Válvula De Gaveta
A válvula de gaveta é amplamente utilizada na indústria para controlar o fluxo de diversos tipos de fluidos, como líquidos e gases. Com um design simples e eficiente, o componente serve para liberar ou bloquear a vazão dos produtos, além de proporcionar vedação confiável para os processos. Conheça melhor as vantagens do item conferindo os tópicos abaixo!
- O que é e como funciona a válvula de gaveta?
- Benefícios de utilizar uma válvula de gaveta
- Tipos de válvulas de gaveta
O que é e como funciona a válvula de gaveta?
A válvula de gaveta é muito utilizada em tubulações para controlar o fluxo de fluidos em diversos sistemas, desde residenciais até industriais.
Suas principais funções são liberar e bloquear a passagem de materiais pelos tubos conforme a necessidade apresentada.
Para operar corretamente, é fundamental que a válvula gaveta esteja sempre completamente aberta ou fechada.
Em geral, a abertura e o fechamento de uma válvula de gaveta são controlados pelo movimento de um disco, cunha ou outro item que desempenhe essas ações presente em seu interior.
Quando aberto, o disco se move para dentro da válvula, o que possibilita a passagem dos fluidos. O oposto ocorre no fechamento.
Independentemente do modelo, uma válvula de gaveta é indicada para sistemas que não demandam constantes aberturas e fechamentos, já que realiza esses procedimentos de maneira mais lenta quando comparada a outras válvulas.
Componentes de uma válvula de gaveta
Além do disco ou cunha, uma válvula de gaveta é composta por uma haste que percorre todo o seu corpo.
Na estrutura são conectados itens como o volante, a engraxadeira, as gaxetas, as buchas, as vedações, as juntas, o castelo (peça com superfície irregular semelhante a duas letras L viradas em direções opostas entre si), o flange de conexão e, finalmente, uma gaveta, responsável pelo nome da válvula.
Devido a todos esses acessórios, a instalação de uma válvula gaveta deve ser realizada apenas por profissionais especializados, pois requer conhecimento aprofundado sobre cada parte.
Benefícios de utilizar uma válvula de gaveta
A válvula gaveta apresenta muitas vantagens para os sistemas em que opera devido às suas especificações técnicas, como sua grande resistência a altas temperaturas.
Essa característica torna o componente uma boa opção para encanamentos que transportam líquidos inflamáveis e, portanto, são mais propensos a provocar incêndios.
A robustez de uma válvula tipo gaveta ainda faz com que o item suporte pressões muito adversas, o que torna o acessório uma solução adequada para uma variedade de aplicações, desde sistemas de água e esgoto até processos químicos industriais.
Além disso, a válvula de gaveta pode ser encontrada em diferentes tamanhos e configurações, a fim de atender às necessidades específicas de determinadas tubulações.
Outro ponto que merece destaque é a baixa perda de material proporcionada por uma válvula gaveta, já que o fluido que passa pela estrutura não encontra qualquer obstáculo para manter seu fluxo.
Ainda sobre o transporte de líquidos e gases, vale ressaltar que a válvula gaveta é bidirecional, ou seja, permite que o fluido transportado se locomova livremente nos dois sentidos de um tubo.
Tipos de válvulas de gaveta
Assim como a válvula borboleta, a válvula de gaveta pode ser encontrada em diferentes versões.
Normalmente, as classificações do componente são feitas de acordo com suas hastes, seu modo de abertura e fechamento ou características especiais.
Com relação à primeira divisão, é possível dividir as válvulas de duas maneiras: haste ascendente e haste não ascendente.
Explicando brevemente cada uma, a válvula gaveta de haste ascendente pode ter uma rosca interna, cuja haste rotaciona de maneira independente ao volante, ou externa, em que o rosqueamento fica livre do contato com o fluido.
Já o componente do tipo não ascendente tem sua gaveta presa à haste e sua abertura e fechamento são feitos por movimentos produzidos pelo volante para cima e para baixo.
Quanto a segunda classificação, ela apresenta as válvulas com gaveta única, articulada e de sede de discos.
Basicamente, tanto os tipos de gaveta única como os de gaveta articulada operam em qualquer posição.
A diferença entre ambos é que uma válvula de gaveta articulada oferece uma vedação um pouco mais eficaz e, portanto, pode operar em sistemas que transportam líquidos perigosos, por exemplo.
Por sua vez, a válvula gaveta de sede de disco consiste em dois discos não conectados entre si, com um deles apresentando um pequeno furo e posicionado no lado de maior pressão dos tubos.
Quando a válvula está fechada, o fluido fica “preso” entre ambos os discos, o que garante uma ótima vedação a essa válvula.
Com relação às características especiais, o maior destaque é a válvula de gaveta flangeada, que possui uma construção especial que permite a conexão do corpo da válvula às tubulações por meio de flanges.
Para concluir, existem ainda as válvulas de comporta, de passagem plena e de fechamento rápido, que oferecem recursos normalmente não encontrados em outras válvulas de gaveta.
Independentemente do modelo escolhido, é sempre recomendável consultar um fornecedor de confiança antes de fechar negócio, a fim de selecionar o modelo mais adequado para a sua aplicação.
O Soluções Industriais existe justamente para te ajudar nessa missão! Referência no segmento B2B, a plataforma reúne vários profissionais de referência no segmento em um só lugar! Solicite um orçamento e aproveite essa vantagem!
E caso deseje obter mais informações sobre a válvula gaveta, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!