Sensor De Rotação
O sensor de rotação é responsável por medir a velocidade de operação dos motores de automóveis. Esse dispositivo é capaz de informar a uma Unidade de Comando Eletrônica (UCE) a posição e a rotação instantâneas exatas do virabrequim, o que permite um controle preciso da injeção eletrônica e um melhor desempenho do veículo. Entenda melhor nos tópicos abaixo!
- O que é e para que serve o sensor de rotação?
- Como funciona um sensor de rotação?
- Como identificar problemas no funcionamento do sensor de rotação?
- Qual a importância da manutenção no sensor de rotação?
O que é e para que serve o sensor de rotação?
O sensor de rotação é um componente indispensável para a mecânica de qualquer automóvel. Sua função é quantificar o número de Rotações Por Minuto (RPM) do motor e transmitir essa informação à central de controle do veículo.
Esse dispositivo pode ser encontrado em diversas versões, como o sensor indutivo, que é capaz de informar para uma Unidade de Comando Eletrônica (UCE) a rotação e a posição instantâneas do virabrequim.
Além deles, é possível encontrar opções como os sensores de relutância, os sensores magneto-resistivos e os sensores de efeito HALL.
Basicamente, os dados repassados pelo sensor rotação são usados para prevenir problemas causados por mau funcionamento do motor.
Assim que alguma imperfeição é apontada pelo dispositivo, o regulador de rotação dos motores entra em ação e readequa a velocidade de operação.
Além de ser conectado ao sensor rotação, esse regulador automático depende de um atuador magnético para fazer os ajustes necessários.
A título de curiosidade, existem diversos dispositivos que servem para medir e regular valores, tanto nos carros quanto em equipamentos industriais e domésticos.
Por exemplo, um transmissor de pressão é fundamental para garantir um transporte seguro de fluidos entre recipientes e máquinas.
Já um regulador de tensão e um sincronoscópio digital impedem que sistemas elétricos tenham seus limites excedidos e afetem o desempenho de aparelhos eletroeletrônicos.
Como funciona um sensor de rotação?
O funcionamento de um sensor de rotação é facilmente compreendido quando se conhece alguns outros componentes relacionados ao motor.
Primeiramente, é necessário saber que o sensor rotação está diretamente conectado à roda dentada do virabrequim e faz parte do sistema de injeção eletrônica dos veículos.
Na prática, o sensor capta pulsos digitais gerados por essa roda, o que permite identificar as RPM de um motor.
O trabalho em conjunto entre o sensor rotação e o virabrequim possibilita que a injeção eletrônica seja aplicada nos momentos necessários.
Assim que o automóvel é ligado, os pistões do motor iniciam um movimento repetitivo de subida e descida.
Então, o sensor rotação quantifica a ação dos pistões e envia os dados a um sistema central de controle.
Com as informações, o sistema consegue garantir que as válvulas de pressão do motor sejam abastecidas pela quantidade correta de combustível.
Portanto, é possível afirmar que o sensor de rotação desempenha um papel tão importante nos automóveis quanto um equilibrador de carga em grandes fábricas de maquinários.
Como identificar problemas no funcionamento do sensor de rotação?
Uma das maiores vantagens dos automóveis é que muitos problemas apresentam sinais nítidos durante o uso.
Ao trafegar por alguns quilômetros com o veículo, é possível perceber quando o motor perde potência excessivamente ou há um aumento incomum no consumo de combustível.
Essas imperfeições, assim como “engasgos” e dificuldades no momento da partida, podem indicar falhas no sensor rotação.
Oscilações na marcha lenta, como o motor parecendo “tremer” ou falhar, também costumam indicar que o dispositivo está com problemas.
Outra maneira de fazer essa inspeção é utilizando scanners para analisar as velocidades do motor e da roda do automóvel.
Caso os valores estejam inadequados e o sensor de rotação não tenha apontado os resultados corretos, é o momento de levar o veículo até uma oficina mecânica para revisão.
Muitos veículos modernos ainda possuem um sistema de diagnóstico que aciona luzes de advertência no painel quando detecta problemas.
Se a luz de “Verificar Motor” ou “Falha no Motor” acender, é uma indicação para verificar o sensor de rotação.
Para concluir, é indicado que todo dono de carro solicite uma inspeção geral nos sistemas mecânicos ao menos uma vez no ano (ou no prazo recomendado pelo fabricante, caso o período seja menor).
Otimize o desempenho do seu veículo com um sensor rotação de alto desempenho! Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais para entrar em contato com especialistas no segmento!
Você também pode conferir mais informações sobre a importância da manutenção no sensor de rotação no conteúdo disponibilizado no final desta página!