Tubo interno
O tubo interno é um importante componente para o funcionamento do sistema de amortecimento, sendo necessário adquiri-lo com muito cuidado a fim de garantir um desempenho correto. Para a escolha, é ideal que o cliente saiba em detalhes o que é, para que serve e quais os outros componentes que complementam o cilindro. Navegue pelos tópicos abaixo e confira!
- O que é o tubo interno?
- Para que serve o tubo interno?
- Outros peças que podem complementar o tubo interno
- Quando trocar o tubo interno?
O que é o tubo interno?
O tubo interno é um componente essencial para qualquer sistema de amortecimento, sendo responsável por regular e controlar as forças que atuam sobre a suspensão do veículo, especialmente das motos.
No geral, o papel do também chamado cilindro interno é absorver as vibrações mecânicas produzidas pelo funcionamento do sistema de amortecimento, o que resulta em uma melhora na estabilidade do veículo.
O tubo interno é normalmente feito de aço inoxidável de alta resistência, pois deve suportar as forças cíclicas criadas pelo sistema, bem como ser projetado para se adequar à geometria do mesmo.
É importante que o componente seja instalado de maneira apropriada, bem como limpo periodicamente, a fim de garantir a operação eficiente da suspensão.
Para que serve o tubo interno?
Em uma análise geral, o tubo interno tem como funções absorver as irregularidades do piso e frear o movimento de oscilação da mola.
Essas aplicações fazem com que seja possível manter a roda em contato com o solo e, consequentemente, garantir mais estabilidade para a condução da motocicleta.
Assim como os outros tubos flexíveis inox, o cilindro interno apresenta elevada resistência contra pressões e intempéries.
Além disso, o tubo interno tem a função de impedir a entrada de água e poeira, que podem danificar o sistema de amortecimento e comprometer o desempenho do veículo.
É por isso que a manutenção e a substituição periódicas dessa peça são tão importantes, visto que só assim será possível proporcionar segurança e conforto ao condutor.
Outros peças que podem complementar o tubo interno
O tubo interno é uma peça fundamental para um bom sistema de amortecimento e, assim como os outros tubos industriais, o componente não atua sozinho.
Dentre as principais peças que acompanham o cilindro interno, destacam-se:
- Pistão do garfo: auxilia no controle do amortecedor, reduzindo suas vibrações para uma condução suave e segura;
- Cilindro externo: acomoda o tubo interno e a ponta do pistão, atuando nos movimentos que o amortecedor faz para resistir aos impactos;
- Retentor de pó: ajuda a bloquear a entrada de impurezas, como poeiras, no interior do sistema, bem como evita vazamentos;
- Retentor de óleo: impede a saída de líquidos lubrificantes do veículo.
Além dos acessórios citados, o sistema conta com um conjunto de molas, gaxetas e porcas de fixação, assegurando que todas as peças tenham condições de operar em conjunto.
Quando trocar o tubo interno?
Antes de mais nada, é válido citar que existem diversos sinais visuais e operacionais que indicam que é necessário realizar a troca do tubo interno.
Assim como qualquer tubo de aço inox, o cilindro interno precisa passar por vistorias periódicas, a fim de identificar danos que possam comprometer o seu funcionamento.
No geral, a pessoa que procura por indícios de desgastes no componente poderá atentar-se a alguns fatores, como o vazamento de óleo.
Além disso, o tubo interno deverá ser trocado sempre que apresentar irregularidades em sua estrutura e arqueamento.
Por que é importante realizar a troca?
Quando o cilindro interno fica com problema, a espuma em sua câmara de amortecimento pode comprometer a resistência ao choque, tornando a moto menos segura.
Sendo assim, se uma pessoa esquecer ou se recusar a fazer a troca, a eficiência do sistema de amortecimento pode diminuir, causando desconforto e danos durante o uso.
Em casos mais graves, a falta de vistoria no tubo interno pode acarretar em acidentes, colocando em risco a vida de condutores e pedestres que estejam próximos.
Por fim, é importante citar que o tempo de vida útil típico de um tubo interno de moto é entre 50 mil e 300 mil km.
Em conclusão, quando a peça é danificada, é necessário substituí-la imediatamente para que o sistema de amortecimento possa desempenhar sua função corretamente.
Agora que você já sabe as principais informações sobre o cilindro interno, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e saiba como comprar peças de alta qualidade!