papel higiênico
O papel higiênico é um produto extremamente importante em banheiros, pois permite que os usuários consigam fazer a higiene pessoal após o uso. Geralmente branco, ele é conhecido por ser macio ao toque, possuir alta capacidade de absorção e proporcionar conforto. Conheça melhor as vantagens e como escolher os melhores tipos do produto nos tópicos abaixo!
- Tipos de papéis higiênicos
- Principais vantagens do papel higiênico
- Como escolher o melhor papel higiênico?
Tipos de papéis higiênicos
Os papéis higiênicos podem ser encontrados em diferentes tipos, que costumam ser classificados de acordo com os ambientes em que serão utilizados, seus modelos, sua composição e a quantidade de folhas que possuem.
Essas quatro classificações serão apresentadas em detalhes a seguir:
Ambientes para os quais o papel higiênico é destinado
O papel higiênico pode ser destinado para ambientes convencionais e “industriais”. No primeiro caso, o produto é muito comum em residências e pequenos escritórios e comércios.
Os papéis convencionais costumam ser vendidos por pacotes em supermercados, lojas de conveniência ou estabelecimentos especializados em mercadorias de higiene pessoal.
Já os papéis higiênicos industriais são muito comuns em ambientes com alto fluxo de pessoas, como fábricas, restaurantes, hotéis, praças esportivas, terminais rodoviários, entre outros.
Esse tipo de produto costuma ser comercializado em rolos grandes e colocado em suportes bem maiores do que os encontrados em residências.
Modelos
O produto é geralmente encontrado em formato de rolo ou bobina, que refere-se ao tradicional papel enrolado em tubo de papelão disponibilizado em diferentes metragens.
Além desse, existem as opções:
- Interfolha: o papel é dobrado em pequenas folhas intercaladas, o que facilita a distribuição e evita desperdícios;
- Folha única: cada folha é separada individualmente, como se fossem lenços umedecidos. É mais higiênico, mas costuma ser mais caro;
- Coreless: similar ao rolo, mas sem o tubo de papelão no meio, o que reduz o volume de lixo produzido;
- Quadrado: o papel é cortado em folhas quadradas, como um lenço. É comum em banheiros de hospitais e clínicas, onde a higiene é prioritária.
Composição
A composição do papel higiênico pode ser:
- 100% celulose virgem: Produzido com celulose que nunca foi usada na fabricação de outro papel, este modelo é recomendado para locais onde a preservação da saúde é ainda mais importante, como centros médicos e restaurantes;
- Misto: Os papéis higiênicos mistos são feitos a partir de uma mistura entre celulose virgem e sobras de papel e plástico que restaram de outros processos produtivos;
- Reciclado: Também é possível achar papéis higiênicos compostos pelo material reciclado, que ajuda a preservar o meio ambiente.
Quantidade de folhas
A quantidade de folhas é outra característica importante dos papéis higiênicos. É comum encontrar opções de:
- Folha simples: O papel higiênico de folha simples têm como principal vantagem o seu preço reduzido, já que possui uma estrutura mais fina quando comparado aos demais modelos;
- Folha dupla: Este tipo de papel higiênico é considerado como “premium” por muitas marcas, já que apresenta o reforço de uma folha extra em sua estrutura;
- É preciso estar atento para não confundir o modelo com o “papel higiênico dupla face”, que apresenta texturas diferentes em cada um dos lados;
- Folha tripla: Os papéis higiênicos em questão possuem uma folha a mais do que o tipo anterior, o que promove maior conforto para os usuários.
Principais vantagens do papel higiênico
O papel higiênico é um produto de uso diário que traz diversas vantagens para as pessoas, que vão desde a economia financeira até a prevenção de doenças.
Isso porque os papéis higiênicos são baratos e servem principalmente para limpar a região íntima após o uso do banheiro, removendo resíduos e evitando a proliferação de bactérias.
Outro benefício da mercadoria é a sua versatilidade, pois ela pode ser encontrada em vários tamanhos e modelos, bem como em opções para peles sensíveis, com perfumes e com diferentes texturas.
Além disso, o papel higiênico é leve e pode ser transportado para qualquer lugar, inclusive dentro de bolsas e mochilas.
Atualmente, existem no mercado papéis higiênicos feitos com materiais reciclados, o que ajuda inclusive a proteger o meio ambiente.
Quando o produto é colocado em ambientes comerciais, industriais ou de prestação de serviços, como em hospitais, clínicas odontológicas e salões de beleza, o uso ainda é decisivo para melhorar a percepção do público.
Isso acontece pois a distribuição é vista muitas vezes como um sinal de cuidado e respeito ao próximo, critérios que certamente serão analisados pelos clientes.
Por isso, destinar uma atenção especial à escolha do papel higiênico não é apenas uma questão de capricho, mas sim uma chance de causar uma boa impressão!
Como escolher o melhor papel higiênico?
Não há uma resposta ideal quando se pensa no melhor papel higiênico. No entanto, a escolha pode ser mais assertiva quando alguns critérios básicos são levados em conta.
Além do tipo do papel higiênico, o que envolve seu formato, quantidade de folhas, composição e aplicabilidade, é interessante analisar as necessidades do local onde o produto será usado.
Em banheiros químicos instalados em eventos, por exemplo, é recomendável optar por papéis higiênicos com uma metragem alta, capazes de durar por muitas horas até que seja necessário fazer a reposição.
O mesmo vale para qualquer outro espaço com um grande fluxo de pessoas, como shoppings, estádios de futebol e prédios empresariais.
Caso a intenção seja assegurar um aspecto mais sofisticado ao ambiente, pode ser interessante investir em papéis perfumados, com textura em alto relevo e um tom mais intenso de branco para atrair a atenção dos usuários.
Existem ainda papéis higiênicos com características próprias, que são mais recomendados para áreas específicas.
Um bom exemplo disso são os produtos que não se desmancham facilmente ao entrar em contato com líquidos e, por isso, podem ser jogados diretamente no vaso sanitário.
É importante citar que o uso desse modelo só pode ser feito em locais que possuem encanamento adaptado para suportar a passagem do papel sem entupir.
Por fim, é possível escolher uma versão de papel com maior poder de absorção, que gera maior economia ao remover toda a umidade com poucas folhas.
Quer encontrar os melhores fornecedores de papel higiênico do mercado? Solicite um orçamento aos parceiros do Soluções Industriais agora mesmo!
Mas caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!