Soluções Industriais

Piso industrial

O piso industrial ou piso industrial de alta resistencia, como também é conhecido, é uma engenharia de pisos que tem como finalidade absorver todos os pesos existentes sob ele. 

Por conta de sua característica de suportar peso ele é direcionado tanto para fábricas e indústrias quanto para empresas, galpões, armazéns ou locais que exigem maior resistência na superfície.

Para o piso industrial alta resistência tenha essa característica é preciso entender que ele é composto por uma base em concreto. Esse concreto é finalizado polido, armado, liso ou acabado, conforme a escolha do cliente.

Para você que quer entender mais sobre pisos industriais, fique atento que neste texto lhe mostraremos o que é o piso industrial e muito mais. Confira!

  • O que é piso industrial?
  • A importância dos pisos industriais
  • Quais são os tipos de pisos industriais e suas vantagens?
  • Etapas da construção de um piso industrial
  • Como deixar o piso industrial polido?
  • A importância de um acabamento perfeito do piso industrial
  • Como limpar o piso industrial e aumentar a durabilidade dele?

O que é piso industrial?

O piso para industria também é chamado de piso de alta resistência, pois ele suporta o peso de cargas e de pessoas, sendo uma medida de segurança para projetos de construção civil que requerem uma superfície mais resistente.

Durabilidade, estética, resistências químicas, físicas, térmicas, entre outras, são algumas das características que podem ser atribuídas a ele. 

No entanto, para que essa expectativa seja atingida a colocação de um piso industrial deve ser pensado desde a construção do local, pois a estrutura deve aguentar toda a demanda que será posta sob ele. 

A importância dos pisos industriais

Ao pensar em piso galpão industrial, é preciso entender a necessidade que se tem. Se a demanda que o galpão irá receber é de equipamentos pesados, colocar um piso comum te dará prejuízo, pois ele não irá resistir ao peso e logo terá que ser trocado. 

Tendo isso em vista, o ambiente, a exposição ao sol e chuva e a demanda a ser recebida deve ser pensada para que um piso tenha um de alto desempenho ao fim a que ele se destina e consiga ter uma  durabilidade superior a 20 anos. 

Após identificar esse fator você conseguirá optar pelo piso industrial adequado para o seu negócio. 

Quais são os tipos de pisos industriais e suas vantagens?

Assim como os pisos comuns, os pisos industriais possuem uma variedade de tipos. Confira cada um deles e as vantagens que oferecem. 

Piso Epóxi Industrial

O piso epóxi industrial é desenvolvido à base de resina epóxi, que também é conhecida como poliepóxido. Ele é o mais utilizado em espaços industriais como armazéns, garagens, oficinas, hospitais, entre outros. 

Sua principal característica é a alta resistência química e mecânica, ideal para ambientes que têm contato com reagentes químicos.

Além da durabilidade, uma das principais características desse piso industrial é o brilho. De modo geral, a estética desse piso industrial é bastante interessante, pois seu aspecto é sempre de limpeza. 

Já que estamos falando da estética, as cores mais comuns de achar o piso epóxi industrial é o cinza e branco, mas também há outras tonalidades.

Piso Industrial de Concreto Polido

Os pisos industriais de concreto polido são um pavimento de alta resistência, projetado para suportar os esforços e demais atividades industriais, com capacidade de distribuição de cargas entre as placas por meio das juntas, reduzindo o surgimento de trincas e fissuras.

Seu acabamento espelhado permite maior facilidade de limpeza, evita o acúmulo de poeira e outros resíduos, auxilia na impermeabilização da superfície e no escoamento de água, além de contribuir na questão estética do pavimento, com seu brilho e nivelamento perfeito.

 É uma das opção que faz muito sucesso no mercado. Esteticamente ele lembra o piso de cimento queimado, porém, é muito mais resistente. Possui ótima durabilidade além de proteção contra ácaros, bactérias, manchas, umidade, entre outros.

Piso Industrial Vinílico

O piso industrial vinílico funciona da mesma forma que o tradicional que imita madeira. A diferença é a sua estética, que simula cimento e outros materiais de aspecto mais brutalista.

O diferencial fica pela aplicação, pois pode sobrepor porcelanatos, cerâmicas, cimentados, entre outros. Em comparação com os demais pisos, ele é o que possui menor resistência. Por isso é indicado para superfícies de médio ou pequeno tráfego de pessoas. 

O piso industrial vinílico é “macio”, o que reduz a reverberação do som em relação aos pisos de concreto. Outra vantagem é o isolamento térmico que ele também possui, sendo uma ótima opção de piso para cozinha industrial.

Além disso, ele é menos escorregadio e tem mais aderência, característica essencial para a segurança dos colaboradores.

Piso Antiderrapante Industrial

O piso antiderrapante é aquele que possui uma superfície mais áspera ou rugosa, de forma que proporciona mais segurança e resistência ao escorregamento. É ideal para lugares de grande circulação de pessoas e máquinas evitando deslizamentos, escorregões e quedas. 

Esse tipo de piso pode ser instalado tanto em áreas internas como externas, além de ter vantagens como: 

  • Facilidade na limpeza e manutenção;
  • Resistência ao escorregamento;
  • Resistência ao impacto;
  • Resistência à abrasão e a produtos químicos;
  • Sem juntas.

Conheça alguns tipos de pisos industriais antiderrapantes, a seguir:

Uretano Argamassado

É o melhor piso antiderrapante, pois possui maior coeficiente de atrito por se tratar de um piso de argamassa com grande quantidade de carga mineral.

Pisos Cimentícios

Encontrado em formato de placas de cimento ou com o aspecto de cimento queimado. A sua textura deve ser áspera.

Pisos em Ladrilho Hidráulico

Seu acabamento sem polimento, mesmo em contato com água, não fica escorregadio. É também muito usado como antiderrapante.

Pisos Cerâmicos

Muito utilizado em banheiros, possui algumas ranhuras que os deixam mais áspero mesmo quando está molhado.

Pisos em Madeira

Pode ser usado em forma de deck e precisa receber um tratamento para ficar resistente às intempéries do tempo. Se escolhido, deve-se evitar madeiras com acabamento muito liso. 

Pisos Fulget

É uma mistura de pedras naturais trituradas em pedacinhos menores com outros aditivos. O que dá uma textura áspera ao revestimento; o resultado é similar a um piso de pedra.

Porcelanato 

Embora o nome nos traga à mente aquele piso com brilho e polido, existe um outro tipo, o acetinado, com textura mais áspera. Funciona bem para áreas úmidas, por não ser escorregadio.

Emborrachado

Trata-se de um piso macio e antiderrapante. É bem confortável ao toque. Pode revestir locais que possuem alto tráfego de pessoas e máquinas. E assim como o piso vinílico também possui isolamento acústico e térmico de boa qualidade. 

Entretanto, costuma acumular bastante pó e sujeira. Sendo assim, demanda uma maior manutenção para conseguir deixá-lo com o aspecto limpo.

Etapas da construção de um piso industrial

A execução de um piso industrial lembra o trabalho feito em uma laje de concreto armado. Basicamente, é colocada uma malha de ferro sobre o solo que é preenchida com concreto. Em seguida, o piso é revestido com materiais específicos ou simplesmente polido.

O processo de execução do projeto deve ser cuidadoso para evitar problemas como a fissuração do concreto e minimizar a maioria das patologias que acometem os pisos industriais.

Sendo assim, para que a aplicação do piso industrial de alta resistência apresente qualidade geralmente as etapas são divididas em:

Compactação do solo: preparo inicial para evitar que o solo afeta a durabilidade e estabilidade do concreto;

Alisamento: geralmente com máquinas para o próprio acabamento, o alisamento é realizado independentemente do tamanho do local, preparando o piso para manter apenas o concreto ou realizar possíveis aplicações de resina;

Nivelamento: o nivelamento é uma etapa de acabamento, em que a vibração faz com que pedras, areia grossa e itens mais pesados vão para o fundo da fundação, mantendo apenas as partículas finas na superfície;

Cortador: com o corte estratégico nos pisos, evita-se rachaduras, mantendo a integridade da substância;

Polimento: etapa final pela lapidação do concreto ou aplicação opcional de resinas.

Para que o projeto siga cada processo de forma correta, é preciso que o planejamento seja feito. Então os profissionais seguem o cronograma a seguir para execução: 

  • Estudos preliminares
  • Elaboração do projeto
  • Locação da obra
  • Execução de cortes e aterros
  • Compactação do solo (nivelamento)
  • Execução das formas
  • Posicionamento das armaduras
  • Concretagem do piso industrial
  • Regularização do concreto
  • Cura do concreto
  • Execução das juntas (para reduzir riscos de fissuras)
  • Acabamento (pintura)

Como deixar o piso industrial polido?

Agora que já sabemos como funciona cada passo a passo da construção de um piso industrial, vamos entender como é feito o polimento dele, para que ele possa passar para outras fases de finalização. 

Primeiramente, deve haver a preparação do local em que será aplicado o piso industrial polido,  com a colocação das telas metálicas e as barras de transferência, bem como o espalhamento de brita. Com a utilização de uma régua de alumínio é feita a ligação entre os pontos do nível.

Em seguida é feita a aplicação do concreto usinado, que é colocado em nível zero através de uma régua vibratória, sendo que após esta etapa basta aguardar o endurecimento do concreto para depois fazer o nivelamento do piso, utilizando um equipamento de nível laser.

Para finalizar, é feito o acabamento do piso industrial polido, que consiste no polimento com o uso da polidora de piso, com suas lâminas que são responsáveis por proporcionar o resultado final ao pavimento.

A importância de um acabamento perfeito do piso industrial

O acabamento do piso industrial é o responsável por deixar a superfície livre de imperfeições, é através dele que é evitado acidentes por conta do desnível do piso. 

Além de evitar acidentes, o acabamento feito de forma eficaz evita reparos precoces. A manutenção de um piso industrial normalmente ocorre entre 5 e 10 anos, pois há desgaste fisicamente, quimicamente e mecanicamente. 

Porém, quando o acabamento não é feito corretamente, esse desgaste é maior, sendo assim necessária a manutenção. 

Como limpar o piso industrial e aumentar a durabilidade dele?

A limpeza dos pisos industriais é outro fato que precisa de atenção, pois caso seja feita de forma incorreta pode afetar a durabilidade do mesmo. 

Para fazer a limpeza de locais amplos como as indústrias o auxílio de equipamentos como uma polidora e limpadora de piso pode ser bem útil, assim como aspiradores de pó. Só se certifique ao final que todo o ambiente está seco, para evitar acidentes. 

Outro ponto a ser levado em consideração é a limpeza com produtos químicos, como já vimos, nem todos os tipos de piso industrial são resistentes a certos elementos químicos, pensando nisso é recomendável que não seja utilizado para fazer a limpeza, para que assim não afete a durabilidade do piso. 

Para te auxiliar a manter o piso industrial, trouxemos alguns pontos para que você fique atento ao fazer a higienização do local:

  • não utilizar produtos excessivamente alcalinos ou ácidos;
  • não realizar a higienização em temperaturas muito elevadas;
  • não usar produtos e substâncias abrasivas;

  • Lavadora piso industrial title=

    Lavadora piso industrial

    Ecológica equipamentos de limpeza

    Atendimento: SP, BH

  • Piso industrial epóxi title=

    Piso industrial epóxi

    Vipoxi

    Atendimento: SP

  • Piso industrial resinado title=

    Piso industrial resinado

    Vipoxi

    Atendimento: SP

  • Piso industrial epóxi title=

    Piso industrial epóxi

    MV Empreendimentos

    Atendimento: ES, MG, RJ, SP

  • Piso industrial resinado title=

    Piso industrial resinado

    MV Empreendimentos

    Atendimento: ES, MG, RJ, SP

  • Pintura piso industrial title=

    Pintura piso industrial

    MV Empreendimentos

    Atendimento: ES, MG, RJ, SP

  • Epóxi para piso industrial title=

    Epóxi para piso industrial

    MV Empreendimentos

    Atendimento: ES, MG, RJ, SP

  • piso industrial concreto polido title=

    piso industrial concreto polido

    Revest Group

    Atendimento: Território Nacional

  • Pintura de piso industrial title=

    Pintura de piso industrial

    MV Empreendimentos

    Atendimento: ES, MG, RJ, SP

  • Impermeabilização De Piso Industrial title=

    Impermeabilização De Piso Industrial

    CACE ENGENHARIA

    Atendimento:

  • empresa de piso industrial title=

    empresa de piso industrial

    Revest Group

    Atendimento: Território Nacional

  • tinta epoxi piso industrial title=

    tinta epoxi piso industrial

    Revest Group

    Atendimento: Território Nacional

  • Impermeabilização de piso industrial title=

    Impermeabilização de piso industrial

    Acimper Impermeabilização e Pinturas

    Atendimento: RJ, SP, MG, ES

  • varredeira de piso industrial title=

    varredeira de piso industrial

    PIONEIRA INDÚSTRIA

    Atendimento: TODOS

  • Secador de piso industrial title=

    Secador de piso industrial

    Ecológica equipamentos de limpeza

    Atendimento: SP, BH

Piso industrial

Pudermos ver que os pisos industriais possuem aspectos de grande importância para os empreendedores, principalmente para aqueles que lidam com máquinas e produtos pesados. 

Isso porque os pisos industriais suportam um peso maior do que os pisos convencionais suportam. Além de ter uma durabilidade elevada em comparação a outros tipos de pisos. 

Assim como os pisos comuns, há uma variedade de pisos industriais, e cada um com uma característica diferente podendo atender uma gama maior de negócios. 

Com isso, ficou muito mais fácil você optar pelo piso industrial que mais atende sua necessidade. Veja no Soluções Industriais qual o melhor estilo para o seu negócio e aproveite!