Rack Para Servidor
Os racks para servidor são equipamentos de suma importância para empresas que contam com uma infraestrutura de TI. Trata-se de um acessório metálico no formato de gabinete ou parede, que tem como função organizar e armazenar os equipamentos de informática, e transportar informações compartilhadas, visando a otimização no uso dos dispositivos.
No geral, o rack para servidor é um excelente acessório para evitar o desgaste dos aparelhos, além de promover uma vida útil mais estendida. Sendo assim, esse produto é uma opção que garante alta facilidade e praticidade na manutenção e instalação dos servidores.
Especificações do rack para servidor
Antes de fazer a aquisição de racks para servidor, é importante se atentar às diversas especificações que estão disponíveis no mercado. Isto porque, ao escolher o tipo que mais se enquadra em suas preferências, o produto certamente trará flexibilidade, organização, refrigeração, além de se enquadrar perfeitamente ao espaço em que for instalado, garantindo um cômodo mais espaçoso.
Existem alguns fatores cruciais que devem ser levados em consideração antes de comprar o produto, por isso, é necessário bastante planejamento ao selecionar um rack para servidor.
Antes de mais nada, é de suma importância ter as medidas corretas do espaço em que o rack será colocado, para que, assim, seja possível encaixar todos os acessórios do servidor, tais como: cabos, switches, dispositivos de monitoramento, gravadores, entre diversos outros.
Para facilitar a instalação, deve-se adquirir trilhos que sejam compatíveis com a profundidade necessária para acomodar os equipamentos. Trilhos com furos quadrados, para porcas tipo gaiola, por exemplo, costumam ser uma opção bastante requisitada.
Assim como os trilhos, as prateleiras do rack para servidor devem ser escolhidas de acordo com a sua necessidade. Atualmente, existem diversos tipos, tais como deslizantes, fixas e ajustáveis.
Para quem busca uma futura expansão de servidores, as prateleiras deslizantes e ajustáveis são as mais recomendáveis em questões de praticidade, já que facilitam o manuseio e possibilitam adaptações. As fixas, no entanto, ficam imóveis no interior do rack, não sendo possível modificá-las após a instalação.
O resfriamento também é um ponto a ser considerado. Isto porque racks perfurados ou abertos podem auxiliar nesta função, facilitando na ventilação dos servidores, além de serem uma ótima opção para a economia de energia, visto que não superaquecem o ambiente. Já ao adquirir os racks fechados, também será necessário investir em sistemas de resfriamento interno ou ventiladores.
Alguns racks possuem pés reguláveis, o que é excelente para garantir que o servidor fique equilibrado e nivelado corretamente, sem cambalear por conta do peso dos acessórios. Este fator também é capaz de facilitar caso seja necessário mover o rack de um lugar para outro, já que o pé poderá dar um apoio eficaz.
Tipos de racks para servidor
Como já mencionado acima, existem os racks abertos e os fechados. Ambos possuem diversas vantagens dentro de suas especificações.
O rack aberto, como o próprio nome já diz, garante a acessibilidade interna dos equipamentos. Dessa forma, ele facilita o manuseio e manutenção dos acessórios guardados nele, graças à exposição que ele é capaz de oferecer. Além disso, é um produto economicamente mais acessível.
Já o rack fechado, é a opção mais viável para quem deseja proteger os equipamentos dos servidores. Por oferecer a alternativa de trancar os acessórios, o rack fechado garante segurança e restringe o manuseio somente às pessoas autorizadas.