válvula de alívio de pressão
Tipos de válvula de alívio de pressão
Levando em consideração que a válvula de alívio de pressão pode ser destinada para diversos sistemas, o acessório costuma ser comercializado em vários modelos.
Por exemplo, é possível encontrar a válvula de segurança e alívio dividida por número de série, sendo as principais:
- IP-50: destinada para processos de compressão de ar com larga gama de pressão de ajuste;
- IP-100: destinada para realizar a proteção de sistemas a vapor, ar comprimido e refrigeração;
- IP-150: destinada para sistemas de proteção em que utiliza o vapor, ar comprimido e outros gases que sofrem diminuição de pressão e refluxos.
Além das séries, a válvula de alívio de pressão pode ser adquirida de acordo com o sistema que será inserida.
Nesses casos, é muito comum encontrar a válvula de alívio de pressão hidráulica e a válvula de alívio de pressão pneumática.
Não só essas, a válvula de segurança e alívio também pode ser dos seguintes modelos:
- Válvula de alívio de descarga;
- Válvula de redução de pressão;
- Válvula de alívio do tipo direto;
- Válvula de alívio de fole balanceada;
- Válvula de alívio de pressão com mola;
- Entre outras.
Independentemente da válvula controladora de pressão escolhida, é fundamental que a fabricação respeite as normas vigentes, atestando sua eficiência e segurança.
Como fazer o manuseio e transporte de armazenamento de válvulas de segurança?
Seja a válvula reguladora de pressão, temperatura ou vazão, os processos de manuseio e transporte de armazenamento precisam ser muito cuidadosos.
Inicialmente, é importante citar que proteger a válvula de segurança e alívio de sujeiras e materiais estranhos antes da instalação é um passo fundamental.
Isso porque a falta de cuidado com as peças antes da aplicação no sistema pode causar danos que comprometam a eficiência da válvula ou ocasionem contaminações.
Por essa razão, é preciso manter a válvula de alívio de pressão ou qualquer outro modelo de segurança com os protetores de entrada e saída.
Não só isso, a recomendação é que a válvula de segurança e alívio não seja retirada da embalagem original até o momento do uso.
Já quando o foco é o manuseio do dispositivo, o cuidado deve ser ainda maior, a fim de evitar danos que possam comprometer sua estrutura e desempenho.
No geral, é fundamental que a válvula de alívio de pressão nunca seja manuseada usando a alavanca de elevação e nem sofra choques.
Em adicional, é ideal que antes da instalação o local esteja limpo e preparado para receber o acessório, que deve ser disposto por profissionais experientes.
Quando se trata da válvula de segurança e alívio, a proteção total do sistema só será definitiva se um produto de qualidade for aliado com a eficiência da instalação e utilização correta.
Agora que você já sabe como escolher a válvula de alívio de pressão, confira os acessórios de segurança oferecidos pelos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o melhor do mercado!