Vara de manobra para alta tensão
Composição da vara de manobra para alta tensão
Um projeto elétrico de rede de alta tensão deve ser desenvolvido com muito cuidado, considerando todos os componentes que farão parte do sistema.
No geral, os acessórios das instalações elétricas são de elevada qualidade e eficiência, características que também devem ser encontradas nos produtos utilizados em análises e manutenções.
Focando na composição externa da vara de manobra para alta tensão, ela é normalmente desenvolvida com fibra de vidro e revestida com resina epóxi.
Em suma, a mistura dos materiais faz com que o bastão de manobra alta tensão apresente uma alta resistência mecânica e elétrica.
Já quando se trata do interior da vara, é comum que o produto seja feito com espuma de poliuretano, um tipo de material não higroscópico.
Em explicação, essa característica faz com que a vara de manobra para alta tensão não absorva água e umidade, garantindo total isolamento mesmo em condições adversas.
Além do corpo do bastão de manobra alta tensão, o equipamento vem acompanhado por vários acessórios, como o cabeçote universal.
Utilizado na ponta da vara, o dispositivo é indispensável nos processos, visto que realiza a retirada dos fusíveis, bem como a colocação de aterramentos.
Não só esses, também é possível adquirir peças complementares, como os parafusos de aperto, os anéis de reforço, os pinos de engate, as ponteiras de borracha, entre outros.
Aplicações da vara de manobra para alta tensão
Não importa se for para instalação elétrica residencial, comercial ou industrial, a utilização da vara de manobra para alta tensão é fundamental.
Como citado, o equipamento é destinado principalmente para garantir uma distância de segurança e o isolamento necessário para intervenções na rede elétrica.
Entretanto, não dá para limitar as aplicações do bastão de manobra alta tensão apenas a isso, visto que ele também é ideal para:
- Troca de lâmpadas;
- Manobra de chave-faca;
- Manobra de chave-fusível;
- Instalação de linha de vida;
- Manuseio do detector de tensão;
- Manutenção e limpeza de redes de energia;
- Colocação e retirada de cartucho porta-fusível;
- Instalação e retirada de conjuntos de aterramentos temporários.
É válido citar que o equipamento também pode ser necessário em processos de poda de árvore, especialmente quando elas estão dispostas próximas de redes de energia.
Agora que você já sabe como escolher uma vara de manobra para alta tensão, confira os produtos oferecidos pelos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o melhor do mercado!