Válvulas hidráulicas
As válvulas hidráulicas regulam, direcionam e controlam o fluxo dos fluidos do sistema hidráulico. Os componentes são utilizados em quase todos os setores da indústria e estão disponíveis em vários modelos, como válvula de pressão e vazão. Para saber mais sobre como funcionam e como fazer a manutenção dos dispositivos, confira os tópicos abaixo!
- O que são e para que servem as válvulas hidráulicas?
- Quais os principais tipos e funções de válvulas hidráulicas?
- Principais motivos de falhas no funcionamento de válvulas hidráulicas
- Como é feita a manutenção de válvulas hidráulicas?
O que são e para que servem as válvulas hidráulicas?
As válvulas hidráulicas são dispositivos mecânicos utilizados para controlar o fluxo de fluidos em um sistema hidráulico.
Estes componentes hidráulicos são responsáveis por regular a pressão, o volume e a direção da substância dentro do circuito e são essenciais para a funcionalidade da instalação.
Por esse motivo, a válvula hidráulica costuma ser empregada em quase todos os segmentos industriais.
Por exemplo, o dispositivo pode estar em equipamentos de construção, máquinas industriais, sistemas de refrigeração e aquecimento, sistemas de energia e em plataformas de perfuração.
Não só isso, as válvulas hidráulicas industriais são muito comuns em meios de transportes, como em sistemas de freio, direção e propulsão de automóveis, embarcações e aeronaves.
Características da válvula hidráulica
As válvulas hidráulicas são compostas por um corpo, um mecanismo de controle e um sistema de vedação.
Explicando brevemente cada parte, o corpo da válvula hidráulica contém as passagens por onde o fluido irá passar, da mesma forma que uma válvula reguladora de pressão hidráulica ou uma valvula direcional hidraulica
.
Por sua vez, o mecanismo de controle serve para regular o fluxo da substância através das passagens, seja por meio de uma haste, uma alavanca, uma mola ou outro mecanismo.
Já o sistema de vedação da válvula hidráulica é responsável por evitar possíveis vazamentos do fluido ao redor da peça.
Quais os principais tipos e funções de válvulas hidráulicas?
Existem vários modelos de válvulas hidráulicas, geralmente nomeados de acordo com a sua função.
Cada tipo de válvula tem sua própria aplicação e funciona de maneira diferente, mas todas têm em comum a capacidade de controlar o fluxo do fluido em um sistema hidráulico.
Elas podem apresentar diversas especificações, sendo de extrema importância escolher o tipo correto para sua devida função.
Dentre os principais tipos do componente, destacam-se:
Válvula de controle de pressão
A válvula hidráulica controladora de pressão pode desempenhar diferentes funções relacionadas a essa grandeza.
Por exemplo, ela pode limitar a pressão máxima de um sistema ou controlar os índices em partes específicas do circuito.
O dispositivo costuma ser subcategorizado em válvulas de segurança, de descarga, de frenagem, de sequência, contrabalanço e redutoras de pressão.
Válvula direcional
A válvula de controle de direção é usada para controlar o sentido do movimento do fluido hidráulico, a pressão e o volume dos líquidos por meio de um carretel.
Ela possui vias de passagens e vias de bloqueio internas, que se conectam e desconectam em uma parte móvel.
As vias são classificadas da seguinte forma:
- Via de pressão: P;
- Via de retorno: T;
- Vias de utilização: A e B.
Elas podem ser acionadas manualmente por um operador, que irá apertar o pedal, botão ou alavanca da válvula, ou mecanicamente, por meio do piloto pneumático ou hidráulico, bem como um rolete ou solenoide.
Válvula controladora de vazão
A válvula controladora de vazão tem a função de reduzir o fluxo da bomba em um circuito e é mais utilizada em sistemas que precisam controlar a velocidade em atuadores.
Ela apresenta maior restrição ao sistema, fazendo com que a bomba de deslocamento positivo pressione mais o fluido.
A substância pressurizada é então desviada para outro caminho, normalmente para a válvula controladora de pressão.
Para isso, as válvulas de vazão costumam ter orifícios fixos, que têm uma pressão pré-determinada, ou variáveis, com mecanismo que permite ajustar a pressão.
Principais motivos de falhas no funcionamento de válvulas hidráulicas
As válvulas hidráulicas podem apresentar falhas se não forem usadas e mantidas corretamente. Os problemas mais comuns apresentados pelos dispositivos são:
- Alta ocorrência de estalos;
- Aumento de ruídos;
- Pressão irregular ou reduzida;
- Temperatura do óleo elevada;
- Vazamento nos pistões;
- Queda de desempenho;
- Óleo apresentando alta viscosidade;
- Entre outros.
As causas para esses defeitos na válvula de controle hidráulico são a instalação incorreta, desgaste de peças, falta de manutenção, falhas na vedação, fluido contaminado, orifícios ou balanças tampados, entre outros.
Por isso, é de extrema importância realizar inspeções e manutenções periódicas para evitar que esses problemas ocorram.
Como é feita a manutenção de válvulas hidráulicas?
A manutenção de válvulas hidráulicas é necessária sempre que houver sinais de mau funcionamento das peças e deve ser feita conforme as indicações do fabricante.
O processo costuma ser solicitado em duas modalidades: a preventiva, que são checagens periódicas, e a corretiva, que é contratada quando a válvula já apresenta danos graves.
A segunda apresenta um valor mais caro que a primeira, visto que normalmente requer a aplicação de reparos mais difíceis ou até mesmo a substituição dos componentes.
No geral, algumas etapas que geralmente são seguidas na manutenção de válvulas hidráulicas, são:
Inspeção visual
A primeira etapa da manutenção é uma inspeção visual da válvula para identificar sinais de desgaste, corrosão, vazamentos ou outros danos.
Teste de operação
A válvula hidráulica é testada para garantir que ela esteja operando corretamente e que as posições de abertura e fechamento estejam corretas.
Limpeza
A válvula é limpa com um solvente adequado para remover sujeira, detritos e depósitos de substâncias.
Esta etapa é importante pois a sujeira e o acúmulo dos fluidos podem obstruir as passagens da válvula e afetar seu desempenho.
Substituição de peças desgastadas
As peças desgastadas, como juntas, anéis e elementos de controle, são substituídas para garantir a eficiência da válvula hidráulica.
Muitas vezes, a substituição é necessária para readequar a válvula às normas de segurança. Por isso, é importante se atentar às indicações do fabricante.
Teste de vazamento
A válvula é testada em todas as posições operacionais para garantir a ausência de vazamentos de fluidos.
Lubrificação
As partes móveis da válvula são lubrificadas com um lubrificante adequado para reduzir o atrito e prolongar a vida útil da peça.
Reinstalação e testes finais
A válvula é reinstalada no sistema e testada novamente para garantir que esteja funcionando corretamente.
Agora que você já sabe tudo sobre a válvula hidráulica, que tal cotar o produto com os fornecedores que são referência no segmento? Os parceiros do Soluções Industriais estão te esperando com ofertas imperdíveis!
Mas se preferir saber mais sobre o produto antes, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!