Tijolo De Isopor
O tijolo de isopor é uma grande inovação da construção civil, que tem conquistado cada vez mais espaço devido às suas propriedades únicas. Esse material leve e resistente ainda oferece uma economia significativa tanto para profissionais quanto para os solicitantes das obras. Conheça melhor suas características e modo de instalação conferindo este conteúdo!
- O que é e para que serve o tijolo de isopor?
- Vantagens de uso do tijolo de isopor
- Como é fabricado o tijolo de isopor?
- Como colocar um tijolo de isopor?
O que é e para que serve o tijolo de isopor?
O tijolo de isopor, também conhecido como bloco de EPS (Poliestireno Expandido), é um componente muito utilizado na construção civil.
Eles são empregados constantemente no levantamento de paredes, a fim de proporcionar um eficaz isolamento térmico e acústico às obras.
Inclusive, o tijolo de isopor para parede substitui muito bem modelos convencionais feitos com argila, cimento, silicato de cálcio, entre outros materiais.
A título de curiosidade, o tijolo isopor é fabricado a partir da placa de isopor, assim como um copo de isopor, que também serve para a produção de forros, sancas e cilindros.
Vantagens de uso do tijolo de isopor
Além de garantir isolamento térmico e acústico, o tijolo de isopor oferece outras importantes vantagens, conforme destacado nos tópicos a seguir:
- Adaptação a diferentes revestimentos: O tijolo isopor pode ser coberto com as mesmas tintas e demais revestimentos que outros tijolos;
- Facilidade de corte: Por ser leve, o tijolo de isopor não apenas é fácil de se transportar, como também de cortar conforme às necessidades de cada projeto;
- Agilidade na construção: O manuseio simplificado do tijolo de isopor ainda contribui para reduzir significativamente o tempo de entrega da obra;
- Versatilidade: Além das paredes, os blocos de isopor para construção são aplicáveis a lajes, pisos e estruturas decorativas, como uma sanca de isopor;
- Redução de custos: A ótima capacidade de isolamento térmico dos tijolos elimina a necessidade do uso constante de sistemas de refrigeração, e assim gera economia na conta de energia. Aliás, o alívio no bolso é sentido já no planejamento da obra, pois o preço do tijolo isopor costuma ser menor que o de outros modelos;
- Resistência: Embora seja leve, o tijolo de isopor é capaz de resistir a fortes impactos, acúmulo de umidade, exposição a determinados produtos químicos, entre outras situações adversas;
- Sustentabilidade: O isopor é um material reciclável e, portanto, não contribui para o acúmulo de lixo na natureza.
Após conhecer esses benefícios, é interessante entender como acontece o processo de fabricação do tijolo isopor.
Como é fabricado o tijolo de isopor?
O processo de fabricação do tijolo isopor consiste em uma sequência de etapas que resulta em um material eficiente e versátil na construção.
Inicialmente, o isopor granulado passa por um estágio de pré-expansão, no qual é exposto ao vapor da água.
O vapor provoca o surgimento de pequenas células de ar na estrutura do isopor, que ajudam o material a adquirir suas ótimas propriedades físicas.
Após essa fase, o isopor expandido é moldado em blocos, adotando formas semelhantes às dos tijolos convencionais, sendo os tijolo de isopor para parede.
Dentro dos moldes, o isopor é submetido a calor e pressão, o que leva à solidificação de seu formato final, como um forro de isopor.
Para concluir, o material é resfriado e, se necessário, cortado e alinhado para se adequar às necessidades dos compradores.
Como colocar um tijolo de isopor?
A instalação correta do tijolo de isopor deve ser feita por profissionais qualificados, e a partir dos seguintes passos:
- Preparação da superfície: É necessário limpar e nivelar a superfície que receberá os tijolos;
- Escolha da argamassa: O profissional responsável pelo serviço deve selecionar uma argamassa de qualidade e adequada ao isopor, como um Cilindro De Isopor;
- Aplicação da argamassa: Em seguida, a argamassa precisa ser espalhada de maneira homogênea nos locais de aplicação;
- Posicionamento dos tijolos: Com a argamassa aplicada, basta pressionar cada tijolo no seu respectivo espaço, mantendo o espaçamento adequado;
- Nivelamento: O próximo passo é verificar se os tijolos estão nivelados, e fazer as correções necessárias;
- Preenchimento de juntas: Quando os tijolos estiverem em sua posição final, basta preencher cada junta com a argamassa, removendo o excedente do material que escorrer e fazendo a acabamento estético;
- Cura: Para concluir o processo, é necessário aguardar o tempo de secagem total da argamassa, que pode variar conforme a qualidade do material e as condições climáticas.
Ao seguir as recomendações mencionadas, certamente o resultado dos trabalhos serão muito duradouros.
Procurando por tijolos de isopor de qualidade? Solicite sua cotação agora mesmo no Soluções Industriais e encontre as melhores opções para o seu projeto!
E caso tenha interesse em saber mais sobre esse tipo de tijolo, leia também o conteúdo disponível no final desta página!