Sensor indutivo
Categorias de sensor indutivo
Como já destacado, o sensor indutivo é um dispositivo tecnológico que detecta a presença de objetos metálicos, considerando suas posições, movimentos ou formas.
No mercado, os acessórios podem ser encontrados em duas versões: o sensor de corrente contínua (CC) e o sensor de corrente alternada (CA).
Explicando brevemente cada um, os sensores indutivos de corrente contínua (CC) são usados para medir a corrente elétrica em um circuito, podendo apresentar dois, três ou quatro fios.
Em suma, eles são compostos por um núcleo de ferrite e um enrolamento de fio colocados em uma bobina.
Quando a corrente elétrica flui por meio da bobina, ela gera um campo magnético, que é detectado pelo sensor.
Para concluir o funcionamento, o sensor indutivo CC gera um sinal elétrico, que é proporcional à intensidade da corrente.
Apesar de também desempenhar a função de medição, o modelo apresenta uma composição diferente, com núcleo de ferrite, um enrolamento primário e um enrolamento secundário.
Em detalhes, o núcleo de ferrite é um material magnético que conduz a corrente elétrica para os enrolamentos.
Já o enrolamento primário é conectado à fonte de energia AC e o enrolamento secundário é conectado ao dispositivo que irá medir a corrente AC.
Quando a corrente elétrica alternada flui através do enrolamento primário, um campo magnético é criado no núcleo de ferrite.
Quando falamos sobre os sensores indutivos, ainda é possível subdividi-los em duas classes:
- PNP: ao ser acionado, o sensor indutivo irá conectar o positivo (+) à carga;
- NPN: ao ser acionado, o sensor indutivo irá conectar o negativo (-) à carga.
Além dessas especificações, os sensores indutivos podem ser classificados em outras quatro categorias:
- Sensor de proximidade: como o próprio nome sugere, são sensores utilizados para detectar objetos metálicos em movimento ou estacionados próximos, sem entrar em contato com eles;
- Sensor de fio: são usados para detectar objetos metálicos que passam por um fio condutor elétrico. O modelo é comumente usado para monitorar objetos em movimento, como peças em uma linha de produção.
- Sensor magnético: utilizado para detectar campos magnéticos gerados por objetos metálicos, sendo ideal para monitorar o funcionamento de equipamentos elétricos e identificar falhas neles;
- Sensor de rotação indutivo: modelo utilizado para indicar à unidade de comando eletrônica (UCE) a rotação e a posição instantânea do virabrequim, componente fundamental do motor.
Tipos de sensores
Quando falamos de sensores de medição, uma série de parâmetros podem ser considerados, como temperatura, pressão, umidade, luminosidade e nível de fluido.
Levando isso em consideração, o dispositivo pode ser usado para monitorar e controlar processos industriais dos mais diversos tipos.
Não só isso, os sensores de medição também são amplamente utilizados em aplicações médicas, incluindo a monitoração do funcionamento do coração e da pressão arterial.
Apesar do sensor indutivo ser o modelo mais popular do mercado na atualidade, ele não é o único que existe.
Como já citado, na própria categoria de sensores de comutação é possível encontrar a versão capacitiva, que é baseada no princípio da variação da capacitância elétrica.
Em suma, o produto possui um eletrodo que pode ser constituído por uma placa metálica ou uma malha metálica.
Quando um objeto, independentemente de sua composição metálica ou não, é colocado próximo a esse eletrodo, a sua capacitância elétrica varia.
A variação da capacitância elétrica nesse modelo alternativo ao sensor indutivo pode ser medida e usada para detectar a presença do objeto.
Não só esses, também existem:
- Sensor de tensão: instrumento utilizado para identificar a presença de tensão elétrica em lugares e objetos;
- Sensor de presença: dispositivo capaz de perceber um certo tipo de energia e sua variação no ambiente, sendo muito utilizado em sistemas de segurança;
- Sensor fotoelétrico: componente eletrônico que detecta objetos por meio de um feixe de luz;
- Sensor de fibra óptica: utiliza a tecnologia da fibra para medir diversas grandezas físicas, especialmente luz e temperatura;
- Sensor de laser: dispositivo capaz de detectar alvos independentemente de sua cor, material ou brilho.
Além dos sensores indutivos e de todos os outros modelos destacados, o cliente pode adquirir sensor ultrassônico, transdutor linear, de pressão e de imagem.
E é sempre bom ficar atento: cada sensor tem as suas próprias características e formas de atuação, fazendo com que a aquisição precise considerar esses tópicos.
Desse modo, é essencial que o cliente não tente usar sensores indutivos para medições como presença de pessoas, pois ele não desempenha essa função.
Agora que você já sabe detalhes sobre o sensor indutivo, confira os produtos oferecidos pelos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o melhor do mercado!