Resina de poliuretano
A resina de poliuretano é projetada para proteger paredes, pisos, poços e outras superfícies contra diversos danos. A substância apresenta flexibilidade, aderência, impermeabilidade, resistência química e ainda resiste a variações bruscas de temperatura. Conheça melhor suas vantagens, características e aplicações conferindo os tópicos listados abaixo!
- O que é e para que serve a resina de poliuretano?
- Aplicabilidade da resina de poliuretano
- Vantagens de uso da resina de poliuretano
- Como é feita a aplicação da resina de poliuretano?
O que é e para que serve a resina de poliuretano?
A resina de poliuretano (PU) é um material polimérico muito utilizado em uma variedade de aplicações devido às suas propriedades versáteis.
O PU é produzido pela reação química entre polióis (álcoois com mais de um grupo hidroxila) e isocianatos (compostos químicos contendo grupos isocianato -NCO).
Essa reação é classificada como bicomponente, já que não conta com solventes na sua composição.
A formulação costuma ser muito útil como revestimento de superfícies, uma vez que apresenta alta dureza, rigidez e resistência química e abrasiva.
Vale mencionar que é possível encontrar a resina poliuretano em diferentes cores e propriedades específicas para cada tipo de aplicação.
O material feito com o apoio da resina também pode ser finalizado com camadas de tinta epóxi para melhorar ainda mais o visual estético.
Além disso, o processo de fabricação da resina de PU é cuidadosamente pensado quando se trata da preservação ao meio ambiente e da proteção à saúde de seus usuários.
Portanto, cada etapa deve seguir rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelos órgãos reguladores.
Aplicabilidade da resina de poliuretano
A resina de poliuretano é indicada especialmente para locais com grande tráfego de pessoas e sujeitos a rupturas, vibrações e instabilidades térmicas.
Por exemplo, a resina de poliuretano para piso é muito aplicada em edifícios, indústrias, centros comerciais, aeroportos, acessos asfaltados e estruturas rochosas.
Ainda é possível adquirir opções projetadas para paredes de alvenaria, lajes, diques, canais, tanques e poços.
Nessas superfícies, a resina poliuretano é usada principalmente com o intuito de impedir a infiltração de água e consequentes vazamentos que comprometam toda a construção.
Vantagens de uso da resina de poliuretano
Existem diversas vantagens sobre a resina de poliuretano que merecem ser destacadas, como sua fácil aplicação.
Resumidamente, a resina poliuretano proporciona o surgimento de membranas flexíveis e resistentes, que são altamente duráveis e capazes de suportar condições adversas.
Outra vantagem notável é a sua resistência a impactos, o que a torna ideal para aplicações em ambientes de alto tráfego ou sujeitos a fricção constante.
O material também minimiza o acúmulo de umidade e riscos de abrasão e desgastes naturais causados por raios ultravioletas na área protegida.
Além disso, nem mesmo variações bruscas de temperatura são capazes de afetar a resina poliuretano.
Ainda é indispensável mencionar a alta capacidade de aderência da substância, seu brilho atraente, proteção contra produtos quimicamente agressivos e contração mínima.
Como é feita a aplicação da resina de poliuretano?
O primeiro passo para aplicar a resina de poliuretano é preparar a superfície que receberá a substância.
Basicamente, é preciso limpar o local, removendo a poeira, obstáculos como pedras e galhos, revestimentos antigos e eventuais irregularidades no nivelamento.
Com essa etapa concluída, é o momento de abrir o compartimento que armazena a resina poliuretano e fazer as misturas necessárias de acordo com as orientações do fabricante.
Mesmo que já se tenha uma experiência prévia com o uso do produto, seguir as indicações da embalagem é a única maneira de garantir os resultados esperados.
A aplicação da resina pode ser feita de diferentes modos, variando de acordo com a superfície e o objetivo do serviço.
Pincéis e rolos são dois exemplos de ferramentas constantemente usadas para distribuir a resina poliuretano uniformemente.
Após a colocação da resina, é necessário aguardar o tempo de cura, que varia conforme cada produto e as condições climáticas.
O processo é fundamental para que a substância se solidifique e tenha uma longa durabilidade.
Para finalizar, em alguns serviços é preciso realizar acabamentos adicionais, como lixamento e polimento.
Vale ressaltar que a utilização da resina de poliuretano deve ser feita com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas e máscaras, a fim de evitar que o material seja ingerido acidentalmente ou entre em contato direto com a pele.
Se interessou pelo produto e quer adquiri-lo em empresas especializadas? Solicite um orçamento no Soluções Industriais. Somos especialistas em conectar clientes com fornecedores de referência.
E caso deseje mais informações sobre a resina, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!