Solvente Ecológico
O solvente ecológico é fabricado a partir de hidrocarbonetos alifáticos e se destaca por suas propriedades biodegradáveis e não inflamáveis. Essa substância é muito utilizada na limpeza de superfícies, pois é capaz de remover com facilidade óleos, graxas e gorduras. Quer conhecer mais benefícios e aplicações do produto? Confira os tópicos listados abaixo!
- O que é e para que serve o solvente ecológico?
- Principais aplicações do solvente ecológico
- O que saber antes de trocar o solvente comum pelo ecológico?
O que é e para que serve o solvente ecológico?
O solvente ecológico tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, graças às vantagens que traz para o meio ambiente.
Este produto é fabricado a partir de hidrocarbonetos alifáticos, compostos orgânicos com baixíssimos níveis de toxicidade para pessoas e animais.
Além disso, o solvente ecológico apresenta uma biodegradação rápida, ou seja, não demora para se decompor naturalmente, evitando a contaminação do ar, do solo e de cursos d’água.
Vale ressaltar ainda que essa substância eco-friendly possui qualidade semelhante a um solvente convencional, mas com melhor custo-benefício.
Não só isso, a utilização de materiais ecologicamente corretos contribui para manter uma boa imagem das empresas, estabelecimentos comerciais e indústrias perante seus públicos-alvos.
Inclusive, isso é comprovado por pesquisas, que indicam a preocupação dos consumidores em minimizar o impacto causado à natureza também no momento das compras.
E as vantagens do solvente ecológico vão além de aspectos ambientais, econômicos e de marketing, pois abrange até mesmo a segurança dos ambientes onde são usados.
Os ingredientes que compõem essas substâncias não são voláteis, ou seja, liberam uma quantidade mínima de vapor.
O mesmo não acontece com os solventes comuns, que emitem vapores químicos inflamáveis e, por isso, oferecem maior risco de incêndio.
Essa característica do solvente ecológico também facilita seu transporte e armazenamento, uma vez que elimina a necessidade de adotar medidas de proteção específicas para tais atividades.
Principais aplicações do solvente ecológico
Por ser um produto muito versátil, o solvente ecológico é aplicável em diversas atividades industriais, comerciais e até domésticas.
Por exemplo, as substâncias dielétricas são destinadas à limpeza de equipamentos e ferramentas elétricas, como painéis de alta tensão, transformadores de voltagem e disjuntores.
Já o solvente metrológico funciona bem na remoção de óleos, graxas, tintas e resinas em diferentes superfícies.
Existem ainda opções de solventes ecológicos compatíveis com a fabricação de cera automotiva, substância que remove riscos da lataria dos automóveis.
Por sua vez, o setor agrícola beneficia-se do uso do solvente ecológico para a produção de alguns pesticidas que ajudam a proteger plantações contra pragas.
Outro processo que pode depender desses produtos é a laminação a frio de metais. Isso porque peças de aço, bronze, ouro e outros materiais precisam estar completamente limpas antes de serem laminadas.
Vale destacar que os óleos protetivos usados no tratamento contra corrosão dos metais também podem contar com solventes eco-friendly em suas composições.
Por fim, o solvente ecológico é ótimo quando se trata de higienizar as rolarias e blanquetas das impressoras offset.
Essas partes das máquinas costumam acumular uma grande quantidade de tintas e, se não forem devidamente limpas, prejudicam a qualidade das impressões.
O que saber antes de trocar o solvente comum pelo ecológico?
O primeiro passo para trocar um solvente comum por um solvente ecológico na limpeza de componentes ou fabricação de mercadorias é estudar os processos químicos adotados na linha de produção.
Como mencionado no tópico anterior, os solventes ecológicos apresentam um custo-benefício melhor do que os tradicionais, mas isso não significa que eles são adequados para todas as situações.
Caso haja a possibilidade de substituição, é comum que a indústria que passa a utilizar um solvente eco-friendly precise alterar a proporção da substância nas atividades.
Sem essa modificação, o uso do produto pode não ter o resultado esperado, já que os procedimentos da indústria não estarão adaptados à mudança.
Ainda é importante ter em mente que a inserção do solvente ecológico nas indústrias ou qualquer outro estabelecimento exige conhecimento técnico.
Apenas um profissional especializado é capaz de indicar o produto correto para cada aplicação e garantir o sucesso dos serviços realizados com solventes ecológicos.
Às vezes, também é necessário separar os solventes de algumas outras substâncias antes de usá-lo. Essa divisão entre os solventes e solutos sólidos pode ser realizada com o apoio de máquinas especiais, como a separadora centrífuga.
Agora que você já sabe as principais informações sobre essas substâncias, que tal descobrir onde comprá-las com segurança?
Solicite um orçamento agora mesmo no Soluções Industriais para conhecer fornecedores especializados no solvente ecológico, que podem orientá-lo na escolha do produto ideal para as suas aplicações!
E caso deseje mais informações sobre essa substância eco-friendly, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!