Regulador De Pressão
O regulador de pressão é um tipo de valvula redutora de pressão que tem como função ajustar o excesso de pressão de um fluido em um sistema. Utilizado principalmente em setores industriais e hospitalares, o dispositivo é capaz de atuar com o controle de gás, água, CO2, ar comprimido, combustíveis, entre outros. Conheça melhor as aplicações do item conferindo os tópicos abaixo!
- O que é e para que serve um regulador de pressão?
- Como funciona o regulador de pressão?
- Aplicações do regulador de pressão
O que é e para que serve um regulador de pressão?
O regulador de pressão é um dispositivo usado para controlar a força de um fluido em forma de gás ou líquido dentro de um sistema.
Sua função é essencial para impedir que a pressão seja aplicada além dos limites necessários, o que garante a segurança da instalação e o cumprimento da legislação vigente.
Atualmente, é comum encontrar o dispositivo nos segmentos farmacêutico, petrolífero, químico, alimentício, entre muitos outros.
Isso porque a válvula redutora de pressão é usada em diversos equipamentos, como em compressores de ar, caldeiras e respiradores artificiais, além de auxiliar no funcionamento do aquecedor a gás, por exemplo.
Além disso, a válvula reguladora de pressão é disponibilizada em diferentes modelos, desde os mais simples, com um estágio, como em um redutor de pressão, até os mais complexos, de múltiplas fases.
Já com relação a estrutura do produto, a parte externa é feita com materiais metálicos, como o ferro fundido ou nodular, o aço carbono ou inoxidável, o bronze ou o latão.
Por sua vez, a parte interna é de aço inox ou ligas especiais, a fim de resistir a choques térmicos, não absorver odores e facilitar a dissipação de calor.
Componentes do regulador de pressão
O regulador de pressão é composto pelos itens listados a seguir:
- Manopla, parafuso e porca de regulagem;
- Capa de montagem;
- Diafragma;
- Mola principal;
- Diafragma;
- Disco vedação;
- Haste;
- Mola de compensação;
- Tampa Inferior;
- Eixo de estrangulamento.
Como funciona o regulador de pressão?
Quando o fluido passa pela entrada do regulador de pressão, ele é encaminhado ao eixo de estrangulamento (um cilindro oco).
Este eixo fica fixo a um diafragma localizado próximo à saída da válvula redutora de pressão.
Uma mola circula o eixo, mantendo sua área de vazão aberta, ao mesmo tempo que a pressão do fluido tenta fechá-la.
Então, essas forças que lutam para realizar ações opostas se anulam, fenômeno que determina a regulagem da pressão.
Aplicações do regulador de pressão
O regulador de pressão pode ser aplicado em diferentes situações. As principais estão detalhadas nos tópicos abaixo:
Atividades industriais
A válvula redutora de pressão é projetada para operar em condições adversas e para manter a pressão estável e segura em alguns processos industriais.
Normalmente, o dispositivo usado na indústria possui um diâmetro avantajado, a fim de se adaptar a atividades de longa duração.
Além disso, a estrutura precisa ser fabricada com materiais resistentes a produtos químicos e corrosivos.
Equipamentos e ferramentas analíticas
Alguns equipamentos e ferramentas analíticas também contam com o regulador de pressão, com o intuito de obter resultados precisos.
Nesse caso, a válvula redutora de pressão precisa ser facilmente ajustável para que seus operadores alcancem as pressões que necessitam de forma prática e eficaz.
As características desses reguladores ainda incluem roscas finas e diafragmas grandes, que oferecem um controle exato de baixa pressão, e obturadores que suportam vibrações.
Altos níveis de pureza e fluxo
Algumas aplicações demandam altos níveis de pureza e fluxo de fluidos, seja de forma alternada ou contínua, e o regulador de pressão é essencial para o processo.
As versões manuais da válvula redutora de pressão com molas de carga e sensores permitem um ajuste rápido, enquanto outros modelos trabalham com pressões predefinidas.
As vedações do regulador de pressão para esses trabalhos devem ser protegidas da exposição a ambientes externos.
Já seus componentes precisam ser produzidos com matérias-primas que minimizam riscos de contaminação.
Amostragem de fluidos sensíveis
Os reguladores de pressão que operam com vapor são os mais indicados para auxiliarem nos processos de amostragem de fluidos sensíveis.
Isso porque as coletas de amostras com essas características não permitem a condensação dos materiais, o que exige o preaquecimento ou vaporização da substância trabalhada.
O regulador de pressão para os serviços em questão deve se adaptar naturalmente às temperaturas ambientes, mantendo o sistema ao qual está inserido em pleno funcionamento, independentemente das condições apresentadas.
O ideal é que o dispositivo ainda possua um controle eletrônico e seja certificado para atuar em locais considerados críticos.
Distribuição de gás
O regulador de pressão de gás encanado ou de botijões garante a segurança em sistemas de distribuição do fluido, sejam residenciais, em empresas, estabelecimentos comerciais ou indústrias.
Sua presença ainda contribui para diminuir o tempo de manutenção desses sistemas, já que a própria válvula redutora de pressão não demanda reparos longos e constantes.
Armazenamento de fluidos perigosos
Os reguladores de pressão classificados como “tank blanket” são a opção certa para lidar com fluidos perigosos, evitando o vazamento de vapores que causam riscos à saúde humana.
Assim como a válvula redutora de pressão para equipamentos analíticos, o modelo tank blanket é formado por roscas finas para ajuste mais eficiente da pressão e precisa ser resistente a processos corrosivos.
Quer ser atendido pelos melhores fornecedores de regulador de pressão do mercado? Solicite um orçamento gratuito no Soluções Industriais agora mesmo!
Mas caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!