Perfil Rígido
O perfil rígido é projetado especialmente para reforçar a proteção de forros, paredes, piscinas e outras superfícies arquitetônicas. Esse item é fabricado em plástico de alta resistência, sendo encontrado em diferentes formatos, espessuras e comprimentos. Entenda melhor sobre as funções, características e vantagens da peça conferindo os tópicos abaixo!
- O que é e para que serve o perfil rígido?
- Principais características do perfil rígido
- Vantagens de uso do perfil rígido
O que é e para que serve o perfil rígido?
O perfil rígido é uma estrutura de plástico aplicada a diversas superfícies, incluindo paredes, bordas de piscinas e forros de grande porte.
Sua função é proteger a área de instalação contra danos causados por impactos, exposição à luz solar, umidade e muitas outras situações adversas.
Além disso, a peça proporciona um ótimo acabamento estético, conferindo um visual mais uniforme e atraente à superfície em que é aplicada, como o perfil de plastico rigido.
Essa característica a torna uma escolha popular em ambientes comerciais e residenciais, onde a durabilidade e a estética são igualmente importantes.
Como o perfil rígido é fabricado?
O perfil rígido é fabricado a partir de um processo chamado de extrusão, constantemente realizado nas indústrias de plástico.
Basicamente, a extrusão pode ser dividida em três etapas: alimentação, compressão e dosagem.
A matéria-prima deve ser inserida na máquina extrusora moída ou granulada. Assim que o conteúdo é depositado no bocal de entrada do equipamento, chega a uma rosca especial, que inicia a etapa de alimentação.
O componente é equipado com um cilindro aquecido a altas temperaturas, que troca calor com o plástico até derretê-lo e torná-lo moldável.
Quando o material atinge a condição mencionada, passa à zona de compressão da extrusora. Nessa área da máquina, o plástico é pressionado contra a parede do cilindro, obtendo um aspecto uniforme como um protetor de parede.
Por fim, ocorre uma mistura do conteúdo e, posteriormente, uma eficaz peneiragem, para que impurezas como partículas de borracha e metal não sejam inseridas no perfil de plástico rígido.
Assim, o material fica pronto para adquirir seu formato final, o que acontece rapidamente em uma matriz.
Vale ressaltar que a extrusão é apenas um dos processos utilizados na fabricação de peças plásticas.
Outras estruturas, como o tubo de PVC e a garrafa PET, podem ser feitas por termoformagem e injeção, por exemplo.
Principais características do perfil rígido
A característica mais evidente do perfil rígido é a leveza, uma vez que o material não apresenta qualquer obstáculo durante o transporte e instalação, assim como a instalação de um tubo de aço.
Isso ainda proporciona uma economia significativa com gastos de construção, pois diminui a quantidade de suporte necessário para fixá-lo.
Outra característica notável sobre essa peça é a versatilidade de opções encontradas no mercado. Por exemplo, é possível adquirir perfis em PVC rígido, bem como em policarbonato e polipropileno, da mesma forma que um tarugo de plástico.
Também é comum encontrar peças em vários formatos, como barras retangulares, tubos, cantoneiras e perfis em “L”.
Ainda vale mencionar a segurança proporcionada pelos perfis rígidos em casos de incêndios. Esses componentes não propagam chamas, pois derretem assim que submetidos ao calor extremo, diferentemente de muitos outros elementos encontrados no mercado.
Vantagens de uso do perfil rígido
O uso de perfis rígidos tem ganhado destaque em projetos da construção civil e engenharia devido à sua alta resistência à deformação ou flexão. Além disso, a peça destaca-se por apresentar:
Durabilidade
Os perfis rígidos são construídos para suportar cargas sem deformar ou romper, bem como para lidar com produtos químicos, raios UV, umidade, entre outras situações adversas.
Além disso, a peça tem uma fácil manutenção e normalmente requer apenas limpezas periódicas, como em um perfil u pvc rígido ou um perfil de pvc.
Ainda sobre a higienização, é interessante saber que o perfil rígido não favorece o acúmulo de microorganismos como fungos e bactérias.
Esses agentes não apenas trazem problemas de saúde, como ainda provocam manchas indesejáveis em determinadas superfícies.
Economia
O perfil rígido é econômico para compradores e fabricantes. O plástico caracteriza-se por seu preço acessível, mesmo quando usado como matéria-prima ou adquirido em sua forma final em quantidades maiores.
Além disso, as etapas de fabricação de um perfil ou qualquer outro componente de plástico não demandam um alto consumo de energia elétrica.
Estabilidade térmica
Graças a suas ótimas propriedades físicas, os perfis não costumam se expandir ou passar por deformações diante de variações moderadas de temperatura.
Isso é essencial, pois materiais que se modificam com o tempo não podem garantir uma fixação eficaz em médio e longo prazo.
Vale citar que o fato do perfil ser econômico, durável e estável se soma a outro importante benefício: a sustentabilidade.
Por ser feito de plástico, o item pode ser reciclado ao fim de sua vida útil, desde que descartado de maneira adequada.
É imprescindível destinar esses perfis às lixeiras de coleta seletiva vermelhas, normalmente encontradas em áreas comuns de condomínios residenciais, ruas, parques, entre outros espaços de uso coletivo.
Transforme suas construções com os perfis rígidos dos parceiros do Soluções Industriais! Solicite um orçamento para conhecer modelos e preços.
E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final da página!