relé fotoelétrico
O relé fotoelétrico é um modelo muito comum de dispositivo eletrônico utilizado para ativar ou desativar circuitos por meio da quantidade de luz. Por mais que não esteja disposto diretamente no quadro de distribuição, o acessório pode atuar como uma automação para o sistema elétrico, gerando economia de energia. Navegue pelos tópicos abaixo e saiba mais!
- O que é relé fotoelétrico e como ele funciona?
- Como instalar um relé fotoelétrico?
O que é relé fotoelétrico e como ele funciona?
Um relé fotoelétrico é um dispositivo tecnológico, que é usado para ativar ou desligar circuitos usando a quantidade de luz como referência.
No mercado nacional, o produto costuma ser muito utilizado para automação residencial, bem como para a ativação de luzes de postes.
Apresentando uma excelente relação custo-benefício, ele costuma ser encontrado em diferentes especificações técnicas, como o modelo térmico e o magnético.
Explicando brevemente cada um, o primeiro conta com um conjunto de lâminas bimetálicas, que está conectada diretamente com uma resistência.
Quando a corrente variável é utilizada, o sistema aumenta a temperatura, garantindo que o relé fotoelétrico possa funcionar.
Já o segundo consiste em um dispositivo com eletroímã, que aumenta ou diminui a corrente elétrica para criar um campo magnético que permitirá a ativação.
Além disso, é importante citar que o relé fotoelétrico pode diferenciar de modos de operação. Sendo elas:
- Relé normalmente aberto (NA): liga quando clareia o dia e desliga quando escurece à noite;
- Relé normalmente fechado (NF): liga quando escurece à noite e desliga quando clareia o dia.
Devido a forma de funcionamento, o segundo modelo costuma ser muito mais utilizado na atualidade.
É importante citar que independentemente do modelo que será escolhido, o relé fotoelétrico possui um sensor LDR (light dependent resistor).
Chamado de resistor dependente de luz na tradução literal, o componente eletrônico é o responsável por fazer a variação da resistência por meio da iluminação.
Como instalar um relé fotoelétrico?
Sem dúvidas, o processo de instalação do relé fotoelétrico é bem simples, mas ainda requer alguns cuidados especiais para o desenvolvimento.
Primeiramente, é ideal contar com mão de obra especializada para realizar a disposição, garantindo que o dispositivo não terá problemas de operação.
Não só isso, é indispensável seguir à risca as instruções fornecidas pelo fabricante, que costuma vir na embalagem ou em um manual.
Uma outra dica importante é saber qual a potência mínima e máxima do relé fotoelétrico, sendo que no mercado eles não costumam passar de 1000W.
Isso irá garantir que o dispositivo se adequará corretamente a instalação, seja ela de 110V ou 220V.
Ainda sobre o processo, é importante citar que o visor do sensor sempre deverá ser posicionado do lado que existe a menor incidência de luz.
Por mais que pareça uma dica simples, isso ajudará que o relé fotoelétrico funcione adequadamente, sem riscos de ficar piscando.
Como citado, o relé fotoelétrico serve para ligar ou desligar circuitos a partir da quantidade de luz. Todavia, para que ele funcione corretamente, é bom manter todo um sistema elétrico em boas condições, inclusive o quadro de distribuição. Quer saber mais sobre o assunto? Então, solicite um orçamento com um dos parceiros do Soluções Industriai!