Válvula De Retenção
A válvula de retenção é projetada com mecanismos avançados de abertura e fechamento, que impedem o contrafluxo de líquidos e gases. Isso torna o funcionamento dos tubos utilizados em sistemas industriais e residenciais muito mais seguro. Conheça melhor os principais benefícios, aplicações e modelos disponíveis do produto conferindo os tópicos abaixo!
- O que é e para que serve a válvula de retenção?
- Como funciona a válvula de retenção?
- Modelos da válvula de retenção
- Principais aplicações da válvula de retenção
- Benefícios da válvula de retenção
O que é e para que serve a válvula de retenção?
A válvula de retenção é um dispositivo utilizado para controlar o fluxo de fluidos ou gases, a fim de possibilitar o movimento em uma direção específica e, portanto, bloquear a possibilidade de contrafluxos.
Por conta dessa característica, o uso de uma válvula retenção é indicado em projetos de engenharia com necessidades específicas, nos quais o direcionamento incorreto de líquidos e outras substâncias causaria graves problemas na operação de um sistema.
Além disso, ao bloquear o contrafluxo, a válvula de retenção proporciona maior estabilidade e confiabilidade operacional, o que evita falhas e minimiza os riscos associados a reversões indesejadas.
Como funciona a válvula de retenção?
A válvula de retenção é normalmente instalada no início de tubulações de recalque, entre os acessos de saída de registros e bombas.
Sua composição inclui um elemento móvel, geralmente em forma de disco ou esfera, que se abre quando o fluido ou gás transportado no fluxo correto entra em contato com sua estrutura, permitindo a passagem das substâncias.
No entanto, quando ocorre uma reversão no fluxo, a pressão do fluido atua sobre o mecanismo interno da válvula, fechando-a e bloqueando o fluxo na direção contrária.
Devido a essa função, a válvula retenção diferencia-se da válvula borboleta por permitir o fluxo unidirecional de fluidos, enquanto a segunda possibilita o controle parcial ou total da vazão.
Modelos da válvula de retenção
Cada fabricante pode classificar as válvulas de retenção de acordo com as suas próprias denominações.
Também é possível encontrar o dispositivo definido como válvula de retenção horizontal ou vertical.
Apesar disso, a divisão destacada na listagem a seguir é uma maneira fácil de entender cada modelo de válvula retenção:
- Válvula de esfera: É composta por uma bola e uma mola conectadas. Quando o fluxo precisa ser bloqueado, a mola empurra a bola para o caminho do líquido ou gás transportado, a fim de impedir a sua passagem;
- Válvula de elevação: Funciona com uma mola que suporta altas pressões e se movimenta rapidamente para guiar o disco que libera ou bloqueia o fluxo de líquidos e gases;
- Válvula Wafer: É nomeada assim por possuir uma folha de metal fina como item de abertura e fechamento, o que a torna mais leve e barata em comparação a outros tipos de válvula retenção;
- Válvula de disco bipartido: Diferencia-se dos demais modelos por apresentar um disco bifurcado, que fica achatado para impedir o fluxo de materiais quando a válvula está fechada;
- Válvula basculante: Seu disco é aberto e fechado por um pino, a partir da pressão de refluxo.
Vale destacar que não existe uma válvula retenção melhor do que a outra. Por isso, a escolha do componente ideal deverá considerar os parâmetros do sistema, bem como as demandas operacionais.
Materiais utilizados na fabricação da válvula de retenção
A válvula de retenção está disponível em uma variedade de materiais no mercado, que oferecem vantagens únicas para o solicitante.
Por exemplo, um dispositivo produzido com aço carbono é altamente eficaz quando se trata de evitar vazamentos em sistemas hidráulicos, já que dificilmente sofre corrosão.
Quando feito em aço inox, o componente oferece a mesma vantagem do anterior, com o bônus de apresentar alta resistência em condições adversas de temperatura, ou seja, pode atuar com líquidos e vapores extremamente quentes ou frios.
Por sua vez, a válvula retenção em PVC é ótima para lidar com água do mar, solventes orgânicos e soluções de cloreto.
Já quando a tubulação transporta líquidos ou gases que exercem baixa pressão sobre a válvula, pode-se optar por uma composição de latão.
Para concluir, a válvula retenção de polipropileno (PP) é indicada para ácidos inorgânicos. Apesar disso, sua versatilidade também permite que esteja presente em tubulações que transportam alimentos líquidos.
Principais aplicações da válvula de retenção
Devido à sua versatilidade, a válvula de retenção pode ser utilizada tanto em processos industriais quanto na tubulação de residências.
Para exemplificar, é comum encontrar uma válvula retenção em tubos que transportam combustíveis ou sistemas de processamento de indústrias farmacêuticas.
Redes de esgoto também contam com a presença da válvula de retenção para água, a fim de evitar que os resíduos eliminados nas residências regressem em contrafluxo.
Por fim, essas válvulas são componentes de segurança importantes para encanamentos que garantem a irrigação de jardins ou o aquecimento de ambientes.
Benefícios da válvula de retenção
Além de garantir o funcionamento seguro e eficaz de tubulações, a válvula de retenção gera uma economia considerável de energia e recursos financeiros.
Por sua capacidade de impedir contrafluxos, a válvula retenção permite ao sistema no qual está inserida operar com menor esforço e, consequentemente, gastar menos eletricidade.
Um fluxo direcionado corretamente também impede a aplicação de pressão desnecessária, que poderia causar danos aos tubos e falhas no sistema como um todo.
Isso significa que investimentos constantes e fora do planejamento em manutenções corretivas não são um problema ao ter uma válvula de retenção à disposição.
Não só isso, a instalação ou substituição de uma parte dessas válvulas pode ser feita com muita praticidade, sem que as atividades de uma indústria fiquem totalmente paralisadas.
Quer garantir o fluxo perfeito de fluidos e eliminar qualquer preocupação com vazamentos indesejados? Então solicite agora mesmo um orçamento de válvula de retenção no Soluções Industriais e aproveite o que existe de melhor no segmento!
E caso queira mais informações sobre este produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!