Redutor industrial
O redutor industrial diminui a velocidade de rotação de turbinas e motores de diversas máquinas, como as usadas em setores alimentícios, têxteis, petroquímicos, de papel e celulose, entre outros. Essa função garante a força necessária para que os equipamentos realizem suas atividades com eficácia e precisão. Saiba mais conferindo os tópicos abaixo!
- O que é e para que serve um redutor industrial?
- Principais benefícios do redutor industrial
- Como funciona o redutor industrial?
- Quais tipos de redutores que existem?
- A importância da manutenção em redutores industriais
- Como escolher o melhor redutor industrial?
O que é e para que serve um redutor industrial?
O redutor industrial é formado por um conjunto de peças que têm como objetivo reduzir a rotação de um acionador (motor ou turbina) presente em uma máquina.
Isso é necessário para que a velocidade, torque (força), vibração e os movimentos giratórios dos equipamentos usados nas indústrias sejam adequados durante as operações.
O redutor de velocidade industrial pode ser usado em britadores, moinhos, pontes rolantes, estufas, espalhadores, agitadores, guinchos e muitas outras aplicações.
Os dispositivos também são encontrados com o nome de caixas redutoras industriais no mercado.
Principais benefícios do redutor industrial
Existem diversos motivos para investir em um redutor industrial, especialmente considerando a importância de suas peças para o funcionamento de muitas máquinas.
A seguir, serão listadas as principais vantagens do redutor de velocidade industrial:
- Possui tamanho compacto;
- Apresenta resistência e durabilidade;
- Não produz altos ruídos durante as operações;
- Reduz os choques entre componentes do motor quando há uma inversão repentina de rotação;
- Combate a inércia (tendência de um corpo parado continuar neste estado) das peças que precisam ser movimentadas;
- Permite escolher livremente o posicionamento do motor da máquina em relação ao eixo de saída;
- Aumenta a produtividade do equipamento.
Todos esses benefícios aumentam a vida útil das máquinas industriais, já que essas terão suas ações ajustadas e precisarão de um nível menor de torque para funcionar.
Por fim, para manter todas as peças protegidas de elementos externos, como poeira e umidade, o redutor industrial é envolto por uma carcaça.
Como funciona o redutor industrial?
Para compreender como um redutor industrial funciona, é importante conhecer algumas peças-chaves e saber que ele pode ser acionado a partir de turbinas a vapor, motores hidráulicos, de combustão interna ou elétricos, incluindo o servomotor.
Engrenagens, eixos de entrada e saída, rolamentos e uma carcaça são os componentes mais importantes de um redutor de velocidade industrial.
Quando o eixo de entrada recebe a energia produzida por um motor ou turbina, o dispositivo diminui a velocidade e, assim, consegue liberar uma movimentação mais lenta por meio do eixo de saída.
Esse procedimento é feito pelas engrenagens, que podem apresentar variados tamanhos, a depender do modelo e aplicação do redutor.
Já os rolamentos dão suporte aos eixos, a fim de aumentar a eficácia do dispositivo e mantê-lo em pleno funcionamento por um longo período.
No geral, o redutor industrial atua sempre que o equipamento precisa de uma rotação diferente da que foi gerada por seu motor ou turbinas.
Dessa forma, o redutor de velocidade transmite a potência necessária para que a máquina realize suas atividades, ao mesmo tempo que diminui a intensidade do movimento.
Quais tipos de redutores que existem?
Há quatro tipos principais de redutores industriais, conforme destacado abaixo:
- Redutor planetário: Pode ser simples ou complexo, além de possuir três modelos de engrenagens: solar, planetária e anelar;
- O redutor planetário se adapta bem a trabalhos que exigem uma alta diminuição de torque;
- Redutor de trem de engrenagem: Com alta potência, é comumente usado em sistemas de movimentação de materiais, como transportadores de correia;
- Redutor de parafuso sem fim: Muito simples, este modelo é composto apenas por uma engrenagem e um parafuso sem fim, que sobrepõem rolamentos e tampas;
- São normalmente úteis em serviços que demandam grande redução de velocidade;
- Redutor de engrenagens cônicas: Se diferencia dos demais por ter os eixos de entrada e saída ordenados em direções diferentes;
- Este redutor possui uma composição complexa, apesar do tamanho compacto.
A importância da manutenção em redutores industriais
Prevenir possíveis falhas no redutor industrial é mais recomendável e econômico do que consertar ou substituir peças depois que quebram.
Por esse motivo, a manutenção preventiva no redutor de velocidade industrial é tão popular, pois permite prolongar a vida útil do dispositivo por um baixo custo.
As vistorias incluem normalmente a checagem das vibrações, temperatura e algumas condições específicas, explicadas na listagem:
- Condição de operação: Variações de torque e velocidade que o redutor industrial suporta, o que pode mudar com o passar do tempo;
- Fator de serviço: A sobrecarga máxima permitida no redutor não deve ser ultrapassada, pois isso pode encurtar a vida útil das peças e até mesmo causar a queima total do equipamento devido a correntes elétricas;
- Análise de óleo: Alguns redutores de velocidade indicam imperfeições na máquina a partir de uma análise do óleo que utiliza. Para funcionar, a coleta do material deve ser feita no período correto, conforme orientação do manual.
É necessário destacar que as inspeções e reparos devem ser realizados por técnicos especializados no segmento.
Ao respeitar o prazo de manutenção informado pelo fabricante e contratar profissionais para o serviço, o redutor de velocidade industrial terá um excelente desempenho, desde que usado de maneira correta.
Como escolher o melhor redutor industrial?
Os especialistas em redutor industrial recomendam a observação de alguns critérios no momento de adquirir o dispositivo.
O torque mínimo e máximo oferecido pelas engrenagens, por exemplo, deve ser perguntado ao fabricante, já que esse fator é indispensável para as atividades industriais.
A relação de redução, índice que determina a velocidade de rotação no eixo de saída, também precisa ser levada em consideração, pois cada maquinário trabalha em um ritmo próprio.
Já a instalação do redutor industrial será definida de acordo com as posições de seus eixos de entrada e saída, variando entre disposições paralelas, coaxiais ou ortogonais.
Por fim, em casos de máquinas que costumam superaquecer, é ideal escolher um redutor mais resistente ao calor excessivo, ainda que isso demande frequentes trocas de óleo para manter as engrenagens protegidas.
Quer encontrar os fornecedores de redutor de velocidade industrial referência no mercado? Solicite um orçamento aos parceiros do Soluções Industriais hoje mesmo!
Mas caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!