Secador para compressor de ar
Quais os tipos de secador para compressor de ar?
Recapitulando, o secador para compressor de ar é usado para remover a umidade do ar comprimido antes que ele entre em um sistema de tubulação.
Porém, existem diversas maneiras para realizar esse processo, fazendo com que ele seja classificado de acordo com o método usado.
No mercado nacional, é possível encontrar quatro tipos principais de secador de ar para compressor:
- Secador para compressor de ar químico;
- Secador de ar para compressor por adsorção;
- Secador para compressor de ar membrana;
- Secador de ar para compressor por adição de calor.
Secador químico
O secador de ar para compressor químico usa um processo chamado desidratação catiônica para remover a água do ar comprimido, no qual o insumo passa por um material que contém íons positivos, que se atraem às moléculas d'água e as separam das de gás presentes no ar.
Basicamente, isso faz com que as moléculas d'água sejam atraídas pelo material do secador de ar para compressor e retidas nele até que aconteça a eliminação pelo processo de evaporação.
No geral, esse tipo de secador para compressor de ar é adequado para ambientes quentes e tem maior capacidade de adsorção à medida que a temperatura diminui.
Secador por adsorção
Os secadores por adsorção usam um material que absorve a água do ar comprimido, como dióxido de silício ou carbono.
Resumidamente, o material é contido em pelotas que ficam suspensas no interior do secador. Quando o ar passa pelas pelotas, a água é absorvida e retida pelo material.
Esses tipos de secadores são adequados para sistemas que operam em temperaturas extremamente baixas.
Porém, eles têm menor capacidade de adsorção à medida que a temperatura do ar diminui e, portanto, precisam ser trocados com mais frequência em ambientes frios.
Secador por membrana
Os secadores por membrana funcionam por meio de um processo de evaporação, no qual a umidade do ar é absorvida pelas membranas
Explicando com mais detalhes, o sistema utiliza microtubos para “selecionar” o vapor d’água, permitindo que o ar seja evaporado e, consequentemente, seco.
Esses equipamentos são normalmente usados para secar ar comprimido e outros gases, como nitrogênio e gás natural.
Secador por adição
Já o secador de ar para compressor por adição de calor usa um elemento aquecido para evaporar a água do ar comprimido.
Em síntese, o aquecimento pode ser feito por meio de um elemento elétrico ou da própria compressão do ar.
O secador de ar para compressor por adição de calor é eficaz para a maioria dos sistemas, mas não indicado para processos que requerem temperaturas extremamente baixas.
Isso porque o aquecimento do insumo nesse modelo de secador para compressor de ar pode causar condensação na tubulação.
É válido citar que para os compressores e os secadores funcionarem de maneira eficiente, eles precisam dispor de outros elementos, como os refrigerantes CFC, os purificadores de ar e os filtros coalescentes.
Secador de ar dessecante vs. refrigerado
Depois de conhecer os modelos de adição, adsorção e químico, é necessário entender sobre outros dos tipos populares de secador para compressor de ar: o ar dessecante e o refrigerado.
No mercado, eles variam em termos de como funcionam, os benefícios que oferecem e as aplicações para as quais são mais adequados.
O secador de ar para compressor tipo dessecante é projetado para remover a umidade do ar usando um método chamado adsorção.
Como citado, o processo atua com a atração da umidade para um material adsorvente, que é geralmente um tipo de polímero.
Sobre o produto, é válido citar que o polímero adsorvente tem uma estrutura porosa, que permite que a umidade seja facilmente atraída para ele.
Quando o ar é forçado através do secador para compressor de ar, a umidade é retirada do ar e armazenada no polímero.
Enquanto isso, os secadores refrigerados funcionam usando o princípio da refrigeração para remover a umidade do ar.
Explicando de maneira simples, o sistema atua com um compressor para fazer o insumo refrigerante fluir.
No momento que o fluido está passando pelas tubulações, ele esfria o ar que está sendo bombeado pelas tubulações.
A água presente no ar condensa-se quando entra em contato com as superfícies frias das tubulações e é coletada num reservatório, onde pode ser drenada periodicamente.
Vale ressaltar que muitos dos secadores precisam contar com um filtro coalescente para ar comprimido, que otimiza os processos de secagem e purificação.
Agora que você já sabe detalhes sobre o secador para compressor de ar, confira os equipamentos oferecidos pelos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o melhor do mercado!