Tubos de aço
Curiosidades dos tubos de aço
Os tubos de aço são os principais componentes de muitas estruturas metálicas, como edifícios, pontes e tubulações.
Além disso, são amplamente utilizados na construção naval, petroquímica, mineração e na indústria do papel.
Devido à sua versatilidade, os tubos de aço podem ser fabricados em várias formas e tamanhos.
A história dos tubos de aço remonta ao século 19, quando foram inventados os primeiros processos de fabricação.
No entanto, só foi possível produzi-los em grande escala no início do século 20, com o desenvolvimento da indústria siderúrgica.
Desde então, os tubos têm sido usados em muitas aplicações diferentes e continuam sendo um material indispensável para a construção.
Contudo, é válido ressaltar que o tubo industrial de aço não é a única opção do mercado, que também trabalha com tubo de ferro galvanizado, tubo zincado, tubo de cobre, entre outros.
Tubos com e sem costura: onde podem ser usados, para que servem e como são feitos?
Os tubos de aço podem ser adquiridos em duas versões principais: os tubos com costura e os sem costura.
Os tubos com costura são fabricados a partir de chapas de aço carbono e aço inoxidável, sendo utilizados em setores da indústria, como o petróleo e gás, química, construção civil, alimentícia e automotiva.
Sejam os tubos de inox ou os de carbono, eles possuem diversos tamanhos e espessuras, a fim de também se ajustarem ao transporte de líquidos e gases sob alta pressão.
Os tubos com costura são produzidos através do processo de rolamento a quente, que consiste em aquecer as chapas de aço até que estejam em estado “plástico”.
Em seguida, elas passam por um processo de conformação mecânica para assumir a forma cilíndrica desejada.
Por fim, as chapas são unidas através da soldagem das extremidades abertas do tubo, processo realizado por meio da soldagem elétrica ou do arco voltaico submerso.
Por outro lado, os tubos de aço sem costura são desenvolvidos por meio de uma matriz cilíndrica e um processo de extrusão.
Normalmente, eles apresentam grande variedade de diâmetros internos e externos e podem ser utilizados em várias aplicações industriais, desde a condução de fluidos até a estruturação de edifícios.
Os tubos sem costura são produzidos basicamente por dois processos: o processo pilger e o processo extrusionado.
No processo pilger, um cilindro maciço é reduzido progressivamente em diâmetro através de operações sucessivas de laminagem parcial.
Já no processo extrusionado, um barril cilíndrico é preenchido com uma massa fundida e, em seguida, é forçado a passar por uma matriz estreita para que assuma a forma do tubo desejado.
Após a fabricação, os tubos de aço sem costura podem ser submetidos a diversas operações adicionais com o objetivo de melhorar suas propriedades mecânicas e/ou químicas.
Tais operações incluem tratamentos térmicos (aquecimento e resfriamento controlados) e operações de usinagem (como torneamento, fresamento e retificação).
Não só essas, eles também podem passar por operações específicas de acabamento de superfície (como polimento, pintura e galvanização).
Sejam tubos de inox, tubo com costura, tubo sem costura, tubo de aço galvanizado, tubo quadrado de ferro ou qualquer outro, a aquisição precisa ser cuidadosa.
Por isso, é ideal contar com profissionais e empresas que ofereçam suporte técnico antes, durante e após a aquisição.
Com os parceiros do Soluções Industriais, o cliente encontra o que existe de melhor no mercado de tubos de aço. Solicite um orçamento e aproveite!