Tubo com costura
Diferenças do tubo com costura e sem costura
A principal diferença entre o tubo com costura e o tubo sem costura é a maneira que os modelos são fabricados.
Recapitulando os processos de fabricação do tubo de aço com costura, o modelo é desenvolvido com o apoio da soldagem.
Por outro lado, o tubo sem costura é desenvolvido pelo aquecimento de uma matriz cilíndrica, que pode envolver o processo pilger e o processo extrusionado.
Assim como o tubo com costura, o sem costura também pode ser submetido a processos de revestimentos para melhorar suas propriedades mecânicas e/ou químicas.
Entre os processos que podem ser desenvolvidos em ambos os produtos, destacam-se:
- Pintura;
- Polimento;
- Galvanização;
- Tratamentos térmicos;
- Operações de usinagem.
Seja o tubo de aço com costura ou o sem costura, é indispensável que a compra seja realizada em empresas especializadas, que atuam com tubos certificados.
Outros tipos de tubos que existem
Além do tubo com costura e do sem costura, existem uma ampla variedade de opções para quem deseja adquirir produtos para construção e transporte de fluidos.
Começando pelos materiais disponíveis, existem:
- Aço;
- PVC;
- CPVC;
- Cobre;
- Ferro;
- Zinco;
- Entre outros.
Seja o tubo de aço com costura, o tubo de ferro galvanizado, o tubo zincado ou qualquer outro, a matéria-prima deve ser de boa procedência.
Sobre o assunto, é indispensável destacar que a qualidade do material de confecção do tubo irá impactar diretamente em sua aplicação e vida útil.
Focando no formato do tubo com costura ou não, ele pode ser redondo, quadrado ou retangular, variando de acordo com as necessidades do cliente e da instalação.
Em adicional, também é possível fazer a aquisição do:
- Tubo Metalon: modelo quadrado ou retangular de aço carbono muito utilizado na construção civil;
- Tubo Schedule: modelo de várias dimensões utilizados para condução de fluidos com diferentes pressões, temperaturas ou características corrosivas;
- Tubos elípticos: comumente utilizados em projetos que precisam de acabamento refinado, o modelo é ideal para indústria de móveis, automobilística e setor fitness.
Não só o tubo com costura e os diversos outros citados, é comum encontrar tubos NBR 5580 e NBR 5590, tubos de condução, tubos de bens de consumo, tubos oblongos, dentre outros.
Vale ressaltar que a escolha do tubo ideal deverá ser feita com cuidado, considerando todas as necessidades da instalação.
Para isso, o cliente poderá contar com o apoio de profissionais experientes, que irão ajudar no momento da decisão.
O que considerar antes de comprar um tubo?
No momento de realizar a compra do tubo com costura ou de qualquer outro modelo, é fundamental que algumas considerações sejam feitas.
A primeira, e talvez a mais importante para garantir a eficiência da utilização, é a qualidade do produto que está sendo adquirido.
Seja o tubo de aço com costura ou o sem, é importante que o fabricante ou fornecedor atue com peças certificadas e aprovadas pelos órgãos vigentes.
Resumidamente, isso ajuda a garantir que os tubos de aço sejam desenvolvidos de acordo com rigorosos padrões nacionais e internacionais, que comprovam suas funcionalidades.
Não só isso, é fundamental considerar a utilização do tubo antes de adquiri-lo, visto que o modelo errado pode comprometer todo o sistema.
Sempre que a aquisição do tubo de aço com costura entra em pauta, é comum que o preço seja uma variável muito importante para a decisão.
Embora todos queiram pagar um valor baixo, é importante lembrar que a escolha deve analisar toda a relação custo-benefício.
Agora que você já sabe o que considerar no momento de escolha do tubo com costura, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o que existe de melhor no mercado de tubulações!