saco hospitalar
O saco hospitalar refere-se a um tipo de embalagem utilizada para armazenar e transportar materiais infecciosos, a fim de evitar que estes entrem em contato com outras pessoas ou o meio ambiente. Quer saber mais detalhes sobre para que serve e as características do produto? Navegue pelos tópicos a seguir e confira as principais informações relacionadas ao assunto!
- Para que serve o saco hospitalar?
- Características do saco hospitalar
Para que serve o saco hospitalar?
Em um resumo básico, o saco hospitalar é um item utilizado para acondicionar e transportar materiais que são usados durante os procedimentos, inclusive os infectados.
Embora essa seja a principal utilidade do saco, é impossível dizer que é o único motivo por trás da existência de um modelo específico para o setor.
Isso porque o saco hospitalar ajuda a promover a proteção tanto dos profissionais da Saúde quanto dos responsáveis pela limpeza e destinação correta dos resíduos.
Por se tratar de um item que recebe materiais muitas vezes com substâncias biológicas, como fluidos corporais, e químicas, a diferenciação do lixo comum evita contaminações de outras pessoas.
É importante lembrar que a coleta seletiva de lixos gerados por áreas de Saúde não é opcional, e sim obrigatório, fazendo com que a destinação incorreta seja considerada crime!
Características do saco hospitalar
O saco hospitalar é projetado para armazenar os resíduos sólidos ou líquidos gerados durante os procedimentos com segurança e economia.
Desenvolvido com plástico, o modelo precisa ser resistente e impermeável, garantindo que não haja escapes para o ambiente externo.
Ainda sobre as características, é comum que o saco destinado para lixo hospitalar seja encontrado em diferentes cores.
Embora muitas pessoas não saibam, a diferenciação costuma ajudar profissionais da Saúde e empresas especializadas a identificar o tipo de lixo e os riscos que esses resíduos oferecem.
Por exemplo, o saco branco com a identificação “infectante” é um dos modelos mais utilizados, visto que indica que o produto é advindo de serviços de Saúde em si.
Já modelos laranjas e roxos costumam ser utilizados para lixos perigosos e radioativos, respectivamente.
Além das diversas cores que podem ser usadas, o saco possui outros recursos especiais que proporcionam mais segurança, como zíper, etiquetas e marcas de advertência.
É fundamental ressaltar que o saco hospitalar deve sempre apresentar como característica alta eficiência contra rasgos, furos e impactos.
Uma outra observação importante do produto é o fato de ele ser projetado para evitar o contato direto com o material infectado, oferecendo isolamento seguro e prático durante o transporte.
Agora que você já conhece detalhes sobre o saco hospitalar, confira os produtos oferecidos pelos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o que existe de melhor no mercado!