Purgador de vapor
A presença de gases condensados e não condensados podem causar diversos danos físicos a um sistema de vapor.
O condensado gerado pela perda de calor do vapor precisa ser drenado imediatamente para que a eficiência operacional do sistema não seja comprometida.
Todo esse processo é realizado pelo purgador de vapor, que é usado para remover todos esses gases condensados como um medidor de vapor do sistema.
Acompanhe o artigo e conheça tudo sobre purgador de vapor!
- O que é um purgador de vapor?
- Por que usar um purgador de vapor?
- Como funciona um purgador de vapor?
- Tipos de purgador de vapor que existem
O que é um purgador de vapor?
Um purgador de vapor, nada mais é que uma armadilha para o vapor. Ou seja, é uma válvula automática capaz de drenar o condensado sem que haja vazamento desse vapor
Dentro de um sistema de pressão ou de aquecimento, é necessário que o vapor ali dentro se mantenha com uma alta capacidade energética, pois ao contrário, ele sofrerá com seu desempenho de funcionamento.
Desta maneira, o purgador vapor retira a massa condensada de dentro do sistema que causa o mal funcionamento do vapor.
Por que usar um purgador de vapor?
Devido ao condensado não ter a mesma capacidade de função do vapor, é necessário que ele seja descartado, e por isso o purgador de vapor é importante.
O purgador vapor é importante para eliminar os gases condensados que geram uma barreira no sistema e que impossibilitem a transferência de calor entre o vapor em si e a superfície que deve ser aquecida.
São os purgadores industriais os responsáveis pelo bom funcionamento de qualquer sistema de aquecimento e pressão de vapor instalados em indústrias, refinarias de petróleo, petroquímicas e demais.
É importante eliminar os gases condensados que geram uma barreira no sistema, e que impossibilitem a transferência de calor entre o vapor em si e a superfície que deve ser aquecida.
Devido ao condensado não ter a mesma capacidade de função do vapor, é necessário que ele seja descartado, e por isso o purgador de vapor é importante.
Em uma válvula normal, não é possível mudar a resposta às variações na quantidade do condensado gerado por não ser um número fixo e exato.
Como o equipamento desse tipo não pode atender às variações do gás condensado, ao invés de drená-lo, ele se acumula dentro do equipamento/tubulação ocorrendo vazamento de vapor.
Por isso é tão importante que um purgador vapor seja instalado.
Como funciona um purgador de vapor?
Um purgador vapor, com suas variedades de modelos, funcionam diferentes.
Para purgadores mecânicos, operam sob o princípio de gravidade específica, sua sede ou orifício com o movimento da boia, abre e fecha causando um fluxo do condensado.
Já outros tipos de purgadores de vapor dependem da mudança de temperatura, velocidade e fase e assim retém o vapor e descarrega o condensado sob diferentes pressões ou cargas.
Para verificar o bom funcionamento do purgador de vapor, como um purgador eletrônico, pode ser apenas com o visual, observando alguma diferença na sua rotatividade, como um vazamento de vapor, por exemplo, ou também checando a temperatura e até mesmo por ultrassom.
Em casos de baixa condensação causados por um sistema superaquecido, a água pode não ser o suficiente dentro do purgador para realizar a sua operação, e com isso cria uma flutuabilidade.
Nesse caso, o balde dentro do sistema fica invertido e desce para o fundo do purgador vapor, que gera vazamento de alta quantidade de vapor superaquecido, o que causa como consequência uma contrapressão do retorno do vapor.
Tipos de purgador de vapor que existem
Para que todo o gás condensado, e em alguns casos o não condensado seja extraído, existem vários tipos de purgador de vapor:
Purgador mecânico
Com o intuito de identificar quando há diferença entre as densidades do vapor e do condensado, é o purgador mecânico quem detecta a densidade extinta nos elementos internos.
Quando isso acontece, é possível saber que não há apenas vapor dentro do recipiente, mas também o condensado, e partir daí que ele é descarregado e permaneça apenas o vapor para continuar seu processo.
Purgador boia
O purgador de boia, não é muito diferente do descrito acima, ele também identifica a diferença dos elementos, mas seu processo é feito por uma boia.
Quando tem a presença do condensado, a boia flutua para a válvula se abrir para que a drenagem aconteça.
Purgador balde invertido
Com o mesmo foco de descartar o condensado, esse tipo de purgador vapor é muito usado nas tubulações com um ciclo que se repete todas as vezes que o condensado é eliminado.
Seu nome é devido ao balde que se encontra dentro do sistema do purgador para vapor, em que ele age retirando o condensado para o vapor agir de forma correta.
Purgador termostático
O purgador termostático é separado em dois modelos:
Bimetálico
Esse tipo de purgador de vapor age de acordo com a temperatura do sistema, ou seja, ele é capaz identificar as temperaturas e decifrar o que é condensado e o que é vapor, e assim elimina o que não é eficaz.
Pressão balanceada
Agindo da mesma maneira do descrito acima, identificando a diferença de temperaturas, esse tipo faz com que essa identificação seja com uma pressão balanceada.
Desta maneira, o controle é maior e dá para reaproveitar a energia do condensado que é eliminado.
Purgador termodinâmico
O purgador termodinamico age com base na identificação da energia e velocidade para assim separar o vapor e do condensado.