Transmissor De Temperatura
O transmissor de temperatura é frequentemente utilizado em processos de fabricação nos quais o controle do aquecimento ou resfriamento precisa ser muito rigoroso. O aparelho consegue repassar com precisão e rapidez os dados recebidos por sensores, contribuindo para a redução de diversos riscos operacionais. Conheça melhor suas vantagens nos tópicos abaixo!
- O que é e para que serve o transmissor de temperatura?
- Vantagens e características do transmissor de temperatura
- Onde o transmissor de temperatura é usado?
- Tipos de transmissor indicador de temperatura
O que é e para que serve o transmissor de temperatura?
O transmissor de temperatura é um dispositivo utilizado para medir e transmitir informações sobre o nível de calor ou frio de um determinado ambiente, processo industrial ou sistema.
Basicamente, o funcionamento de um transmissor indicador de temperatura depende de um sensor e cabos de alimentação.
O sensor é o aparelho responsável por medir a temperatura do material trabalhado e enviar um sinal ao transmissor por meio dos cabos.
Assim que recebe o sinal, o dispositivo o processa rapidamente e repassa a informação obtida para um receptor remoto, que permite a leitura.
Ainda vale mencionar que um transmissor temperatura pode ser posicionado acima ou dentro de uma cabeça de proteção.
Esse acessório de proteção tem a função de resguardar o sensor do transmissor contra condições ambientais adversas, como exposição a produtos químicos corrosivos, umidade excessiva ou partículas sólidas.
Vale lembrar que o transmissor indicador de temperatura só será eficiente se adquirido em empresas especializadas. Essa mesma regra vale para a obtenção de outros dispositivos para máquinas, como os purgadores de boia.
Vantagens e características do transmissor de temperatura
O controle preciso da temperatura desempenha um papel fundamental em vários processos industriais, laboratoriais e comerciais.
Portanto, o uso do transmissor de temperatura assegura diversas vantagens a curtos, médios e longos prazos. Entre as principais, destacam-se:
- Confiabilidade: a precisão do dispositivo é muito alta, o que explica o fato do aparelho ser adotado como solução em tantas indústrias;
- Análises rápidas: com o avanço da tecnologia, os resultados passaram a ser disponibilizados de maneira rápida, agilizando as atividades das linhas de produção;
- Adaptabilidade a diferentes sensores: não importa qual sensor de temperatura seja utilizado, o software dos transmissores é capaz de se adaptar a praticamente todos os aparelhos;
- Resistência em ambientes hostis: um bom transmissor não tem seu desempenho afetado em ambientes com temperaturas extremas, tais como -200°C e 1800°C. Além disso, alguns modelos são especialmente projetados para operar em áreas propensas a explosões;
- Durabilidade: Uma das características que mais surpreende os compradores é a durabilidade de um transmissor indicador de temperatura, pois o aparelho costuma dispensar manutenções preventivas e reparos constantes;
- Medição à distância: A transferência dos resultados entre sensores, transmissores e receptores pode ser feita a uma distância segura, em caso de temperaturas muito elevadas ou reduzidas.
Alguns modelos de transmissor indicador de temperatura ainda possuem capacidade de armazenamento de dados, o que permite o registro de informações ao longo do tempo.
Isso é valioso para análises retrospectivas, identificação de tendências e cumprimento de regulamentações.
Onde o transmissor de temperatura é usado?
Uma mínima alteração na temperatura pode inviabilizar a continuidade de determinadas fabricações e, consequentemente, provocar graves prejuízos financeiros.
Por exemplo, é o caso de produtos armazenados em temperaturas muito baixas, o que ocorre nos segmentos alimentícios, farmacêuticos, entre outros.
A utilização de um transmissor de temperatura é indicada especialmente em linhas de produção que demandam esse controle rigoroso do frio ou calor.
Além disso, em processos industriais, laboratórios e instalações de pesquisa, os transmissores de temperatura são empregados para monitorar e controlar as condições térmicas.
Tipos de transmissor indicador de temperatura
Um transmissor de temperatura pode ser classificado de variadas maneiras, a depender das preferências de seu fabricante.
Uma forma de categorizar os transmissores de temperatura é a partir de sua respectiva aplicação.
Para exemplificar, lojas especializadas disponibilizam transmissores para termorresistências, termopares, painéis, trilhos DIN, etc.
Também é comum que o transmissor indicador de temperatura seja definido conforme algumas de suas características.
Nesses casos, normalmente os aparelhos são comercializados como transmissores de temperatura “com cabeçote”, “com indicação local” ou “com protocolo de comunicação Hart”, entre outras opções.
Além disso, existem opções de dispositivos como um transmissor indicador de temperatura ou um transmissor de umidade e temperatura que operam com diferentes faixas de temperatura, que vão de -200 °C até 1820 °C.
A variedade de classificações pode provocar dúvidas no momento de comprar um transmissor, o que é facilmente resolvido ao consultar profissionais especializados.
Quer encontrar os melhores fornecedores de transmissores de temperatura? Solicite agora mesmo o seu orçamento no Soluções Industriais e entre em contato com nossos parceiros especializados!
E caso deseje mais informações sobre o aparelho, leia o conteúdo que preparamos para você no final desta página!