Sistema de Exaustão Industrial
O sistema de exaustão industrial é indispensável para preservar a qualidade do ar e a saúde dos funcionários de qualquer segmento. Composto por coifas, dutos e exaustores, esse sistema remove poluentes de maneira eficaz, garantindo a conformidade com normas regulatórias. Conheça suas principais vantagens e aplicações conferindo os tópicos listados abaixo!
- O que é e para que serve o sistema de exaustão industrial?
- Como funciona o sistema de exaustão industrial?
- Vantagens do sistema de exaustão industrial
- Aplicabilidade do sistema de exaustão industrial
- Tipos de sistemas de exaustão industrial
O que é e para que serve o sistema de exaustão industrial?
O sistema de exaustão industrial é usado para remover contaminantes do ar em variados ambientes.
Composto por como coifas, dutos e exaustores, esse sistema é projetado para proteger a integridade de equipamentos e ferramentas usados em linhas de produção.
Além disso, o sistema de exaustão industrial proporciona um local de trabalho mais seguro para os funcionários ao eliminar substâncias tóxicas ou irritantes da atmosfera.
Vale ressaltar que este sistema também atua ativamente na preservação do meio ambiente, eliminando a emissão de poluentes atmosféricos.
Como funciona o sistema de exaustão industrial?
O sistema de exaustão industrial utiliza diversos componentes para assegurar a remoção eficiente de contaminantes do ar.
O processo começa com a instalação de coifas, estruturas projetadas para capturar poluentes no local de origem.
Essas coifas são posicionadas para garantir a eficácia na captação dos contaminantes e impedir que se espalhem pelo ambiente.
Após a captação, os poluentes são conduzidos por dutos, tubulações que os direcionam para fora da área de trabalho.
Neste momento, um ventilador centrífugo também pode ser utilizado para gerar pressão e permitir a passagem dos contaminantes por todo o sistema.
Por sua vez, os exaustores criam um fluxo de ar direcionado para expulsar os contaminantes e garantir uma limpeza completa.
Vantagens do sistema de exaustão industrial
Além de garantir a conformidade com regulamentações e a segurança dos trabalhadores, o sistema de exaustão industrial apresenta outras importantes vantagens.
Primeiramente, a eliminação de agentes poluentes torna a temperatura dos ambientes mais agradáveis.
Isso resulta em trabalhadores mais dispostos, concentrados e produtivos, algo que certamente reduz a chance de erros.
Um local mais seguro também minimiza consideravelmente o risco de doenças respiratórias, como bronquite e asma.
Consequentemente, há menos pedidos de afastamentos por parte dos funcionários ao longo do ano.
Para concluir, um sistema de exaustão industrial eficaz ainda conserva os maquinários por muito mais tempo.
Em algumas situações, reparos inesperados em equipamentos são extremamente custosos para as indústrias.
Aplicabilidade do sistema de exaustão industrial
A aplicabilidade do sistema de exaustão industrial abrange vários setores e processos, conforme destacado a seguir:
- Indústrias químicas: O sistema de exaustão é essencial para remover vapores tóxicos e gases prejudiciais nas indústrias químicas;
- Setor alimentício: Odores provenientes de processos de cozimento, fritura, entre outros, também podem ser removidos pela exaustão, como uma ventilação cozinha industrial;
- Metalurgia e soldagem: Etapas de soldagem e metalurgia geram fumos metálicos e partículas prejudiciais à saúde. O sistema de exaustão garante a eliminação desses poluentes e a proteção dos trabalhadores;
- Indústrias farmacêuticas: Neste segmento, o sistema de exaustão é utilizado para controlar partículas e garantir que os padrões de pureza exigidos sejam atendidos, assegurando a qualidade dos produtos;
- Setor eletrônico: Na fabricação de componentes eletrônicos, o sistema de exaustão impede que partículas finas e gases entrem em qualquer dispositivo.
Depois de conhecer as aplicações mencionadas, é interessante saber quais são os tipos de sistemas de exaustão usados nas indústrias.
Tipos de sistemas de exaustão industrial
Um sistema de exaustão industrial pode ser classificado como “geral” ou “localizado”. Ambos apresentam importantes diferenças.
O sistema de exaustão geral serve para capturar poluentes em toda a amplitude dos ambientes.
Já os sistemas localizados contam com itens de captura posicionados estrategicamente próximos a equipamentos como dutos e ventiladores que espalham agentes contaminantes.
A escolha do sistema de exaustão industrial deve levar em consideração a natureza dos processos realizados, o layout da instalação e os requisitos específicos de qualidade do ar.
De qualquer forma, tanto a instalação quanto a manutenção de ambos os sistemas de exaustão industrial devem ser feita por profissionais qualificados.
Um mínimo erro nesses processos pode resultar em uma exaustão ineficaz e altos custos com readaptações.
Quer ter o melhor sistema de exaustão na sua indústria? Solicite seu orçamento no Soluções Industriais agora mesmo!
E caso deseje saber mais sobre o assunto, leia o conteúdo que preparamos para você no final da página!