados ao setor hospitalar, qualquer segundo pode ser determinante para evitar que um paciente tenha complicações durante um procedimento e/ou venha a óbito. Por essa razão, a instalação de centrais de distribuição de gases, como é o caso do Oxigênio Medicinal, é de vital importância para o ambiente.
Devendo ser desenvolvido de acordo com rigorosos critérios de qualidade e de segurança definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o cilindro de oxigênio destinado para uso em tratamentos hospitalares e odontológicos é desenvolvido com matérias-primas de alta resistência e comercializado na cor verde.
O que é Oxigênio Medicinal?
Classificado como um importante tipo de gás medicinal, juntamente com insumos como o ar comprimido, o dióxido de carbono, a mistura carbogênica, mistura odontare e o óxido nitroso, o cilindro hospitalar de oxigênio costuma ser empregado em diversos processos. Tais como:
- Diagnósticos;
- Prevenção e tratamento de doenças;
- Modificação, restauração ou correção de funções fisiológicas;
- Entre outras atividades.
Apresentando uma concentração com nível de pureza que varia de 93% a 99,5%, bem como em pressão de 200 bar, o Oxigênio Medicinal costuma ser vendido em cilindros confeccionados em aço, precisa ser disposto na vertical e armazenados em locais longe de combustíveis e fontes de calor, ventilados, sem umidade e, de preferência, com baixo tráfego de pessoas.
Quando usar o Oxigênio Medicinal?
Durante uma fase crítica da pandemia do coronavírus, o Oxigênio Medicinal se tornou pauta tanto na imprensa nacional quanto internacional devido ao colapso do sistema de saúde de Manaus, no Amazonas, justamente pela falta desse tipo de cilindro de ar.
De vital importância para a sobrevivência humana, o gás oxigênio compõe cerca de 21% do ar atmosférico. Todavia, existem alguns casos em que o corpo humano não consegue suprir as quantidades necessárias para uma boa respiração.
É justamente nesses momentos que o Oxigênio Medicinal surge como um grande aliado, servindo como um dos principais insumos para a utilização do kit de respiração hospitalar, que pode ser composto justamente por uma máscara de oxigênio com cilindro.
Indo muito além da proteção respiratória, o insumo costuma ser indispensável durante cirurgias (servindo para complementação da inalação de medicamentos), para bebês em incubadoras, pessoas em coma, testes pulmonares, análises de gases no sangue, dentre diversas outras funções.
Vale citar que o uso do Oxigênio Medicinal não está limitado ao ambiente hospitalar, podendo ser solicitado para a realização de terapias respiratórias domiciliares. Em suma, os processos costumam promover a melhora da saúde a partir da correção dos níveis de oxigênio.
Quanto tempo dura um cilindro de oxigênio?
Citar o tempo exato de duração do gás oxigênio é uma tarefa muito difícil, visto que ele pode variar de acordo com fatores como tamanho do cilindro e o tempo de uso. Por isso, é importante manter um estoque, a fim de assegurar que o insumo esteja sempre disponível para os procedimentos.
Benefícios do uso do Oxigênio Medicinal
Considerando as diversas situações que necessitam do Cilindro de oxigênio cilindro de oxigênio, a lista de benefícios advindos com a utilização do insumo também é muito extensa. Focando inicialmente na fabricação e no armazenamento, todas as empresas que atuam com a venda de gases medicinais precisam ser reguladas pela ANVISA.
Só nesse primeiro ponto, o cliente já tem a certeza que estará fazendo uma aquisição de alta segurança, visto que diversos aspectos são analisados pela organização para promover a proteção da saúde da população. Além disso, a estocagem do produto é simples e segura, desde que feita de acordo com as normas estabelecidas.
Ao possuir um estoque de Oxigênio Medicinal, clínicas e hospitais garantem a distribuição dos fluidos para diversas áreas de atendimento ao paciente sem que haja necessidade de interrupção dos procedimentos. Pode parecer algo simples, mas esse benefício pode fazer toda a diferença para pacientes com insuficiência respiratória ou outros problemas graves de saúde.
Sobre o gás, é comum que ele também seja utilizado nos processos de inalação simples, no tratamento de crises de cefaleia, anestesia ou terapia intensiva, podendo assegurar mais proteção para os pacientes. Em adicional, ele também é indispensável para dar andamento em alguns tipos de atendimentos e cirurgias.
Contudo, é bom ficar atento: por mais que o Oxigênio Medicinal seja capaz de garantir todos esses benefícios, ele deverá ser utilizado em quantidade adequada, visto que a exposição direta à níveis incompatíveis pode causar diversos problemas, que variam desde síntomas leves (náuseas, tontura, irritabilidade, etc) até os mais graves (hipotermia, convulsões, redução dos batimentos cardíacos, etc).