transformador fotovoltaico
O transformador fotovoltaico é responsável por modificar a tensão elétrica das correntes alternadas (CA), a fim de adequá-la aos padrões dos equipamentos que serão abastecidos com ela. Essa função do dispositivo ajuda a manter o sistema de energia solar funcionando de maneira segura e confiável por um longo período. Confira os tópicos abaixo e saiba mais.
- O que é e para que serve o transformador fotovoltaico?
- Como funciona o transformador fotovoltaico?
- Principais aplicações do transformador fotovoltaico
- Como escolher o melhor transformador fotovoltaico?
O que é e para que serve o transformador fotovoltaico?
O transformador fotovoltaico é um aparelho instalado nos sistemas de energia solar para diminuir ou elevar a tensão de uma corrente elétrica alternada (CA).
Basicamente, o dispositivo recebe as correntes alternadas de um inversor fotovoltaico, faz a modificação da tensão e a encaminha na voltagem adequada ao sistema de distribuição.
Esse procedimento permite que os aparelhos elétricos e eletrônicos abastecidos pela energia gerada pelos painéis fotovoltaicos funcionem sem riscos de sobrecargas ou outros problemas elétricos.
No mercado, é possível encontrar uma ampla variedade de transformadores fotovoltaicos, com tamanhos e capacidades diferentes, a fim de atender desde pequenas demandas, como as de residências, até grandes indústrias.
Além disso, existem modelos de transformadores bifásicos, mais comuns em casas, e trifásicos, quando se trabalha também com tensões de 380V.
Como funciona o transformador fotovoltaico?
O funcionamento de um transformador fotovoltaico ocorre a partir de duas bobinas e um núcleo, que modificam a tensão da corrente alternada recebida do inversor.
Normalmente, esses componentes são fabricados com cobre e possuem uma camada isolante de verniz sintético.
Cada bobina do transformador energia solar é posicionada em uma ponta do caminho percorrido pela corrente elétrica.
Assim, quando a que fica na entrada recebe a corrente, uma tensão é induzida na que está no acesso de saída por meio de um campo magnético.
Por sua vez, o núcleo é responsável por acoplar ambas as bobinas e, com isso, auxiliar em suas operações.
Vale citar que, para cumprir todas essas funções com eficiência, o equipamento precisa estar conectado aos outros dispositivos do sistema por meio de um cabo fotovoltaico de alta eficiência.
Além disso, o transformador para energia solar precisa contar com outros dispositivos para facilitar sua operação, como um painel de controle e um acionador.
Principais aplicações do transformador fotovoltaico
Além de atuar em sistemas fixos de distribuição de energia, o transformador fotovoltaico é muito útil no transporte de eletricidade por longas distâncias.
Nessas situações, o equipamento ajuda a reduzir eventuais quedas de tensões durante o percurso.
Com isso, a energia chega ao destino pronta para ser distribuída aos consumidores finais por meio de linhas de transmissão.
Outro uso do transformador de energia solar que merece ser destacado é em circuitos conversores, onde não apenas controlam as tensões elétricas, como também atuam como isoladores, a fim de garantir uma operação silenciosa aos demais componentes do sistema.
Como escolher o melhor transformador fotovoltaico?
Para entender como escolher um transformador fotovoltaico, o primeiro passo é saber que ele pode ser classificado como “isolador” ou “autotransformador”.
Explicando brevemente cada um, o transformador energia solar isolador é indicado para alimentar dispositivos que trabalham com propriedades de tensão e corrente muito puras.
Já o autotransformador é uma excelente opção para distribuir eletricidade para máquinas convencionais, ou seja, aquelas utilizadas frequentemente no dia a dia.
Vale citar também que os autotransformadores são menores e mais baratos, enquanto os modelos isoladores costumam ser maiores e mais caros.
No entanto, isso não significa que o primeiro é melhor ou mais prático do que o segundo, fazendo com que a decisão do equipamento ideal dependa da análise das necessidades específicas do local de instalação.
Além disso, é importante atentar-se ao sistema de resfriamento do transformador energia solar no momento da aquisição.
Alguns desses equipamentos são resfriados a seco, enquanto outros dependem de óleo para realizar o processo.
Normalmente, a opção a seco é destinada a ambientes que estão propensos a incêndios e explosões. Já a com óleo é mais frequente em locais que não tenham esses riscos.
Independentemente do transformador energia solar desejado, é sempre interessante consultar fornecedores especializados no segmento, a fim de obter detalhes técnicos sobre o funcionamento do aparelho e, consequentemente, fazer um investimento assertivo.
Quer adquirir um transformador fotovoltaico com o melhor custo-benefício do mercado? Solicite um orçamento no Soluções Industriais agora mesmo e aproveite as ofertas disponibilizadas por nossos parceiros!
E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que fizemos especialmente para você no final da página!