Válvulas direcionais
Como o próprio nome já diz, as válvulas direcionais têm como objetivo direcionar o fluxo de óleo. Elas podem ser classificadas de acordo com sua aplicação, que pode ser tanto em sistemas hidráulicos industriais ou móbil.
De modo mais resumido, trata-se de um tipo de válvula que irá garantir, por exemplo, que o fluido que sai do ponto A consiga chegar tanto no ponto B quanto no C, e até em um ponto D, dependendo da necessidade de cada projeto. Ou seja, as válvulas direcionais servem para fazer com que um determinado tipo de fluido possa percorrer diferentes caminhos dentro de um circuito.
Mais detalhes sobre as válvulas direcionais
É bastante recorrente encontrar algumas válvulas direcionais industriais em máquinas agrícolas. Isto porque essas válvulas podem ser combinadas com outras válvulas para formar sistemas hidráulicos personalizados e específicos para cada tipo de operação.
Sendo assim, as válvulas direcionais usadas em equipamentos agrícolas também são comumente chamadas de “comandos”. Nesses dispositivos, foram integradas diferentes válvulas que são capazes de facilitar a operação da máquina, além de proporcionar um trabalho muito conveniente, garantindo uma melhora na eficiência e durabilidade do equipamento hidráulico.
As válvulas direcionais estão disponíveis em diferentes configurações e tamanhos, podendo, inclusive, ser ativadas de várias maneiras. Os tipos de acionamento mais comuns são: manual, hidráulico, pneumático, elétrico e a cabo.
A válvula direcional irá se manter em posição de repouso até que algum tipo de dispositivo seja acionado e a faça assumir outras posições. Tal troca é gerada, na grande maioria dos casos, por alavancas, registros, botões, por exemplo. Alguns sistemas mais tecnológicos e atuais, também, são capazes de acionar a válvula de forma automática, no exato momento em que o fluido é requerido em alguma parte do sistema.
Esse acionamento automático é excelente em casos em que o consumo de combustível é alto e há a necessidade de reduzir os custos, tanto pelo impacto financeiro quanto ambiental. Neste caso, o acionamento acontece por meio de um módulo que envia um sinal elétrico proporcional à válvula, e ela libera o óleo de forma correspondente a intensidade do sinal recebido.
Principais tipos de válvulas direcionais
Há uma série de características que definem o tipo de uma válvula direcional, sendo necessário compreender as suas principais especificidades para entender as aplicações e tipo de desempenho da mesma.
Uma das características que definem uma válvula direcional diz respeito ao número de posições diferentes que o acessório é capaz de assumir. Caso seja, por exemplo, uma válvula de duas posições, o fluido será apenas direcionado de A para B e vice-versa.
Já o número de vias especifica a quantidade de conexões que a válvula direcional será capaz de fazer. As conexões, entretanto, podem ter a função de passagem, bloqueio e até mesmo as duas.
O tipo de acionamento, como já foi descrito, também especifica a forma como uma determinada válvula será ativada. Outro ponto a ser considerado, ademais, diz respeito à vazão, ou seja, a quantidade de fluido que será capaz de percorrer pela válvula em questão.