Soluções Industriais

Buscas Relacionadas:

para-raios

O para-raios ou Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), são hastes de alumínio ou cobre instaladas em lugares elevados utilizadas para reter as descargas elétricas causadas pelos temporais, e assim as canalizar até o solo. 

Esse equipamento permite que a descarga elétrica possa chegar até o solo sem entrar em contato com a estrutura do prédio ou as pessoas que estão dentro dele. Ou seja, os para-raios evitam danos à edificação e à vida dos moradores.

Confira neste artigo como funciona o para-raios, quantos metros um para raio protege, quais tipos existem, e muito mais.

  • O que são os para-raios?
  • Como funcionam os para-raios?
  • Métodos que existem de para-raios
  • Tipos de para-raios que existem
  • Qual é a altura mínima para instalar para-raios?
  • Quantos metros o para-raios protege?
  • Fatos e curiosidades sobre os para-raios

O que são os para-raios?

De modo geral, os para-raios são hastes de alumínio ou cobre que são utilizados para reter as descargas elétricas proferidas pelos temporais, e assim as canalizar até o solo. Nesse sentido, os para-raios podem ser vistos como verdadeiras proteções de residências e edifícios, visto que o mesmo sempre está presente no ponto mais alto desses imóveis.

O spda para raio foi inventado por Benjamin Franklin em 1752,  quando fez uma perigosa experiência utilizando um fio de metal para empinar uma pipa de papel e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo. 

Provou também que hastes de metal, quando em contato com a superfície terrestre poderiam servir como condutores elétricos, inventando assim, o para-raios.

Esse equipamento precisa ser colocado em lugares bem altos, pois o raio tende a atingir o ponto mais alto de uma área. Geralmente eles são colocados em topos de edifícios, em topos de antenas de transmissões de televisões, rádios, etc.

Engana-se quem pensa que o para raio atrai raio, ele não atrai a descarga elétrica. No entanto, ao ser instalado em um ponto alto e sem oferecer resistência, ele se torna um caminho preferencial para a corrente do raio.

A importância do SPDA 

Os para-raios desempenham papel fundamental para a garantia da segurança, isso porque o equipamento retém as descargas elétricas, o que reduz a probabilidade de situações piores serem iniciadas. 

Dessa forma, ter um  para raio residencial tem sido uma opção para muitos que querem evitar  acidentes graves com descargas elétricas. Além de prolongar o período de vida útil dos eletrodomésticos. 

A não utilização de um para raio predial ou residencial, pode desencadear uma série de malefícios, como:

  • Rachaduras no local;
  • Danos na estrutura do prédio;
  • Incêndios;
  • Morte, seja de animais ou pessoas;
  • Choque;
  • Queima de equipamentos.

Como funcionam os para-raios?

Há uma enorme corrente elétrica transportada pelas descargas atmosféricas, em razão disto, os para-raios e os fios que os ligam à terra devem ser feitos de metais condutores de baixa resistência elétrica, como cobre ou alumínio, uma vez que, ao serem atravessados por grandes intensidades de corrente elétrica, os materiais dielétricos, que são dotados de alta resistência elétrica, sofrem enormes danos em razão do efeito joule (fenômeno físico que consiste na conversão de energia elétrica em calor), podendo queimar ou até mesmo derreter.

A função dos para-raios é proteger a estrutura de construções, como edifícios, casas, etc., contra as descargas elétricas atmosféricas (raios). Entretanto, eles não evitam a queima de equipamentos domésticos, como computadores, televisores, aparelhos eletrodomésticos, etc.

Métodos que existem de para-raios

Há três tipos de métodos de para-raio que existem. São eles:

Para-raios de Franklin: esse modelo é composto de três hastes metálicas pontiagudas em sua extremidade, ligadas a um fio condutor conectado ao solo. É o tipo de para-raios mais usado em razão de sua grande eficiência em dissipar as descargas elétricas para o solo.

Para-raios de Melsens: apesar de ter a mesma finalidade dos para-raios de Franklin, esse tipo de para-raios funciona também como uma gaiola de Faraday, envolvendo as construções com uma malha de fios dotada de hastes metálicas, aterrada ao chão.

Para-raios da Esfera Rolante (eletrogeométrico): O método da esfera rolante, estabelece, por meio do posicionamento de elementos verticais, o volume de proteção do subsistema de captação em um SPDA para qualquer direção.

A aplicação do método da esfera rolante consiste, basicamente, em rolar-se uma esfera imaginária por todas as partes externas da edificação. 

Para que haja uma eficácia desse equipamento é feito um cálculo que identifica uma projeção estimada da distância entre o ponto de partida e a extremidade que formam a descarga atmosférica.

Tipos de para-raios que existem

Além dos três tipos de para raios apresentados acima, temos também tais: 

Para-raios radioativo: Usados no Brasil entre os anos 1970 e 1989, até que foram proibidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), uma vez que sua eficácia não pôde ser comprovada, nada justificava o uso de fontes radioativas, como o radioisótopo amerício-241, que emite radiação alfa e gama.

Para-raios com dispositivo de ionização (não radioativo): O Para-raio com dispositivo de Ionização, também chamado de para-raios ionizante, nasceu no meio dos anos 80 na França depois da proibição do para-raios radioativo. 

Esse tipo de para raio se caracteriza com a emissão antecipada de um líder ascendente e a conexão com o raio antes que qualquer outro objeto dentro do seu raio de proteção, oferecendo assim uma zona de proteção maior que um para-raios Franklin.

Qual é a altura mínima para instalar para-raios?

Quando se deseja instalar um para-raios em sua residência ou edifício, é preciso que você tenha algumas informações em mente. E a altura do local onde será colocada a torre para raio é um dos pontos mais importantes. 

Para a instalação de um para raio, é seguida uma legislação, NBR 5419, que estabelece a altura necessária para cada nível de proteção.

No nível I, a construção precisará ter pelo menos 20 metros de altura, em caso de proteção II, ela necessita ter um tamanho mínimo de 30 metros de altura. 

A estrutura que precisa de proteção nível III, precisa ter 45 metros de altura, e por fim, o último nível de proteção, IV, pede 60 metros de altura no mínimo!

Quantos metros o para-raios protege?

A dúvida de qual a distância de proteção dos para-raios vai depender do modelo utilizado. Atualmente, o modelo Franklin é o mais usado. 

Sendo assim, os para-raios são capazes de proteger uma grande área em formato de cone, cujo raio é aproximadamente igual à sua altura, em caso de construções de até 30 metros. 

Já em estruturas mais altas, como em torres e prédios, a proteção contra os raios é efetiva somente até a altura de 30 metros a partir do solo. 

Fatos e curiosidades sobre os para-raios

Nesta etapa iremos lhe mostrar alguns fatos curiosos sobre os para raios.

Assim como o para raio protege as propriedade e às pessoas, o filtro protetor contra raios foi criado para que a descarga elétrica ao atingir um ambiente com máquinas e eletrodomésticos, não venha causar grandes danos a esses objetos. 

Outro fato que confunde muito as pessoas é que os para-raios não impedem que ocorram as descargas elétricas. Ele apenas desvia os raios através de um “caminho” mais fácil até o solo, reduzindo assim seus efeitos destrutivos.

Apesar de parecer fácil, tudo o que foi dito aqui, para que esse equipamento de proteção seja instalado corretamente é preciso um Laudo SPDA que comprove a funcionalidade do para raio

Esse laudo comprovará que a instalação dos para-raios será feita atendendo rigorosamente os requisitos estabelecidos pelas normas técnicas, a fim de garantir a segurança e desempenho adequados.

Para quem tem interesse no preço para raio completo, deverá saber que o investido não será baixo. Mas fique tranquilo que o Soluções Industriais, te ajudará a encontrar o melhor valor.

  • adequação para raios title=

    adequação para raios

    Amig Instalações

    Atendimento: GO, DF

  • AVCB para-raios title=

    AVCB para-raios

    JA Para Raios

    Atendimento: SP

  • Empresa de para-raios title=

    Empresa de para-raios

    JA Para Raios

    Atendimento: SP

  • Instalação de para-raios title=

    Instalação de para-raios

    JA Para Raios

    Atendimento: SP

  • Inspeção de para-raios title=

    Inspeção de para-raios

    JA Para Raios

    Atendimento: SP

  • Medição ohmica para-raios title=

    Medição ohmica para-raios

    JA Para Raios

    Atendimento: SP

  • Sistema de para-raios title=

    Sistema de para-raios

    JA Para Raios

    Atendimento: SP

  • Vistoria de para-raios title=

    Vistoria de para-raios

    JA Para Raios

    Atendimento: SP

  • Manutenção de para-raios title=

    Manutenção de para-raios

    JA Para Raios

    Atendimento: SP

  • Medição de para-raios title=

    Medição de para-raios

    JA Para Raios

    Atendimento: SP

  • Adequação de para-raios title=

    Adequação de para-raios

    JA Para Raios

    Atendimento: SP

  • Medição ôhmica para raios title=

    Medição ôhmica para raios

    PREL INSTALACOES

    Atendimento: SP

  • inspeção de para raios title=

    inspeção de para raios

    PREL INSTALACOES

    Atendimento: SP

  • adequação de para raios title=

    adequação de para raios

    PREL INSTALACOES

    Atendimento: SP

  • Vistoria de para raios title=

    Vistoria de para raios

    PREL INSTALACOES

    Atendimento: SP

para raios

Sabemos que a não instalação de um para raio pode gerar grandes riscos, tanto para a estrutura de propriedades, até causando a morte. 

Visto a sua importância entendemos que é fundamental a instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas em edifícios e residências.

Neste texto fomos apresentados a fatos como a altura mínima necessária para a instalação de para-raios e o alcance de sua proteção. 

Além de conhecer os modelos e métodos existentes, e como funcionam.

Com isso, podemos concluir que os para raios tem um espaço fundamental quando se trata de segurança, seja no local de trabalho ou em casa. Pensando nisso, o Soluções Industriais separou as melhores oportunidades para você. Confira já!