Placa de isopor
A placa de isopor é uma solução frequentemente adotada pela indústria de embalagens, artesãos e profissionais da construção civil. O material se destaca por suas excelentes propriedades físicas, que garantem uma durabilidade incomum até em situações adversas. Conheça melhor suas principais vantagens, características e aplicações conferindo os tópicos abaixo!
- Qual a função da placa de isopor?
- Vantagens de uso da placa de isopor
- Aplicabilidade da placa de isopor
- Como fazer a instalação da placa de isopor?
- Como a placa de isopor auxilia na ambientação de um espaço?
Qual a função da placa de isopor?
A placa de isopor é utilizada para a fabricação de diferentes produtos e estruturas, seja em segmentos industriais ou artísticos.
Isso acontece porque sua estrutura é leve, mas ao mesmo tempo muito resistente, o que traz diversas vantagens aos profissionais que a utilizam.
A título de curiosidade, o poliestireno expandido (nome técnico do isopor) possui pequenas bolsas de ar.
São essas bolsas que conferem as propriedades únicas da placa isopor e permitem que o material tenha um excelente desempenho até nas aplicações mais desafiadoras.
Vantagens de uso da placa de isopor
Além da leveza e resistência, a placa de isopor oferece outras importantes vantagens para fabricantes e clientes finais, conforme destacado na listagem a seguir:
- Facilidade de manuseio: Certamente, manusear uma placa isopor é uma tarefa bastante simples, independentemente da atividade que se deseja realizar;
- Baixo custo: O preço da placa de isopor é consideravelmente reduzido em comparação com outros materiais, mesmo quando adquirido em grandes quantidades;
- Isolamento térmico: A placa isopor também é um excelente isolante térmico para construções residenciais e industriais. Sem contar que há modelos de placa de isopor antichamas, usados com o objetivo de aliar conforto e segurança nos projetos;
- Sustentabilidade: O isopor é um material reciclável e pode ser reutilizado em diferentes aplicações, reduzindo o acúmulo de lixo no meio ambiente.
Depois de conhecer esses benefícios, é interessante saber quais são as principais aplicações da placa de isopor.
Aplicabilidade da placa de isopor
Como mencionado anteriormente, as placas de isopor para construção fazem toda a diferença nos canteiros de obras e até mesmo placas de isopor para paredes internas.
Isso porque as placas são utilizadas na fabricação de peças como o tijolo de isopor, o forro de isopor, o cilindro de isopor e a sanca de isopor, presentes em diferentes projetos de construção civil.
Esses tijolos e forros também conseguem garantir um ótimo conforto térmico, além de reduzir o nível de ruído no interior dos ambientes.
Já o cilindro e a sanca são constantemente empregados para reforçar estruturas de concretos, vigas e tetos e placas de isopor para laje.
Outro segmento que se beneficia muito das propriedades físicas da placa isopor é o de embalagens.
Existem diferentes tipos de embalagem de isopor, incluindo copo de isopor e hamburgueira de isopor.
Todas apresentam uma grande capacidade de absorver impactos e impedir a passagem de umidade aos alimentos.
Por fim, os decoradores de festas e artesãos utilizam a placa de isopor para criar variadas peças, como uma garrafa descartável.
O material pode ser cortado e modelado facilmente sempre que for necessário adaptá-lo a algum trabalho.
Como fazer a instalação da placa de isopor?
A instalação das placas de isopor pode variar de acordo com cada aplicação, embora os passos a seguir normalmente sejam realizados em qualquer atividade.
Passo 1: preparação e planejamento
Antes de iniciar a instalação, é essencial planejar cuidadosamente o local e o propósito da aplicação.
Isso inclui determinar a quantidade e o tamanho das placas de isopor (e realizar cortes, caso seja preciso), bem como a forma como serão fixadas.
Ainda é necessário que a superfície trabalhada esteja limpa, nivelada e livre de umidade para garantir a aderência adequada da placa isopor.
Passo 2: fixação
Uma vez que o local de fixação esteja devidamente limpo, é o momento de escolher o modo de encaixar as placas.
Para superfícies verticais, como paredes, se recomenda usar adesivos de construção compatíveis com isopor.
Já para superfícies horizontais, como tetos ou lajes, a utilização provisória de ganchos ou grampos pode ser necessária até que o adesivo seque.
Passo 3: acabamento
Após a instalação das placas de isopor, é imprescindível fazer um acabamento cuidadoso das junções e bordas.
Isso pode ser feito com uma massa ou rejunte compatível para preencher eventuais espaços entre as placas e criar uma estrutura uniforme.
Passo 4: pintura ou revestimento
Dependendo do projeto, quem realiza o serviço tem a opção de pintar as placas ou acrescentar um revestimento como gesso.
Seja qual for a atividade, é sempre importante que os elementos escolhidos não tenham capacidade de causar danos às placas.
Passo 5: cuidados contínuos
Além de uma instalação adequada, é indispensável conservar cada placa isopor adequadamente ao longo do tempo.
O ideal é observar o estado das placas e realizar retoques ou substituições sempre que algum dano for notado.
Para finalizar, tanto a instalação quanto outros serviços na placa de isopor devem ser feitos com o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Se você está procurando um isopor placa perfeita para suas necessidades, a Soluções Industriais é o lugar certo para encontrar as melhores opções!
Faça uma cotação agora mesmo e receba o contato dos especialistas referência nesse mercado!