Rack Externo
O rack externo, também chamado de rack outdoor, protege fios e muitos outros componentes utilizados na instalação e manutenção de sistemas de telecomunicações em postes. Ele é projetado para suportar variações climáticas, como chuva, sol intenso e vento, garantindo a integridade e o funcionamento eficiente dos equipamentos. Saiba mais nos tópicos abaixo!
- O que é e para que serve o rack externo?
- Características de uso do rack externo
- Onde o rack externo pode ser utilizado?
O que é e para que serve o rack externo?
O rack externo, também chamado de rack outdoor, é uma estrutura normalmente instalada em postes para organizar e proteger equipamentos de telecomunicações, como servidores, roteadores, switches e unidades de armazenamento.
Esse item é fabricado com aço carbono, alumínio ou outro metal resistente a impactos, variações bruscas de temperatura, umidade e outras situações adversas.
Além disso, todo rack externo para poste possui uma fechadura robusta por chave, que limita o acesso a pessoas não autorizadas, e aberturas estratégicas, a fim de permitir a passagem do vento, assim como acontece com um rack servidor.
Vale ressaltar que uma ventilação adequada é indispensável para os elementos armazenados não entrarem em curto-circuito ou superaquecerem até pegar fogo.
Cuidados com o rack outdoor
Os recursos de organização oferecidos pelo rack para poste externo devem ser combinados com alguns cuidados básicos.
Por exemplo, a limpeza regular do interior do rack evita o acúmulo de poeira e outros agentes agressivos aos cabos e dispositivos.
Ainda é recomendado checar periodicamente a estrutura do rack outdoor e repará-la ou substituí-la caso algum dano como rachaduras e perfurações seja notado.
Mantenha também registros detalhados de todos os componentes, suas datas de instalação e quaisquer modificações realizadas nos racks, pois isso facilita manutenções futuras.
Essas medidas simples não levam mais do que alguns minutos para serem concluídas, mas fazem toda a diferença para estender ainda mais a vida útil do rack e dos componentes protegidos.
Características de uso do rack externo
A estrutura resistente é apenas uma das características relevantes do rack externo. Ainda existem muitas outras que merecem ser destacadas.
Em primeiro lugar, os fabricantes optam geralmente por reforçar a proteção dos racks com pintura eletrostática.
O processo é ideal para garantir a segurança em caso de incêndio, já que a tinta usada não contém solventes ou qualquer substância inflamável, bem como para diminuir os riscos de corrosão.
Também é possível encontrar modelos de racks com forração térmica em seus interiores para resguardar com mais eficácia o conteúdo armazenado.
Outra característica importante é a modularidade da estrutura. Isso significa que ele pode ser configurado e adaptado de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.
O rack outdoor ainda pode contar com alguns componentes adicionais, como bandejas, calhas de tomadas, termostato e compartimento para baterias.
Esses acessórios podem ser especialmente úteis para otimizar o uso do rack, permitindo uma organização mais eficiente dos equipamentos e uma melhor gestão do sistema.
Além disso, a maioria dos racks externos é projetada levando em consideração a facilidade de acesso e manutenção.
Isso significa que eles são construídos para permitir uma operação e manutenção simples, sem a necessidade de desmontar toda a estrutura para acessar as fiações.
Onde o rack externo pode ser utilizado?
A versatilidade do rack externo o torna uma solução valiosa para otimizar o gerenciamento de equipamentos eletrônicos em vários sistemas. Entre os ambientes que mais solicitam a estrutura, destacam-se:
- Empresas: Os racks externos são vitais para manter a infraestrutura de TI organizada e funcionando perfeitamente tanto em pequenas organizações quanto em grandes corporações;
- Rodovias: É bastante comum observar a presença de postes e seus racks em estradas interestaduais e federais;
- Data centers: Centros de armazenamento de dados, que abrigam servidores e sistemas críticos, dependem de racks externos para acomodar e proteger seus equipamentos;
- Redes de comunicação: Provedores de serviços de telecomunicações e companhias que operam redes de comunicação também utilizam racks para abrigar roteadores, switches e outros dispositivos;
- Indústrias: Em áreas industriais, o rack outdoor ajuda a proteger equipamentos eletrônicos que podem estar sujeitos a condições adversas;
- Supermercados varejistas: Armazéns de supermercados varejistas podem contar com racks externos para organizar sistemas de PDV, roteadores de rede e outros equipamentos de TI.
Esses são apenas alguns dos exemplos de aplicações para o rack externo. No entanto, é importante saber que não existem restrições relacionadas à estrutura, ou seja, qualquer ambiente pode recebê-los.
Para concluir, ainda é fundamental que um profissional capacitado instale o rack, a fim de evitar acidentes com a fiação e qualquer outro componente.
Organize e proteja cabeamentos e equipamentos eletrônicos com os racks externos comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite agora mesmo um orçamento!
E caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final da página!