Usar uma plataforma de compras para empresas pode ser uma forma de encontrar clientes qualificados e aumentar suas vendas. Esse tipo de ferramenta é essencial para o mercado B2B, pois facilita as transações entre empresas e fortalece a indústria.
As plataformas de compras são essenciais na hora de realizar transações de produtos ou serviços por meio da internet.
Elas aproximam consumidor e empresa, fazendo com que essas negociações sejam feitas com mais rapidez e agilidade.
Dentro do mercado B2B esse cenário não é diferente, pois empresas que negociam entre si também precisam de uma plataforma de vendas para fechar transações comerciais.
E aí, quer saber como funciona esse tipo de ferramenta?
Então confira os tópicos que serão abordados em nosso conteúdo e entenda tudo sobre o tema!
Uma plataforma para compras é um portal da internet que funciona como um shopping virtual em que uma empresa pode vender seus produtos ao seu consumidor.
Esse tipo de ferramenta tem como principal objetivo facilitar a vida dos clientes que, em vez de irem a uma loja física, podem comprar suas mercadorias sem precisar sair de casa.
Além disso, as empresas também se beneficiam, pois podem investir investir nesse ambiente virtual e, com isso, reduzir gastos com funcionários e locais físicos.
Outro benefício das empresas é poder encontrar clientes com mais facilidade por meio de ações de marketing digital, como divulgação de conteúdos em redes sociais, sites e blogs.
Dessa forma, o público de consumidores se beneficia por ter mais comodidade em suas compras, e as empresas por conseguirem atingir mais pessoas por meio da internet.
E aí, entendeu como funciona uma ferramenta de vendas pela internet e quais as suas vantagens?
Então saiba agora o que é uma plataforma de compras para empresas!
Essa maneira de fazer marketing se baseia na divulgação de materiais educativos que possuem a intenção de resolver um determinado problema do consumidor.
Dessa forma, seu público vê que você não quer apenas vender, mas sim ajudá-lo a esclarecer uma possível dúvida.
Um dos principais modos de trabalhar com Marketing de Conteúdo é criando um blog que deve ser abastecido com textos sobre assuntos referentes ao seu mercado de atuação e outros assuntos interessantes ao seu público.
Também é necessário utilizar práticas de SEO (otimização de páginas para mecanismos de busca) com o intuito de posicionar os conteúdos produzidos entre os primeiros na página de resultados do Google.
Essa é uma boa maneira de gerar resultados a sua página online de maneira gratuita, deixando seu site em uma boa posição nos principais mecanismos de busca da internet.
Com isso, quando um cliente buscar na internet por produtos/serviços oferecidos por você ou outros assuntos que remetem a sua empresa, é maior a chance dele acessar a sua página.
Outra maneira de alcançar seu público na internet e melhorar as vendas é por meio de plataformas de anúncios pagos, como Facebook Ads ou Google Adwords, por exemplo.
O principal benefício deste modelo de divulgação é que ele á capaz de impulsionar as publicações do seu negócio em um período de tempo menor, principalmente quando comparado às técnicas de SEO.
Dessa forma, você consegue alcançar uma grande parte do seu público-alvo, pois os anúncios são inseridos em locais chamativos.
Esse tipo de plataforma também é conhecida como marketplace B2B, pois é feita para que empresas do mesmo segmento comercializem produtos entre si.
Para entendermos melhor esse tipo de transação, podemos citar como exemplo uma loja de peças para caminhões.
Essa empresa precisa contar com os melhores produtos para vender na internet e, por isso, compra mercadorias de outras companhias, como uma fabricante de componentes de caminhão.
E é justamente com o objetivo de facilitar esse tipo de transação que existem os marketplaces B2B, focados em deixar essa relação mais próxima.
Isso pode ser feito com o Soluções Industriais, uma plataforma focada em gerar contatos comerciais de qualidade e contribuir com o crescimento da indústria como um todo.
Assim como outros shoppings virtuais, o portal oferece uma página para cada empresa cadastrada, permitindo que ela exponha todos os seus produtos para vender na internet, além dos serviços que podem ser contratados.
Porém, diferente de seus concorrentes, a plataforma não é responsável por finalizar a venda, e sim por entregar contatos de clientes interessados em determinada mercadoria.
Com isso, o portal aproxima as empresas do mercado B2B, pois além de facilitar as transações entre elas, também ajuda a melhorar esse relacionamento.
Além disso, o marketing industrial da plataforma também é feito de outras formas, como por meio das redes sociais.
Isso porque o Soluções Industriais divulga o trabalho de cada um de seus clientes em 60 mídias digitais.
Outra vantagem do portal é a utilização do marketing de conteúdo na página de cada um dos produtos cadastrados, fazendo com que a descrição dessas mercadorias possam esclarecer possíveis dúvidas dos clientes B2B.
Além disso, os profissionais da plataforma também são especialistas em SEO - otimização para mecanismos de busca -, um conjunto de técnicas usadas com o objetivo de melhorar o posicionamento de uma página na internet em buscadores como o Google.
E aí, entendeu como esse tipo de plataforma pode ajudar sua empresa?
Então aproveite e saiba mais sobre o Soluções Industriais em nosso blog!